A Teologia e a Compreensão da Mente Humana

A Teologia e a Mente Humana

2023 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 28 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Há uma conhecida dicotomia relacionada a mente humana sobre o pensamento racional e o cristão, como se cada um ocupasse uma face oposta de uma mesma moeda. Como a Teologia pode contribuir nessa compreensão de forma equilibrada.

Algumas pessoas encaram a Bíblia como um manual de instrução sobre a vida humana, graças a quantidade de orientações nela registrados, sobretudo, o conteúdo do Novo Testamento por contemplar ensinamentos advindos diretamente de Jesus, o Filho de Deus.

Encarar as Escrituras Sagradas como um manual de instruções imprime a ideia de que devemos seguir aquilo que ali é indicado como sendo o correto e rechaçar o incorreto na mesma proporção.

Quando nos referimos à Mente Humana, normalmente atrelamos ao pensamento filosófico e psicológico. Alguns devem se perguntar: “Mas se tais faculdades foram desenvolvidas pelo homem tanto tempo depois, como é que a Bíblia já poderia falar sobre isso em tempos tão remotos?”

É simples, pois Deus em diversos trechos indica que a transformação do coração humano se dá inicialmente pela mente. Mudando-se o padrão mental, muda-se o emocional e, por conseguinte, o comportamental.

O que ocorreu foi que, com o evoluir das sociedades, tais faculdades foram se desenvolvendo proporcionalmente e se agrupando de maneira mais organizada. Mas a Bíblia jamais ignorou a importância da mente, por entender que esta faz parte da criatura e a criatura só poderá se desenvolver se o fizer de maneira integral.

Há inúmeros trechos bíblicos que corroboram tal questão, como algumas das passagens transcritas abaixo:

“…Não se amoldem às estruturas deste mundo, mas transformem-se pela renovação da mente, a fim de distinguir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que é agradável a ele, o que é perfeito…” (Romanos 12:2)

“…Feliz o homem que encontrou a sabedoria e alcançou o entendimento…” (Provérbios 3:13)

E por fim, um trecho onde se percebe claramente a importância da transformação do homem por todas as suas partes:

“…E ame ao Senhor, seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento, e com toda a sua força…” (Marcos 12:30). Este trecho inclusive faz parte do primeiro e mais importante mandamento de Deus.

Repare que nele foi dissociado o significado de coração e entendimento. Isso porque fica claro que para Deus os dois coabitam cada um de seus filhos e como tal precisam encontrar o equilíbrio entre si.

Qual o Papel e a Responsabilidade do Teólogo na Compreensão da Mente Humana?

Entre os muitos objetos de estudos abrangidos pela formação Teológica, estão as matérias relativas à mente humana.

Como o ser humano tem formação holística, não se pode compreender a uma parte, ignorando seu restante.

Entender o funcionamento da mente e sua relação com o divino traz sentido para a vida e ajuda a compreender como um indivíduo se encaixa na sociedade.

O manual de vida que a Bíblia é mostra a responsabilidade que se deve ter no desenvolvimento mental se o objetivo for alcançar a redenção.

Este é um dos motivos que faz com que disciplinas como a psicologia em especial faça parte do conteúdo programático da maioria dos cursos teológicos.

Quando se conhece os meandros da mente, fica mais fácil compreender algumas atitudes e então, encontrar meios mais acurados de ajudar as pessoas.

Claro que a Teologia não almeja chegar às profundezas do inconsciente humano, pois diferentemente dos cursos voltados a isso, a mente é parte do objetivo, mas não é o principal.

Como Entender a Mente Humana Contribui na Transformação da Sociedade?

Sob a premissa de que o conhecimento transforma, entender o que leva as pessoas a se comportarem da maneira como se comportam, permite compreender como uma mesma Palavra tem efeitos diferentes em cada uma delas.

As experiências formadoras de um indivíduo originam-se em influências genéticas e ambientais.

Traduzindo em miúdos, as pessoas trazem consigo características de personalidade herdadas de seus pais, mas há toda uma imensidão de características extras que serão adquiridas pela influência do meio em que esta pessoa esteja inserida durante, principalmente, os primeiros anos de sua infância.

Tudo o que tiver sido vivido, experienciado e aprendido nesta fase da vida, reverberará na forma como este cidadão interpretará o mundo no futuro. Inclusive sua experiência com Deus.

Qual a Importância de Conhecer as Pessoas da Comunidade de uma Congregação?

Um líder em uma comunidade procura conhecer cada membro de sua congregação, pois entende a individualidade de cada um destes seres.

É importante pensar a comunidade como um grupo? Sem sombra de dúvidas, mas não se pode perder o olhar do indivíduo, pela particularidade de mente de cada um.

Um olhar homogêneo é importante, mas existem casos em que este olhar impedirá com que o Pastor toque verdadeiramente a alma daquele irmão em necessidade, por desconhecer que aquela forma de ministração da Palavra, talvez esteja aquém de sua capacidade de compreensão.

A exemplo de Jesus Cristo, é possível alcançar a todos sem perder o olhar individualizado sobre aqueles que mais precisam.

Entender estas diferenças permite trazer um sermão mais assertivo e que penetre nos corações de todos de forma coletiva e individualizada.

Na parábola do grão de mostarda, o próprio Jesus se utiliza de uma forma de ensinamento simples, porém extremamente eficaz pela capacidade de alcance de pessoas dos mais variados níveis de compreensão.

Não por segregação social obviamente, mas por entender que cada um de seus filhos teve experiências únicas de composição de personalidade e por este motivo, ele precisaria de uma forma de ensinar capaz de alcançar o maior número de pessoas, no menor tempo possível, até porque sabia que sua estadia na terra seria por tempo limitado.

Na parábola em si, Jesus explicava sobre como seria o Reino dos Céus. Ao seu redor estavam, além dos discípulos, toda uma multidão que o aguardava.

Ao explicar que seu reino poderia ser comparado ao grão de mostarda, a lição mais simples a ser extraída era de que mesmo sendo a menor das sementes, quando semeada transforma-se na maior de todas as plantas, assim deveria ser a fé dos homens em Deus.

Este ensinamento além de alegrar o coração dos presentes, continha significados muito mais profundos que foram depois explicados em particular para os apóstolos, conforme o trecho a seguir: “Para a multidão Jesus só falava em parábolas, mas quando estava sozinho com os discípulos, ele explicava tudo” (Marcos 4:34).

Como um bom mestre que era Jesus falava conforme o entendimento de cada um.

Quais São as Ferramentas Para o Teólogo Compreender a Mente Humana?

Como dito acima, a Teologia aborda matérias que se aprofundam na psiquê humana de modo a contextualizar a fé dentro do indivíduo.

Vejamos agora de forma um pouco mais específica como cada uma delas pode contribuir neste entendimento.

Psicologia

O compilado de estudos psicológicos desenvolvidos pelo homem ao longo da história sempre procurou entender a conexão entre a mente e Deus.

Muitos foram os teóricos da área que se dedicaram ao estudo do assunto para tentar entender como a fé poderia ter efeitos práticos no comportamento humano. Carl Gustav Jung foi um deles.

Em seu livro Psicologia e a Religião, ele procurou compreender a origem do conflito entre o homem e a religião, ou no caso da época, os efeitos que a ausência da religião poderia causar.

Como à época de seus estudos, o homem advinha de um período de forte enaltecimento da ciência em detrimento da religião, ao mesmo tempo em que houve um forte desenvolvimento social e industrial, houve uma atenuação da atividade religiosa resultando nas primeiras gerações a apresentarem sintomas depressivos.

O abandono da religião pelo cientificismo parecia ter desenvolvido o homem enquanto sociedade e o esvaziado enquanto indivíduo.

Psicanálise

Apesar de parecerem campos conflituosos, a Psicanálise e a Teologia não necessariamente o são; ao menos não sempre.

Há campos de convergência como, por exemplo, os benefícios que a escuta psicanalítica pode exercer no aconselhamento pastoral.

Já outros de divergência como as diferentes interpretações do pecado sob o ponto de vista psicanalítico e o da hamartiologia teológica.

Trata-se de um campo bastante profundo com incontáveis correlações, mas em uma leitura superficial, é possível dizer que enquanto Freud enxergava o pensamento cristão como forma de cerceamento intelectual, a Teologia entendia como forma de dar sentido a vida do homem.

Filosofia do Pensamento x Filosofia Cristã

A Filosofia do Pensamento é o estudo da existência humana e é basicamente antropocêntrica. Coloca o homem como centro do mundo com todas as suas angústias e anseios.

Já a Filosofia Cristã é o estudo da também existência humana, mas em sua relação com Deus.

Como a Filosofia do Pensamento procura entender o homem de maneira racional, encontra uma barreira na Cristã já que esta enxerga o homem como parte de algo maior.

Ainda assim, é de suma importância conhecer aos principais preceitos de ambas principalmente por teólogos, afinal somente conhecendo a forma de pensar oposta é que se torna possível construir argumentos de objeção e persuasão.

Pessoas que acabaram de passar por um processo de conversão, por exemplo, ainda possuem muitos questionamentos racionais sobre Deus. Entender como esta pessoa se sente e pensa é a melhor forma de construir argumentos que possam sanar as dúvidas de seu coração e fortalecê-la em seu processo de fé.

Por que é Importante o Cristão Conhecer a Bíblia e a Teologia?

Vimos até aqui a importância que se tem em conhecer disciplinas com pensamentos de cunho filosófico racional, pois assim conseguimos estabelecer um paralelo com a filosofia cristã.

Ao entender o funcionamento da mente humana e sua tendência em afastar-se do pensamento religioso, fica mais simples compreender sobre os motivos que afastam as pessoas de Deus, e torna estabelecer estratégias de retorno.

Aqueles que ocupam posições de liderança e doutrinação dentro de suas comunidades precisam ter essa consciência tão clara quanto a água, se quiserem alcançar seu objetivo de fazer crescer sua comunidade.

Não é preciso rechaçar o pensamento diferente. Pelo contrário, é preciso conhecer, pois somente assim, será possível confrontá-lo com argumentos sólidos e não meramente baseados em achismos.

Como mencionado antes, somos únicos. Há pessoas cujo momento e grau de compreensão possa estar alinhado ao pensamento cristão de forma mais inclinada. Mas há tantas outras, a sua maioria, que perderam a luta para as provações mundanas.

Amar e atuar com quem já pensa como nós é o caminho mais fácil.

Devemos sempre, no entanto, lembrar que também há amor no aparente conflito. E o amor maior em esclarecer a Palavra para aqueles que pensam diferente.

Em Mateus 5:44 Jesus nos disse: “…Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! E, se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de extraordinário? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.”

Somente estudando a Bíblia e procurando aprender toda a vastidão de seus significados que se torna possível a capacitação verdadeira, aquela que é capaz de transformar profundamente as comunidades de atuação e desta forma, o mundo.

Você Deseja Compreender a Mente Humana em Conformidade com a Palavra de Deus?

Você deseja compreender melhor sobre a mente humana sob a ótica da Bíblia, da Teologia e da Fé Cristã para exercer seu chamado e ministério com mais excelência e contribuir melhor no Reino de Deus a partir do conhecimento mais aprofundado da Bíblia Sagrada?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit

Comece hoje a sua formação teológica!

Deixe seu comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Deixe um comentário

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Guias de estudos rápidos para você descobrir o prazer de estudar e entender a Bíblia e a Teologia com clareza e profundidade.

Porque estudar no Instituto Logos?

Somos uma das maiores escolas de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento e aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança, etc.

Junte-se a milhares de irmãos de todas as denominações evangélicas  do Brasil e outros países que já estudam conosco!

Porque somos Reconhecidos?

Por causa do compromisso com a Palavra de Deus, somos um dos Institutos mais lembrados e reconhecidos nas denominações evangélicas no Brasil e em outros países.

Somos recomendados por pastores, líderes e cristãos que já estudaram conosco e desejam que outros também adquiram o mesmo conhecimento sólido da Bíblia e da Teologia.

Nossa missão é levar até você um conhecimento profundo da Palavra de Deus e da Teologia.

Associados ABED
Associados ABRATE
Professor Online
Videoaulas de Teologia

Quer receber esses Livros agora?

Ebooks de Teologia - Instituto de Teologia Logos

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.