A Importância da Teologia Para o Crescimento Espiritual

Importância da Teologia para o Crescimento Espiritual

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

A decisão por obter crescimento espiritual e aprender mais sobre Deus é particular e pode ter motivações variadas. É interessante observar que são pessoas que se tornaram sedentas por mais conhecimento, após conhecê-lo e observar mudanças práticas em suas vidas. Você é uma dessas pessoas?

Crescimento Espiritual e o que significa crescer na Graça e no Conhecimento?

Para um melhor entendimento sobre como crescer na Graça e no Conhecimento, é necessário que se entenda primeiramente o significado individual de cada uma destas palavras, pois no meio cristão, elas são complementares.

A palavra Graça em seu significado etimológico significa um favor dispensado ou recebido sem ser necessariamente merecido.

De acordo com o dicionário, sob a interpretação teológica, Graça significa o dom concedido por Deus aos homens, tornando-os aptos à salvação.

Unindo os dois significados, podemos entender que a Graça é um favor que Deus nos concede não porque o tenhamos merecido, mas porque dentro de sua infinita bondade, deseja que aprendamos com seu exemplo, fazendo o mesmo com nossos irmãos.

A Graça é um ensino na prática sobre a máxima de Jesus Cristo: “…amai o próximo como a ti mesmo…”.

Se nos sentimos agraciados ao sermos perdoados por nossos pecados, assim devemos nos comportar com todos ao nosso redor.

Crescer na Graça é repassar o favor recebido adiante. É aprender sobre amor incondicional pelo exemplo de nosso Pai.

Já o conhecimento, tem em seu significado, o ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou experiência.

O conhecimento represado em si mesmo é apenas discernimento. Ele ganha importância e principalmente utilidade, quando multiplicado.

Sendo assim, é possível dizer que tanto a Graça quanto o Conhecimento podem ser duas faces de uma mesma moeda. Ambas podem significar aprendizado, mas somente uma é o aprendizado verdadeiro de Deus, aquele que pode ser compartilhado.

Ler a Bíblia, por exemplo, sem nada de bom extrair dela que possa ser aplicado na própria vida e dos demais, é crescer na Graça, mas não no Conhecimento.

O objetivo de todo Cristão deve ser, portanto, a cada Graça recebida, aprender o que Deus pretendeu nos ensinar ao concedê-la e nos sentirmos compelidos a fazer o mesmo.

Somente assim crescemos igualmente tanto em Graça, quanto em Conhecimento.

Qualidades Encontradas nos que alcançam a Maturidade Cristã

A maturidade Cristã é o objetivo de todos aqueles que buscam a Deus. É alcançar o entendimento de que a felicidade é o caminho e não necessariamente o destino.

Quando mencionado felicidade é a felicidade da fé em Cristo.

Para saber se já alcançou ou se está trilhando o bom caminho, responda com sinceridade às seguintes perguntas:

  1. Acredita que a felicidade cristã seja o caminho e não o destino?
  2. Possui um bom relacionamento com Deus?
  3. Mantém sua fidelidade a Deus mesmo em momentos tempestuosos?
  4. Encontra felicidade neste relacionamento?

Medite por alguns minutos sobre as respostas dadas a estas perguntas.

Se para a maioria delas tiver respondido com um aceno positivo, pode-se dizer que caminha em direção a esta maturidade.

Não se culpe caso não esteja lá ainda. O relacionamento com Cristo precisa ser construído, leva tempo, disciplina, grande dedicação, mas quando alcançado é extremamente compensatório.

Com Ele, sabemos que mesmo diante de caminhos tortuosos, não estamos desamparados.

É ter a certeza de que Deus nunca nos abandona. Ele ensina. A escolha pelo caminho ou tipo de caminho é feita por nós e por nosso livre-arbítrio.

Como seu Crescimento Espiritual pode impactar uma Comunidade Cristã?

Quando se alcança a maturidade da fé, existe naturalmente um crescimento individual em direção à espiritualidade.

O conhecimento não foi feito para ser escondido ou individualizado. Se assim o fosse, não haveria evolução, pois esta só existe com o repasse das experiências para os que ficam pelos que vão.

Ao fazermos isso, tornamo-nos agentes de multiplicação e mudança. Assim como uma árvore quando madura passa a dar frutos, assim também somos nós.

Quando crescemos em Graça e Conhecimento e atingimos maturidade na fé, é natural que se queira repassá-lo do indivíduo para a comunidade. Este repasse é a frutificação.

Então, quando um indivíduo cresce, toda a sua comunidade como consequência, acaba crescendo com ele.

Como a Teologia Pode Contribuir Para o Nosso Desenvolvimento Espiritual?

Deus está em movimento. Assim, como Ele, toda a sua obra obedece a mesma ordem. A natureza nos oferece muitos exemplos.

Como a árvore já mencionada, tem sua semente plantada, cresce, se desenvolve, frutifica e com seus frutos, novos solos são germinados, em um ciclo de evolução infinito. O mesmo acontece conosco. Como parte da natureza divina, não podemos nos excluir à regra.

Crescer não é fácil. Assim como a semente precisa romper sua casca para que as primeiras raízes possam se espalhar pelo solo, assim deve ser nosso processo individual de aprendizado.

Não existe uma regra sobre como promover o Crescimento em Cristo, mas há algumas coisas que se fizemos com regularidade, podem ajudar. São elas:

  1. Submissão a Deus. A humildade em reconhecer que não conseguimos sozinho.
  2. Estudar a Bíblia. Deus muitas vezes responde às nossas angústias por ela. Conhecê-la é o ponto de partida.
  3. Parece irrelevante, mas a oração correta deve ser feita com o coração e não a razão. A oração promove intimidade com Deus.
  4. Frequentar a igreja. A comunidade nos auxilia na ideia da complementaridade. Aquilo que não sabemos, podemos obter do próximo e vice-versa. Lembra que o conhecimento correto tem utilidade e deve ser compartilhado com o próximo?
  5. Assumir responsabilidades. Compromisso estabelece metas e metas ajudam no movimento.

Uma vez seguidos todos os passos acima, é possível dizer que novas fontes de aprendizado devem ser buscadas. A Teologia encontra morada aqui.

Ela sedimenta tudo aquilo que já foi aprendido ao mesmo tempo em que oferece todo um leque de informações adicionais no horizonte.

Temas Teológicos importantes para quem deseja Crescimento Espiritual

O processo de Estudo Teológico é bastante amplo. Há cursos livres de curta, média e longa duração. É importante salientar, entretanto, que conhecer as matérias principais abordadas pela temática ajudam neste início.

Podemos indicar duas delas, as quais poderiam preparar o estudante para os conhecimentos mais complexos que virão adiante, a Hermenêutica e a Teologia Sistemática.

A Hermenêutica Bíblica consiste no aprendizado de técnicas de interpretação da Bíblia.

É por meio dela que é possível a correta interpretação do Texto Sagrado, diferindo achismos de relatos históricos.

Com a metodologia adequada, é possível desenvolver inclusive, melhor didática para doutrinação, conduzindo a comunidade para a interpretação correta dos preceitos bíblicos.

A Teologia Sistemática é justamente o emprego da metodologia que irá conduzir todo o estudo. Com ela, um sistema inteligente foi desenvolvido de agrupamento de lições por temas correlatos, deixando o estudo mais organizado e otimizando a compreensão.

O Estudo da Teologia Contribui Para um Crescimento Espiritual Mais Rápido e Eficiente

O Estudo da Teologia acelera o processo ao oferecer base e frequência de estudo.

Como dito no tópico anterior, com o auxílio do pensamento organizado trazido pela Teologia Sistemática, temos a certeza de estudo da Bíblia por completo e, principalmente por tópicos, que facilitam uma correlação rápida no momento de se ministrar a palavra.

Com o auxílio da Teologia, conseguimos unificar diversos conceitos cristãos.

Crescemos na Graça e no Conhecimento, uma vez que ao melhorar nossa capacidade de absorção do conteúdo, nos sentimos automaticamente motivados a passá-lo adiante.

Amadurecemos espiritualmente pelo desenvolvimento de um laço de intimidade e amor com Deus, tornando-nos melhores cristãos.

Assim, podemos contribuir mais ativamente em nossa comunidade e como que em uma perfeita engrenagem, todos acabam crescendo espiritualmente.

Caso tenha se interessado pelo tema e queira estudá-lo mais profundamente, considere conhecer o curso de Teologia do Instituto Logos.

Você Deseja Obter Maior Crescimento Espiritual?

Você deseja crescer espiritualmente com muito mais profundidade e tornar-se um melhor cristão a partir do conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.