A Importância da Teologia para o Missionário

A Importância da Teologia Para o Missionário

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Por muito tempo a imagem do missionário foi associada ao viajante que parte em busca da evangelização dos povos. Este conceito não está errado, mas não é o único. Veja abaixo como ser um missionário capaz de levar conhecimento a cada uma de suas missões, seja ela em sua cidade ou do outro lado do mundo.

O Mito do Missionário Viajante

Assim como a Palavra adianta, o missionário é o cumpridor de uma missão, aquele que se dedica a propagação de uma ideia. No meio eclesiástico, adquire a conotação daquele que tem por missão levar a palavra de Deus adiante.

Ainda hoje é fortemente associado aqueles que, de posse da Bíblia de baixo do braço, percorrem porta a porta convidando as pessoas a conhecerem o Evangelho. Ou mais comum ainda, aqueles que abandonam suas vidas mundanas para dedicar-se integralmente à vocação.

Uma ação não necessariamente exclui a outra, só não são as únicas formas disponíveis de exercitar a missão.

O missionário tem como principal atividade a evangelização. Levar às pessoas a conhecer as maravilhas de Cristo por diversos meios, inclusive por meio do exemplo de sua própria vida, atitudes e palavras.

Por isso é muito importante saber sobre o que se fala. É preciso estar sempre atento sobre novas formas de evangelização. Formas estas que consigam engajar, fugir do lugar comum e, de fato, chegar às pessoas que mais precisam.

O missionário pode ter vínculo ou não com alguma igreja em específico, não sendo uma obrigatoriedade. Pode ser inclusive uma pessoa comum, mas que em algum momento, tenha sentido um chamado de Deus em seu coração.

Engana-se quem pensa que um missionário já nasça pronto, ou que seja necessário possuir alguma espécie de dom.

Deus age muitas vezes de forma misteriosa e bastante particular em cada um de nós. Ao sentir o chamado em nossa essência, cada um pode escolher por trilhar seu caminho da forma como achar melhor.

Muitas vezes, a missão se inicia ainda em seu âmbito familiar, em seguida, estende-se para pessoas próximas na escola, trabalho e amigos.

Com o tempo é comum sentir uma vontade de expansão, fazendo com que o missionário e se ofereça como voluntário. É quando normalmente ele se dá conta da importância de seu trabalho e passa a encará-lo como, de fato, um estilo de vida.

Como Saber se Você é um Missionário?

Seria interessante poder definir características de um bom missionário como se fosse uma receita de bolo. Basta separar em um recipiente um espírito acolhedor, acrescentar três doses de compaixão, meia xícara de dignidade, quatro colheres de amor e uma pitada de consciência social que o bolo da missão estará pronto.

Infelizmente não é tão simples assim. Mas se tais valores já estiverem presentes na vida do candidato, pode-se dizer que existem requisitos suficientes para um ótimo início, pois existe o principal, coerência entre a vida pessoal e a palavra pregada.

Existem, no entanto, algumas características que são comuns às pessoas de comportamento missionário, mas não é uma regra. São elas:

Saber ouvir. Reconhecer a necessidade de ocupar uma posição consciente e constante de ouvinte com todas as pessoas;

Ser bondoso. Comportar-se de forma preocupada e empática com o próximo;

Ser servidor. O missionário sabe que levar a palavra de Deus, significa em alguns casos servir ao próximo assim como Jesus serviu.

Ter disponibilidade. Não significa estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pois até Deus descansou no sétimo dia, mas ter a consciência de que a ajuda não pode restringir-se aos horários comerciais somente. Nunca sabemos quando ou onde poderemos receber pedidos por auxílio. E por fim…

Ter Fé. Embora óbvio, nem sempre as pessoas são capazes de compreender que a fé necessária requer amor e amizade profundos por Jesus Cristo. E o principal, que essa fé precisa ser mais prática do que teórica.

Como a Teologia contribuiu com as Missões Mundiais

Ao longo dos anos a Teologia foi responsável por levar o conhecimento cristão aos quatro cantos do mundo.
Inspirados pelo exemplo do primeiro grande missionário da palavra de Deus, o apóstolo Paulo, muitos de seus predecessores entenderam a importância de recorrer ao conhecimento teológico, para melhorar sua didática e facilitar o processo de evangelização.

Acumular informações sobre diversas culturas, religiões e seus impactos sobre grupos ao redor do globo, humaniza e faz com que sua aceitação seja facilitada a cada comunidade que opte por levar a Palavra.

Afinal, o conhecimento faz com que a pessoa fale a língua daqueles em que deseje tocar o coração, facilitando a comunicação.

Conhecer o texto da Bíblia nem sempre é o suficiente. Ao se entender detalhes sobre o funcionamento da sociedade à época que Jesus viveu, com seus costumes, leis e composição social, fica muito mais fácil entender seus ensinamentos.

Como exemplo, sem estudo aprofundado acerca das demais religiões, certas passagens bíblicas, poderiam ser de difícil compreensão nos dias de hoje simplesmente pela dificuldade de contextualização destes dogmas e preceitos.

Por meio do comparativo das religiões e contextualização histórica, podemos entender o porquê que alguns fatos transcorreram da forma como foram. Assim, a fé torna-se uma fé raciocinada, logo a verdadeira fé.

Porque é Importante Conhecer a Teologia

Quando nos movimentamos em direção a Deus através de nossos estudos, ele nos compensa com maior entendimento de seus ensinamentos.

O missionário não necessariamente precisa possuir alguma formação, mas normalmente com o evoluir de sua jornada espiritual, a vontade de expandir seus conhecimentos vem de forma natural.

De posse dos conhecimentos proporcionados pela Teologia, o missionário terá mais facilidade de comunicar a Palavra.

Aprenderá ferramentas didáticas para levar a boa nova para todos os locais por onde passar.

Como Posso me Tornar um Missionário Hoje?

Além de possuir uma personalidade com características missionárias é importante investir tempo e disposição na aplicação do estudo bíblico.

Outra forma de angariar conhecimento é por meio de uma boa formação teológica, seja por cursos livres, graduação ou especialização. Estes cursos oferecerem conhecimento aprofundado sobre a palavra de Deus, além de sistematizar a Bíblia de forma a facilitar a compreensão.

O estudo comparativo entre as religiões, bem como a contextualização histórica dos ensinamentos de Jesus, oferecem embasamento teórico ao missionário.

Um missionário que investe em sua própria educação religiosa expande seu leque de entendimento sobre o mundo.

Onde e Como Obter uma Boa Formação Teológica?

O Instituto de Teologia Logos possui em seu portfólio de estudo, algumas opções tanto de curta duração como também modelos de educação continuada para quem deseja se aprofundar por meio de uma metodologia comprovada e exclusiva. Você está pronto?

Cada um sabe sobre suas próprias particularidades. Sobretudo, se este é o momento para assumir este relacionamento firme com Deus. Se este for o seu, faça como as palavras de Jesus: “Ide e Evangelizai”.

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar como missionário cristão, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.