Livro de Levítico, a Lei Divina: Sua mensagem, autor e conteúdo

Livro de Levítico - A Lei Divina

2023 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 28 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Você sabia que no livro de Levítico nós encontramos uma das mais completas bases bíblica e teológica para o padrão de santidade do cristão da atualidade, exigido por Deus?

O livro de Levítico está estreitamente ligado ao livro do Êxodo, pois enquanto o Êxodo termina relatando a história do Tabernáculo, Levítico já começa dizendo que o Senhor chamou a Moisés, de dentro da Tenda da Congregação e começou a dar-lhe as orientações sobre a forma dos sacrifícios, bem como os deveres dos levitas, que incluem as regras cerimoniais, civis, sanitárias, cerimoniais, morais e religiosas.

Inegavelmente, a riqueza de detalhes em que são apresentados todos os elementos religiosos, morais e sociais, tem um propósito claro de apresentar para os israelitas o reto padrão de justiça a seguir.

Sendo assim, é interessante notarmos que o livro de Levítico funciona, em alguns casos, como uma regulamentação das ordenanças que já foram transmitidas ao povo, como por exemplo, o Tabernáculo é instituído nos capítulos 25 a 40 de Êxodo, porém a regulamentação do seu trabalho ocorre em Levítico, dos capítulos 1 a 9.

Semelhantemente, em relação ao sacerdócio instituído em Êxodo 29, como seria o seu ordenamento? Esse ordenamento ocorre em Levítico, nos capítulos 8 a 10, detalhando toda a liturgia da ordenação sacerdotal.

O Padrão de Santidade no Livro de Levítico

De fato, no livro de Levítico, é evidente a orientação divina constante em relação a santidade do povo israelita. E esta santificação deve ser buscada e desenvolvida, por 3 fatores de grande importância.

O primeiro fator é que Deus está presente no meio do povo, ou seja, diante da santidade divina, qualquer tipo de impureza seria veementemente combatida e até eliminada. Nesse sentido, é que encontramos as leis que determinam as abominações ao Senhor.

O segundo fator é a forma de cultuar a Deus, sempre em santidade e com adoração verdadeira, demonstrado através dos sacrifícios de gratidão, consagração e expiação que tinham regras rígidas de execução dos mesmos.

O terceiro fator é o constante afastamento do pecado, tanto em resultado da obediência às leis de Deus, bem como quando houvesse a ocorrência do pecado, através de sacrifícios que afastasse o pecado do homem e os acobertasse do furor divino.

Na versão hebraica, o título Levítico, corresponde às primeiras palavras do livro, que é “vaicrá”, significando “e chamou o Senhor”.

Data e Autoria de Levítico

O autor deste livro certamente foi Moisés, dadas as evidências e o testemunho das Escrituras, das quais temos o testemunho dos antigos escritores judaicos, bem como do próprio Jesus e dos primeiros dirigentes e pais da Igreja.

Outrossim, o próprio livro de Levítico, declara em mais de 50 vezes que o seu conteúdo contem as palavras e a revelação de Deus dadas ao próprio Moisés, que as transportou para a forma escrita. O primeiro versículo do livro já começa declarando… “E chamo o Senhor a Moisés e falou com ele da Tenda da Congregação, dizendo”…

Moisés escreveu este livro, em cerca de 1445 e 1405 a.C, sob a inspiração divina. Primeiramente, para que os israelitas tivessem um escrito de instrução acerca de como ter acesso a Deus através do sangue expiador. E, finalmente, para que conhecessem o padrão divino de santidade a ser seguido.

O livro de Levítico compreende um total de 27 capítulos e 820 versículos, entretanto, esta divisão não existia nos originais ou manuscritos posteriores.

A Mensagem do Livro de Levítico

A mensagem de Levítico é dividida em 5 grandes partes principais, que são:

Os capítulos 1 a 7, delineam como o povo de Israel poderia chegar-se a Deus, tanto através dos sacrifícios, como através da mediação sacerdotal.

Os capítulos 8 a 10, temos o detalhamento do ofício sacerdotal, desde o seu chamado até os seus pecados e perdão.

Nos capítulos 11 a 22, encontram-se as leis que regeriam todo o povo de Israel em relação ao alimento, limpeza, costumes, moral, etc.

No capítulo 23, são listadas as cinco festas anuais e como deveriam ser realizadas.

No capítulo 24, temos as orientações sobre as lâmpadas do templo e sobre a blasfêmia.

Nos capítulos 25 a 27, encontramos as instruções gerais sobre o ano sabático, o ano do jubileu e as condições para as bençãos e castigos.

Se você gostou deste conteúdo, clique em curtir ou gostei, deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos e irmãos.

Concluindo, se você tem alguma informação ou curiosidade sobre o livro do Levítico, deixe nos comentários abaixo, para continuarmos aprendendo.

Agora eu lhe pergunto!

Você Deseja Aprender Mais Sobre os Assuntos de Levítico?

Você gostaria de estudar e conhecer com muito mais profundidade o livro de Levítico e manejar com excelência a Palavra da Verdade?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, eu lhe convido a inscrever-se no curso de Teologia à distância que preparamos especialmente para você.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Deus abençoe você e sua família e até o próximo livro da Bíblia.

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit

Comece hoje a sua formação teológica!

Deixe seu comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Deixe um comentário

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Guias de estudos rápidos para você descobrir o prazer de estudar e entender a Bíblia e a Teologia com clareza e profundidade.

Porque estudar no Instituto Logos?

Somos uma das maiores escolas de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento e aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança, etc.

Junte-se a milhares de irmãos de todas as denominações evangélicas  do Brasil e outros países que já estudam conosco!

Porque somos Reconhecidos?

Por causa do compromisso com a Palavra de Deus, somos um dos Institutos mais lembrados e reconhecidos nas denominações evangélicas no Brasil e em outros países.

Somos recomendados por pastores, líderes e cristãos que já estudaram conosco e desejam que outros também adquiram o mesmo conhecimento sólido da Bíblia e da Teologia.

Nossa missão é levar até você um conhecimento profundo da Palavra de Deus e da Teologia.

Associados ABED
Associados ABRATE
Professor Online
Videoaulas de Teologia

Quer receber esses Livros agora?

Ebooks de Teologia - Instituto de Teologia Logos

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.