A Importância da Teologia para o Cristão Leigo

A Teologia e os Cristãos Leigos

2023 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 28 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Considerar a Bíblia difícil de ser compreendida é um pensamento comum para quase todo cristão leigo. Mas como toda fonte de conhecimento sobre Deus foi registrada justamente nela, não existe outro caminho que não o esforço. Neste texto daremos dicas sobre por onde começar e como se aprofundar cada vez mais nesta fantástica leitura.

Sabedoria versus Inteligência

A sabedoria é frequentemente confundida com inteligência, embora tenham grandes diferenças entre si.

A inteligência pode ser desenvolvida com esforço. É a capacidade do ser humano de receber uma informação, absorver, colocar em prática e assim transformar em conhecimento.

Por meio dela, a humanidade tem se desenvolvido com grande velocidade ao longo dos séculos em diversos campos como o do próprio conhecimento e sobretudo a tecnologia.

A Sabedoria encontrada nos dicionários é a qualidade de pessoas que agem com prudência, sensatez e moderação.

Uma pessoa é considerada sábia quando possui um vasto conhecimento acerca de algo de forma específica ou variada, mas sempre com grande grau de profundidade.

O senso comum prega que a sabedoria é a experiência de vida acumulada. Não está errado, mas raso, pois aquele que não aprende com as experiências vividas é incapaz de adquirir sabedoria.

Veja abaixo algumas caraterísticas comuns às pessoas consideradas sábias:

  • Assumem sua responsabilidade em todas as situações;
  • Não se vitimizam ou procuram culpabilizar terceiros;
  • Reconhecem os próprios erros e procuram aprender com eles;
  • São humildes;
  • Reconhecem suas limitações;
  • São maduras;
  • São compassivas;
  • São empáticas;
  • São curiosas;
  • Estão abertas a ideias contrárias;
  • Sabem controlar suas emoções;
  • Não se colocam acima das demais pessoas.

A Sabedoria no Contexto Bíblico

Então se buscarmos desenvolver todas as características listadas acima, podemos nos considerar sábios?

Como Cristão a resposta é não, pois falta o item principal.

Ser temente a Deus.

Por temente a Deus, não significa que Ele deva ser encarado como uma entidade superior rígida e punitiva, embora isso possa ser verdade em alguns contextos. O que se pretende demonstrar neste específico é o respeito.

Ter respeito com Deus é conhecer sua palavra e procurar viver de acordo com suas orientações, somente assim encontraremos a salvação.

A Bíblia é bastante extensa e é possível que levemos uma vida inteira a estudando para no final nos darmos conta de que ainda não conseguimos absorver tudo.

Este sentimento é bastante comum, mas não pode ser usado como desculpa para nunca começarmos.

Aliás é muito importante ter essa consciência, pois é sinal de humildade. Reconhecer nossa própria ignorância é o ponto de partida principal para mudar esta condição.

O filósofo grego Sócrates possui uma máxima interessante que diz: “A verdadeira sabedoria está em reconhecer a própria ignorância”.

Infelizmente muitos de nós segue o caminho contrário. Ignora a própria ignorância e a traveste de conhecimento. A Psicologia tem inclusive um nome para este fenômeno: Efeito Dunning-Kruger. Nele, quanto menos uma pessoa sabe, mais ela acha que sabe.

Então é preciso fazer uma autoanálise sobre em qual posição nos encontramos para então traçar uma estratégia que possa mudar esta situação.

Entendemos até aqui:

  • As diferenças entre inteligência e sabedoria;
  • A sabedoria pelo contexto bíblico;
  • O que significa temer a Deus;
  • Problemas trazidos pela soberba no aprendizado cristão.

A dúvida que surge agora é como verdadeiramente caminhar em direção à sabedoria divina?

Ser leigo sobre qualquer assunto não é necessariamente um demérito.

Mas reconhecer isso e almejar deixar de sê-lo, isso é uma atitude de um cristã comprometido em contribuir no Reino de Deus.

Se você fez sua autoanálise, reconheceu estes pontos a serem desenvolvidos em seu relacionamento com Deus e deseja conhecer a Bíblia em profundidade, saiba que existem formas que podem te ajudar neste processo.

Veja abaixo algumas delas.

Tenha uma boa Bíblia

Parece óbvio, mas não é. Existem Bíblias com notas explicativas no rodapé e outras que não. Opte pelas que tenham.

Também escolha versões com traduções dinâmicas às formais, pois a tradução é feita por pensamento e não por palavra. Desta forma fica mais fácil a compreensão por quem é iniciante.

Estabeleça metas de estudo

Devido à extensão do conteúdo, ficará mais fácil dividir o estudo por grupos e estabelecer metas de conclusão para cada um deles. A cada meta alcançada se sentirá mais motivado para a próxima.

Defina tempo de estudo

A meta precisa estar atrelada ao tempo. Decidir ler um capítulo sem dizer se o fará em um dia ou em dez anos, faz muita diferença. Qual é mais interessante?

Defina uma rotina

Verifique em sua agenda quantas horas dispõe por dia ou por semana, de acordo com seu objetivo e fixe dias e horários para este estudo. Certifique-se apenas em ter a disciplina de cumpri-lo. Nosso cérebro funciona melhor com compromisso estabelecidos e rotinas de atividades.

Ore

A cada sessão de estudos, peça em oração auxílio do Pai. Ele certamente ajudará a expandir sua capacidade de compreensão. Mas lembre-se que a oração precisa ser do fundo de seu coração e genuína e não uma mera repetição de palavras sem sentimento.

Comece pelo Novo Testamento e dê preferência aos Evangelhos

Como a passagem de Jesus pela Terra é a mais conhecida história do mundo, ficará mais fácil compreender os detalhes. Também pelo fato de que a maioria do conteúdo presente no Novo Testamento trata-se de confirmações de profecias do antigo.

Agora, se mesmo com todas essas dicas sentiu em seu âmago um chamado especial para um aprendizado ainda mais profundo, se percebeu que mesmo sendo um conteúdo complexo ainda assim não é impossível, basta que se tenha força de vontade e disciplina, siga com esta leitura!

Como a Teologia Pode Aprofundar o Conhecimento de um Cristão Leigo?

A Teologia em si pode ser considerada sabedoria divina, afinal é um campo de estudo totalmente dedicado a ela.

Todas as disciplinas do curso possuem uma metodologia científica que foi desenvolvida justamente para facilitar o entendimento daquele que se propõe a estudar.

Se mesmo seguindo todas as dicas acima, sendo uma pessoa dedicada e ciente da importância de viver conforme Jesus ensinou entende a relevância de se aprofundar em seus estudos. Veja, por exemplo, algumas das matérias abordadas no Curso Básico em Teologia que o Instituto Logos disponibilizar para você.

São disciplinas interessantíssimas e esclarecedoras. Certamente uma será sua preferida, mas conhecer a todas, expandirá sua capacidade de entendimento de tal forma que será impossível não emendar um estudo no outro.

Introdução à Teologia

Como o próprio nome encerra, exposição inicial do curso, o que é a Teologia, o que ela poderá agregar em sua vida e principais matérias a serem estudadas.

Bibliologia

Disciplina que se dedica ao estuda dos livros bíblicos com origem, história, estrutura, formação e inspiração.

Cristologia

Área de estudo dedicada à vida e obra de Jesus. Seus feitos durante sua passagem, seu aspecto humano e divino.

Antigo Testamento

Estudo da primeira parte da Bíblia onde contém livros destinados à preparação do homem para as verdades mais profundas que lhe serão apresentadas pelos livros do Novo Testamento.

Disciplina voltada para os livros da segunda parte da Bíblia com os livros que narram desde a história de Jesus por meio dos evangelhos até o fim dos tempos em Apocalipse.

Pneumatologia

Matéria voltada ao estudo do Espírito Santo, a terceira parte da trindade santa.

Hamartiologia

Dedica-se aos estudos da pureza de Deus versus o pecado. Suas consequências na vida do homem e em seu relacionamento com Deus.

Soteriologia

Focada no objetivo supremo do homem, a salvação. Esta disciplina procura esclarecer as partes da bíblia que falam diretamente sobre o assunto.

Trindade

Disciplina que explica a composição trina de Deus entre, Pai, Filho e Espírito Santo.

Angelologia

O foco aqui é o estudo dos seres espirituais como os anjos e sua função no universo divino.

Escatologia

Trata-se do estudo da segunda vinda de Cristo culminando no fim dos tempos e da humanidade.

Deu ainda mais vontade de se dedicar totalmente a Deus?

Não se deixe assustar pelos nomes difíceis, ao estudá-los de perto, verá que boa parte já conhece, mas nunca os tinham vistos de forma organizada.

Abandonar a ignorância requer esforço, mas se a compensação for fortalecer o relacionamento com Deus é certeza de valerá a pena.

Você Deseja Obter Maior Desenvolvimento Espiritual?

Você deseja crescer espiritualmente com muito mais profundidade e tornar-se um melhor cristão a partir do conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit

Comece hoje a sua formação teológica!

Deixe seu comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Deixe um comentário

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Guias de estudos rápidos para você descobrir o prazer de estudar e entender a Bíblia e a Teologia com clareza e profundidade.

Porque estudar no Instituto Logos?

Somos uma das maiores escolas de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento e aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança, etc.

Junte-se a milhares de irmãos de todas as denominações evangélicas  do Brasil e outros países que já estudam conosco!

Porque somos Reconhecidos?

Por causa do compromisso com a Palavra de Deus, somos um dos Institutos mais lembrados e reconhecidos nas denominações evangélicas no Brasil e em outros países.

Somos recomendados por pastores, líderes e cristãos que já estudaram conosco e desejam que outros também adquiram o mesmo conhecimento sólido da Bíblia e da Teologia.

Nossa missão é levar até você um conhecimento profundo da Palavra de Deus e da Teologia.

Associados ABED
Associados ABRATE
Professor Online
Videoaulas de Teologia

Quer receber esses Livros agora?

Ebooks de Teologia - Instituto de Teologia Logos

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.