10 Razões de Quem é Contra a Teologia

10 Razões Contra a Teologia

2023 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 28 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Muitos cristãos são contra a Teologia; o estudo teológico. E, talvez, um dos grandes motivos, seja que estudar qualquer assunto é algo que exige muita disciplina e concentração. Para muitas pessoas isso pode ser um tanto complicado e sem sombras de dúvidas a rotina de estudos não faz parte da maioria.

É claro que estudar requer uma certa dedicação como em qualquer outra atividade, mas não precisa ou não deve ser algo entediante.

Pense sempre que estudar é como buscar informações com curiosidade e interesse. Todo estudo é válido contanto que se faça sempre com um olhar crítico.

Sendo assim, ao planejar seus estudos e tudo mais, tenha em mente as fontes que você está estudando, os objetivos que pretende com aquele estudo. Além disso, saiba filtrar as informações que recebe, isto é, tenha atenção para saber direcionar o seu estudo a fim de não absorver questões equivocadas e estabelecer dentro de si um conhecimento deturpado sobre um determinado aspecto.

Faça uma pesquisa sobre os estudo que você está procurando. Veja qual curso de Teologia tem o interesse e o que ele vai oferecer. Em outras palavras procure analisar com calma para entender as vantagens que você vai ter ao estudar Teologia.

Mas antes de tudo você precisa compreender de fato quais são as 10 principais razões para apresentadas por aqueles que são contra o estudo da Teologia.

1. Eu não quero esfriar a minha fé

Estudar Teologia não prejudica em nada o relacionamento com Deus e a fé de uma pessoa. Muito pelo contrário, já que o estudo auxilia no conhecimento mais aprofundado dos pontos sobre Deus, nossa existência e toda a relação humana com as questões sobrenaturais.

Na própria Bíblia podemos encontrar versículos que falam sobre a busca pelo conhecimento e tudo mais:

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento” (Oséias 4:6)

“O coração sábio buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia” (Provérbios 15:14)

O ato de estudar qualquer assunto que seja não interfere na fé de uma pessoa. Quanto mais conhecimento você tem mais facilidade em discernir as coisas você terá.

É claro que todo o estudo deve ter um olhar inteligente e crítico a fim de buscar por conhecimento através de fontes sérias. Sendo assim, nunca deixe de aprender mais sobre Deus.

2. Eu não quero ser autossuficiente. Quero depender totalmente do conhecimento dado pelo Espírito

Com certeza para quem crer em Deus e em sua palavra sabe que o Espírito Santo nos mostra o caminho em que devemos seguir e abre o nosso entendimento.

Por outro lado, não devemos compreender a busca por conhecimento como algo sobrenatural; é dizer que, sim o Espírito Santo habita em nós e nos dá a direção da vida, mas é nossa obrigação o estudo acerca das coisas de Deus.

“Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês tem a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito.” (João 5:39)

Se você deseja ter um conhecimento bastante profundo e estruturado sobre tudo o que envolve o sobrenatural e a sua existência aqui nesta terra, é essencial estudar, adquirir prática de leitura diária, participar de grupos de estudo, dentre outros.

Enquanto você fizer tudo isso Deus estará guiando o seu caminho para que você não interprete os pontos de forma equivocada.

3. A Teologia não glorifica a Deus

Quem crer em Deus como o seu Senhor já o glorifica em tudo o que faz e isso deve ser óbvio.

A Teologia em si tem a função de abrir um caminho de raciocínio lógico e sistemático sobre aspectos relacionados a Deus e ao nosso relacionamento com Ele como ser supremo.

Quem pretende estudar Teologia deve ter em mente que é apenas um estudo como outro qualquer. Tudo vai depender da maneira como uma pessoa estuda Teologia.

O papel da Teologia não é doutrinar alguém, mas fazer o pensamento ou o processo de conhecimento sobre Deus mais fácil e também inteligente, isto é, através de estudos, pesquisas, indagações e questionamentos.

Como qualquer outro curso, a Teologia deve ser entendida como uma ciência, esta que estuda Deus: theos e logos do grego Deus e estudo.

“Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos.” (Salmos 19: 1)

De tal modo que em verdade, segundo a Bíblia tudo o que há glorifica a Deus. Logo dizer que a Teologia não glorifica a Deus é mais um conceito equivocado.

4. Não precisamos da letra, pois a letra mata

Este versículo muito comumente citado é também mal interpretado. Ele segue nas falas de algumas pessoas que não compreenderam a importância em se adquirir um dado conhecimento.

No caso das coisas de Deus, a letra mata se a pessoa passar uma vida inteira estudando a palavra de Deus, mas sem colocar em prática ou levar consigo os bons valores.

Dessa forma, estudar seria em vão e por consequência a letra mataria. Mas, não é essa a proposta da Teologia; estudar esta ciência é entrar dentro dos conceitos divinos de forma sistemática.

Essa passagem, portanto não faz o maior sentido para quem estuda Teologia. O que deve haver, para quem é cristão, é uma união entre estudo e fé em Deus, onde um auxilia o outro; caminham juntos.

O sentido desse versículo é dizer que, de acordo com a palavra de Deus, somos ministros de um novo testamento que não é da letra em si, porém do espírito.

“porque a letra mata e o espírito vivifica” (2 coríntios 3:6)

Dessa forma, sabemos que sim há lei, porém através de Jesus Cristo os nossos pecados podem ser perdoados.

5. Não preciso de sabedoria humana, apenas da sabedoria de Deus

Este conceito não faz sentido e está totalmente errado. O ser humano estudou e possibilitou um caminho para interpretarmos as coisas da vida. E, estudar sobre algo não significa dizer diretamente que estamos absorvendo sabedoria humana.

Deus nos deu sabedoria para lidarmos com as situações da vida e nos capacitou com inteligência justamente para aprendermos qualquer coisa.

Quando estudamos um assunto qualquer que seja estamos criando uma abertura em nós para indagações, argumentos, para formarmos uma linha de pensamento lógico. Apenas isso e nada além disso.

“Vós errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus.’’(Mateus 22: 29)

Você é um ser inteligente e pensante, logo é altamente capaz de raciocinar, pesquisar e estudar. E, isso é válido e essencial para adquirir conhecimento. Não adianta achar que sabe sobre Deus, se não estudar sobre Ele.

Se não queremos errar em relação à nossa comunhão com Ele, devemos conhecer as escrituras e tudo mais; e isso só possível através do estudo.

6. A Teologia deturpa a Palavra de Deus

Como já foi mencionado aqui a Teologia é uma ciência que estuda Deus e o nosso relacionamento com Ele.

Estudar Teologia não significa se afastar de Deus e viver uma vida apenas de estudos e tudo mais. Isto é um pensamento muito raso e sem fundamento.

Saiba que o nosso relacionamento com Deus é uma coisa e o estudo de qualquer tema é outro ponto. Mas, no caso de estudos teológicos, os dois caminham lado a lado.

“…sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus…” (Romanos 12:2)

É claro que para quem crer em Deus e tem a sua fé o ato de estudar Teologia não terá um sentido em si só, mas estará ligado à sua crença. E quanto mais você conhece sobre Deus mais você renova a sua mente.

“e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento…” (Colossenses 3:10)

A Teologia não deturpa a Palavra de Deus, ela apresenta uma abertura científica e sistemática sobre as questões sobrenaturais e sobre o divino a fim de provocar um crescimento no entendimento de modo mais direcionado.

7. A Teologia é invenção humana e do diabo

Esta é mais uma afirmação que não tem base alguma. Dizer que a Teologia é uma invenção humana e do diabo é cair em pensamentos fora da realidade.

Como vimos estudar é algo extremamente fundamental para o nosso desenvolvimento como seres humanos que pensam e raciocinam sobre as questões da vida.

A Teologia é um estudo que auxilia o nosso aprendizado de maneira a organizar e estruturar ideias, pesquisas e análises. Só tem a acrescentar e vale muito à pena.

“A mente do prudente adquire conhecimento, e o ouvido do sábio busca conhecimento” (Provérbios 18:15)

Não há nada de errado em procurar por conhecimento e estudo. Mas é claro que o aprendizado deve considerar boas fontes de pesquisa e tudo mais.

8. A liderança da minha igreja não aprova o estudo da Teologia

Esta questão é um pouco delicada já que isso vai depender de cada igreja e como a sua liderança funciona.

O que se pode dizer é que o estudo teológico é de extrema importância para que o conhecimento sobre Deus e a Sua Palavra possam ser transmitidos aos ouvintes através de estudos profundos a fim de provocar questionamentos e reflexões.

Quem instrui outros precisa ter uma base bastante sólida de entendimento. Não há como ensinar com conceitos rasos e simplórios.

“Que o sábio ouça e cresça no aprendizado, e aquele que entende obtenha orientação.” (Provérbios 1:5)

Para quem é cristão não resta dúvidas de que a Bíblia é a Palavra de Deus. E o fato de uma determinada pessoa estudar Teologia em nada vai alterar sua crença e fé.

No caso de uma igreja, quem está lá para instruir as pessoas, em qualquer função, pode e deve estudar o que desejar, mas não pode alterar o sentido de passagens bíblicas ou apresentar questões confusas.

9. Meu ministério depende exclusivamente de Deus

Aqui nessa afirmação há outra ideia confusa. Muitos confundem as coisas sobrenaturais com sensações e emoções.

Na verdade as coisas de Deus, sim são sobrenaturais e devemos ser guiados pelo Espirito Santo, mas isso não quer dizer que um ministério precisa fechar os olhos para os estudos.

Muito pelo contrário, para que um ministério se desenvolva de maneira organizada e com solidez é essencial o conhecimento da Teologia.

Isso é de suma importância para que não haja uma disseminação de ideias equivocadas e superficiais sobre Deus e o nosso relacionamento com Ele.

A própria Bíblia diz que devemos buscar por conhecimento e no caso de um ministério isso também é fundamental.

“Examinai as Escrituras, porque julgas ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim.” (João 5:39)

Note que é necessário examinar, o que é diferente de ler. É, portanto essencial fazer uma análise profunda de tudo que está escrito, procurando contextos, argumentos e correlações.

10. Não preciso de Teologia humana

A Teologia é muito importante para que uma pessoa possa analisar os aspectos bíblicos, a existência de Deus, a nossa relação com o sobrenatural com um olhar aprofundado e focado em um estudo minucioso.

Quando estudamos podemos pensar sobre diversos assuntos através de uma linha de raciocínio em que tudo faz sentido e está altamente estruturado.

De modo que evitamos cair em argumentos contraditórios e afirmações superficiais. Além disso, se alguém deseja conhecer a Deus, deve sim buscar conhecimento; e isso é possível por meio do estudo teológico.

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva. É certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:3)

A própria Palavra de Deus nos revela tudo isso muito bem, Não se pode dividir o relacionamento com Deus e o estudo como duas coisas extremamente distintas, mas podemos dizer que elas caminham juntas.

E agora? Continuamos contra ou a favor dos estudos teológicos?

Depois de todos esses pontos aqui esclarecidos, em síntese entendemos que a Teologia é de extrema importância quando o assunto é conhecer a Deus. De fato não há como se relacionar com algo ou alguém em que não conhecemos, não é verdade? Seria até contraditório.

O ambiente cristão é visto e entendido como um espaço onde coisas sobrenaturais acontecem, e sim isso é verdade, porém o confiar em Deus, a fé e tudo isso também estão diretamente relacionadas ao que se compreende sobre a existência de Deus e seu relacionamento com o ser humano.

Pensando nisso enxergamos a Teologia como o conhecimento de Deus. E, muitas travas que alguns tem em relação a esse estudo é justamente por falta de esclarecimento acerca do seu verdadeiro significado e função.

Se você pretende de fato conhecer mais a Deus, não hesite e estude Teologia que o resultado será incrível.

Você deseja estudar Teologia e aperfeiçoar seu conhecimento sobre Deus, sua Palavra e o seu Reino?

Você gostaria de estudar e conhecer com muito mais profundidade as doutrinas cristãs e tornar-se um teólogo aprovado e com um ministério frutífero, a partir do conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit

Comece hoje a sua formação teológica!

Deixe seu comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Deixe um comentário

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Guias de estudos rápidos para você descobrir o prazer de estudar e entender a Bíblia e a Teologia com clareza e profundidade.

Porque estudar no Instituto Logos?

Somos uma das maiores escolas de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento e aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança, etc.

Junte-se a milhares de irmãos de todas as denominações evangélicas  do Brasil e outros países que já estudam conosco!

Porque somos Reconhecidos?

Por causa do compromisso com a Palavra de Deus, somos um dos Institutos mais lembrados e reconhecidos nas denominações evangélicas no Brasil e em outros países.

Somos recomendados por pastores, líderes e cristãos que já estudaram conosco e desejam que outros também adquiram o mesmo conhecimento sólido da Bíblia e da Teologia.

Nossa missão é levar até você um conhecimento profundo da Palavra de Deus e da Teologia.

Associados ABED
Associados ABRATE
Professor Online
Videoaulas de Teologia

Quer receber esses Livros agora?

Ebooks de Teologia - Instituto de Teologia Logos

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.