10 Razões Porque Você Deve Estudar Teologia

10 Razões Para Estudar Teologia

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Estudar teologia deve fazer parte da vida de cada cristão, uma vez que, a busca pelo conhecimento de tudo que cerca a questão da vida cristã é fundamental para o desenvolvimento de cada cristão como um integrante do Reino de Deus e responsável pela expansão desse Reino no mundo, pela pregação e ensino da Palavra de Deus.

Algumas pessoas não pensam ao menos na possibilidade da existência de um Deus e menos ainda sobre questões que envolvem as características do transcendente. Em outras palavras é dizer que a busca por algo que não vemos e tocamos se torna mais complexa, o que, de certa maneira afasta muita gente do interesse em estudos teológicos.

No que diz respeito à Teologia, esta traz respostas para muitos questionamentos acerca de Deus; tudo aquilo que está atrelado a Ele e ao sujeito na terra. É dizer que enquanto a Teologia auxilia no entendimento de quem é Deus, ela também ajuda a compreender quem somos.

Mesmo quem é leigo no assunto já possui dentro de si afirmações prontas em relação a Deus; já tem em mente uma organização sobre o que pensam sobre a Bíblia e aos posicionamentos teológicos.

Algumas pessoas começam estudar Teologia em busca de uma compreensão aprofundada sobre Deus, sobre si mesmo enquanto ser no mundo e assuntos sobrenaturais. Tal situação é válida, já que é através das indagações internas que possuímos que nasce o conhecimento.

Se um determinado indivíduo simplesmente vive e não procura conhecer cada vez mais sobre as coisas é como estar dentro do desconhecido, mas não se importar com ele; é fechar os olhos para não ver o que não sabe e com isso limitar a capacidade de estudar para conhecer.

Quando o assunto, portanto é estudar Teologia, cada pessoa pensa sobre isso de uma forma distinta; cada um vai procurar por esse estudo com uma finalidade própria.

Sendo assim, para quem pretende estudar Teologia com profundidade e de forma sistemática precisa saber da sua importância; veja 10 razões pelas quais você deve investir na Teologia:

1. Estudar Teologia é entender melhor sobre a ciência que explica Deus

Neste ponto vale dizer que a busca por conhecimento sempre é válida, uma vez que ao estudar algum assunto, é possível estabelecer um pensamento ou um raciocínio sobre algo.

Dessa forma, estudar Teologia de modo sistemático é de grande importância para o nosso desenvolvimento intelectual e espiritual, tornando-nos capazes de abrir o entendimento sobre vários assuntos e aspectos da Fé Cristã que anteriormente, provavelmente não tínhamos.

Quando se estuda a Teologia o sujeito passa a compreender o mundo sobrenatural; Deus e tudo o que envolve aquilo que, como humanos, não podemos ver.

Não é um mundo visível, mas real já que na Teologia estudamos o nosso relacionamento com Deus. Em outras palavras é dizer que ao estudar Deus estudamos também o ser humano.

2. O estudo teológico fortalece a nossa fé racional nos livrando do emocionalismo

Ao estudar questões relacionadas ao sobrenatural é comum que haja um envolvimento mais emocional; o estudo de Deus, como já foi mencionado anteriormente é algo distante do mundo visível o que pode prejudicar o pensamento racional.

Por outro lado, estudar Teologia permite o conhecimento de forma profunda onde tudo está totalmente organizado e estruturado a fim de trazer uma análise crítica sobre o que é divino e o que é humano.

Pensando desta maneira, entendemos as coisas de Deus como algo, que sim pode ser racional e não apenas sensações ou emoções.

A Teologia faz com que enxerguemos o mundo da fé sob a ótica da razão; eu conheço, raciocino e creio. Assim, compreendemos a lógica divina, em que tudo faz o devido sentido.

3. Obter um conhecimento bíblico de modo sistemático e científico

É fato que a Bíblia é vista por muitos como algo totalmente fora da realidade; como se fosse um livro fantasioso e tudo mais.

Analisando isso de uma certa forma, tal situação é compreensível, porque é um livro que apesar de ser histórico contem questões que fogem do nosso mundo tátil.

Há também quem busca o conhecimento bíblico por si só e não expande o seu entendimento nas entrelinhas, na história, na cultura e outros. Assim, todo o estudo fica extremamente raso em todos os sentidos.

Porém quando estudamos Teologia podemos enfim abrir a nossa compreensão da Bíblia levando em conta todo o contexto em que este livro está inserido. Estudamos de modo amplo analisando e questionando com base sistemática e científica.

4. Defender sua crença com argumentos claros e bem fundamentados

As pessoas de modo geral tem o costume de defender aquilo em que acreditam. Porém, não são todos que sabem fazer isso com clareza, o que pode até transmitir para outros questões equivocadas que atrapalham o entendimento.

Para que você possa defender a sua crença é fundamental o estudo teológico, porque através dele é possível esclarecer, argumentar de forma profunda e coesa sobre todos os assuntos que envolvem Deus e o nosso relacionamento com Ele.

Quanto mais estudo teológico você tiver maior será a sua capacidade em falar de modo conciso sobre diversos temas e com isso auxiliar o entendimento de um determinado ouvinte.

Então realmente é muito importante este estudo não apenas para o seu próprio conhecimento, mas para expandi-lo da melhor maneira possível.

5. Entender os fatos históricos apresentados na Bíblia

A Bíblia nos apresenta uma série de fatos históricos que não podem passar despercebidos.

É muito comum alguém ler a Bíblia sem procurar compreender ou analisar mais profundamente o contexto de uma determinada passagem. Isso é fazer uma leitura muito superficial.

Na verdade, qualquer livro deve ser lido em suas entrelinhas e levando em consideração, no mínimo os acontecimentos históricos e a cultura. O que não seria diferente no caso da leitura bíblica.

Acontece que muitos veem a Bíblia como algo extremamente sobrenatural, o que pode levar a um estudo emocional. Isso faz com que não sejam notados outros pontos essenciais.

Sendo assim, ao fazer uma leitura bíblica é necessário estudar no mesmo instante todo o enredo histórico a fim de conhecer o povo da época, seus pensamentos, a maneira em que viviam e como isso interfere em suas ações ou comportamentos.

6. Desenvolver um pensamento equilibrado sobre a religiosidade humana

O desenvolvimento de qualquer pensamento ocorre com base em tudo o que nos cerca, aquilo que ouvimos, lemos e tudo mais.

No que tange o questionamento sobre religião um determinado indivíduo tende a desenvolver o seu pensamento de acordo com a realidade em que ele está inserido, sendo assim, muitos assuntos relacionados a este tema podem não ter uma base sólida.

Por tal motivo o estudo da Teologia permite que uma pessoa desenvolva todos os pensamentos sobre a religiosidade humana de forma coerente e moderada.

Através também de base científica, a Teologia estuda a relação do homem com Deus. Há todo um processo de pensamento crítico e estruturado sobre Deus, o ser humano e o sentido da vida.

7. Entender sobre as necessidades do homem contemporâneo

A partir do momento em que estudamos o relacionamento do ser humano com Deus e os seus comportamentos em relação à vida, também analisamos como o homem enxerga a questão de sua existência aqui na terra.

Dessa forma, pode-se notar toda a evolução do pensamento humano ao longo dos tempos. É dizer que o estudo teológico deve levar em consideração o homem contemporâneo e suas necessidades neste tempo.

De certa maneira, a base do pensamento humano sempre foi a mesma, porém sofreu e sofre, sem sombra de dúvidas alterações conforme a época em que vive, seu ambiente, seus relacionamentos e sua cultura.

Então, todo o questionamento sobre a relação do ser humano com Deus deve estar atrelado a esse pressuposto.

8. Necessário para quem deseja exercer um ministério frutífero

Não é segredo que para alguém exercer um ministério que dê frutos de fato, o estudo teológico é imprescindível.

Quanto mais conhecimento sobre Deus melhor. Somente desta maneira é possível transmitir uma mensagem coerente e fundamentada para outros.

Não basta apenas conhecer pontos superficiais sobre a Bíblia e Deus, sem ter um estudo profundo sobre o que vai além. Assim, quem exerce um ministério deve manter uma rotina de estudos disciplinada.

Muitas pontuações bíblicas que vemos em certos locais, são altamente rasas e pobres em argumentos. Tal situação compromete o desenvolvimento de um ministério frutífero.

Estudar Teologia, portanto é parte necessária para que um ministério caminhe sobre uma base sólida e estruturada.

9. Para obter o entendimento da Bíblia com maior profundidade

A leitura de qualquer livro que seja deve ser estudada também em base de outras coisas que estão fora dele. A compreensão mais profunda ocorre desta maneira.

Por exemplo, se você lê um livro sobre economia e ao mesmo tempo estuda em outras fontes o mesmo tema ou assuntos que possuem correlação com ele, você é capaz de fazer um estudo analítico através de relações que abrem o entendimento.

No caso da leitura bíblica é a mesma coisa. É claro que dentro dela temos acesso ao entendimento de quem é Deus e de quem somos nós, porém para que possamos obter um conhecimento mais abrangente, devemos estudá-la com olhar minucioso levando em conta aspectos mais profundos.

Tendo isso em vista, é por meio do estudo teológico que podemos ter um entendimento mais detalhado e sistemático sobre a Bíblia.

10. Para aplicar o aprendizado no desenvolvimento de outros irmãos

Quando adquirimos um conhecimento e guardamos para nós é como se isso não valesse de nada. Do que adianta uma pessoa passar uma vida inteira estudando e não aplicar tal estudo em sua vida e na de outros?

Se você estudou algo transmita o que sabe aos outros, compartilhe e troque conhecimento. Isso é também importante para o seu crescimento.

Na verdade todos nós ensinamos e aprendemos. Então faça isso; busque conhecer não apenas para si, mas divida o que sabe.

No caso do estudo teológico, além de você obter um pensamento mais profundo em tudo que diz respeito ao nosso relacionamento com Deus, você será capaz de desenvolver outros irmãos.

Isso é incrível, porque nada é em vão; tudo tem um propósito certo. Estude para aprender e transmitir conhecimento.

Tendo em vista as 10 razões pelas quais você deve investir em teologia podemos dizer que realmente vale muito à pena sempre a busca pelo conhecimento através de estudos, leituras e pesquisas.

Estudar Teologia é bastante válido tanto para quem é apenas um leigo, ou que conhece um pouco de Bíblia ou ainda para quem tem até certo conhecimento bíblico aprofundado, mas que não possui um olhar teológico sobre os assuntos.

Saiba que quanto mais estudamos um determinado tema e de forma correta, isto é, por meio de ferramentas específicas, melhor será a nossa capacidade de fazer as relações, indagações e tudo mais.

Invista no estudo Teológico e amplie o seu entendimento sobre Deus, o humano e o sentido de todas as coisas da vida. Estude tudo isso com base no saber teológico e científico.

Você deseja estudar Teologia e obter um Certificado Reconhecido?

Você gostaria de estudar e conhecer com muito mais profundidade as doutrinas cristãs e tornar-se um teólogo aprovado e com um ministério frutífero, a partir do conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.