Livro do Êxodo, a Libertação: Sua mensagem, autor e conteúdo

Resumo do livro do Êxodo

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Você sabia que, além da libertação do povo de Israel do Egito, os 3 princípios fundamentais sobre a forma correta de adorar a Deus (o que é, como e por quê) são apresentados no livro do Êxodo?

O livro do Êxodo é uma continuidade do livro do Gênesis, haja visto o Gênesis concluir com a morte de José e o Êxodo começar, declarando que após a morte de José e de toda a sua geração, os descendentes de Jacó haviam se multiplicado e enchido a terra, e agora levantou-se um novo rei que não havia conhecido a José.

Esse novo rei pertencia ao povo hicso, que invadiu o Egito e ao ganhar força política, tomou o reino.

É aqui no livro do Êxodo que começa a ser orquestrado o início da nação Israelita, primeiramente com a libertação do povo da escravidão e depois com a entrega das leis divinas que regeriam a futura nação.

Na versão hebraica, o título Êxodo, corresponde às primeiras palavras do livro, que é “shemot”, significando “nomes”.

Data e Autoria do Êxodo

O autor deste livro certamente foi Moisés, dadas as evidências e o testemunho das Escrituras, das quais temos o testemunho dos antigos escritores judaicos, bem como do próprio Jesus e dos primeiros dirigentes e pais da Igreja.

O próprio livro do Êxodo reafirma categoricamente a ordenança de Deus ao próprio Moisés para que escrevesse tudo o que lhe era revelado. Deste estes textos, você pode verificar o capítulo 17 e versículo 14, capítulo 24 e versículo 4 e capítulo 34 e versículo 27.

Uma das grandes evidências da autoria mosaica deste livro são que os fatos narrados somente podem ter sido escritos por alguém instruído e que presenciou tudo o que realmente aconteceu.

Moisés escreveu este livro, em cerca de 1445 e 1405 a.C, sob a inspiração divina, para que tivéssemos um registro permanente da história redentora de Deus em favor do povo de Israel, libertando-os do Egito e organizando-os como nação escolhida.

Como em muitos outros livros históricos, a história que é narrada no Êxodo não condiz com a definição científica moderna, pois se trata de uma história religiosa e cultural e não bélica, diplomática ou política.

O livro do Êxodo compreende um total de 40 capítulos e 1.162 versículos, porém, esta divisão não existia nos originais ou manuscritos posteriores.

É claro, que, como qualquer livro da Bíblia, surgem as dúvidas e divergências acerca dos fatos apresentados e com o livro do Êxodo não é diferente.

Por exemplo, em relação a data em que ocorreu a saída do povo de Israel do Egito e data em que o livro foi escrito.

A primeira opinião denominada de “data recuada” ou bíblica, situa a saída do Egito entre 1445 e 1400 a.C., tomando como base a data do início do reino de Salomão (conforme 1 Reis 6:1) e o período do juiz Jefté (conforme Juízes 11:26), respectivamente.

A segunda opinião é dos críticos liberais que situam o êxodo em torno de 1290 a.C, baseados nas supostas datas dos governantes egípcios e das destruições das cidades cananeias.

A Mensagem do Livro do Êxodo

A mensagem do Êxodo é dividida em 3 grandes partes principais, que são a libertação do povo hebreu, nos capítulos 1 ao 15, o desenrolar do pacto de Deus com o povo de Israel, nos capítulos 15 ao 23 e as instruções acerca da adoração a Deus, no capítulo 24 a 40.

O livro inicia mostrando o motivo e as condições de escravidão em que o povo se encontrava, nos capítulos 1 ao 5, sendo que logo apartir do capítulo 2, de forma paralela, acontece o chamado de Moisés para libertar o povo.

No capítulo 6 há duas informações importantes: primeiro, a confirmação de Deus sobre a libertação do povo e a Genealogia de Moisés e Arão, confirmando-os como separados por Deus para a libertação do povo.

Apartir do capítulo 7 até o capítulo 14 acontece a libertação do povo, mediante o envio de pragas ao Egito, para que o Faraó e todo a nação conhecessem quem, de fato, era Deus Todo-Poderoso, conforme lemos no capítulo 7 e versículo 17: “Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor”. E finalmente, a passagem pelo Mar Vermelho.

Nos capítulos 15 a 18, lemos sobre a jornada do povo até o Monte Sinai e apartir do capítulo 20 até o capítulo 23, Deus estabelece a Lei e faz uma aliança com o povo de Israel, para que sejam uma nação com propriedade peculiar, reino sacerdotal e povo santo.

Finalmente, a partir do capítulo 24 até o capítulo 40, Deus ordena que Moisés suba ao monte Sinai para que recebesse as orientações sobre o tabernáculo para que habitasse no meio do povo.

Nesse intervalo de tempo ocorrem 2 fatos notórios, que foram a fundição de um bezerro de ouro que o povo decidiu adorá-lo como deus, no capítulo 32, e a nova entrega das tábuas da Lei escritas pelo próprio Deus, pois Moisés havia quebrado as primeiras tábuas, conforme o capítulo 34.

Se você gostou deste conteúdo, clique em curtir ou gostei, deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos e irmãos.

E se tiver alguma informação ou curiosidade interessante sobre o livro do Gênesis, deixe nos comentários abaixo, para que, juntos, possamos continuar aprendendo.

Agora eu lhe pergunto! … Você gostaria de estudar e conhecer com muito mais profundidade o livro do Êxodo e manejar com excelência a Palavra da Verdade?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, eu lhe convido a inscrever-se no curso de Teologia à distância que preparamos especialmente para você.

Você Deseja Aprender Mais Sobre os Assuntos do Êxodo?

Você gostaria de estudar e conhecer com muito mais profundidade o livro do Êxodo e manejar com excelência a Palavra da Verdade?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

 

Aproveite e compartilhe este conteúdo!

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.