6 Livros de Teologia Para Todo Cristão Ler

6 Livros de Teologia Necessários

2023 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 28 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Há uma diversidade muito grande de livros de Teologia que são fundamentais para o desenvolvimento de um estudo sólido no que diz respeito aos assuntos teológicos.

Para quem estuda Teologia é preciso estar atento aos livros de maior relevância. Muitos não podem ficar de fora, porque são peças fundamentais para a compreensão de vários posicionamentos, aspectos e conceitos primários.

Saiba que hoje em dia podemos encontrar muitos livros sérios sobre Teologia, porém, mesmo assim é necessário um olhar criterioso na escolha das fontes. Procure sempre conhecer a fonte de suas leituras.

Quando lemos e pesquisamos sobre um determinado assunto ampliamos o nosso conhecimento e capacidade em realizar inferências que fazem total diferença para o crescimento.

Aproveite muito bem a leitura de livros de destaque e acrescente no seu dia a dia como prioridade de estudo.

Saiba que estudar Teologia não é apenas ter a Bíblia Sagrada como fonte, sim ela é peça crucial para a Teologia, mas esta abrange muitos assuntos e temáticas que foram trabalhadas por outros estudiosos e precisam ser estudadas para que você tenha uma visão maior do todo.

Os livros, portanto, fazem parte do processo de estudo e precisam ser levados em conta se o objetivo é alcançar conhecimento profundo sobre vários temas relacionados a Deus e ao nosso relacionamento com Ele enquanto humanos.

Ao longo dos anos foram sendo produzidos uma série de tratados teológicos de grande valor, mas é claro que os clássicos nunca podem ficar de lado, pelo contrário, eles precisam ser estudados juntamente com as obras mais atuais.

Dessa forma, um determinado estudante poderá observar a evolução de vários pensamentos e reflexões sobre os assuntos da Teologia.

Se você quer saber mais sobre tudo o que envolve Deus e o nosso relacionamento com Ele enquanto humanos limitados então não deixe de estudar Teologia, porque fará toda a diferença para um entendimento maior e mais profundo.

Pensando em tudo isso, aqui você vai conhecer 6 livros de Teologia que todo o teólogo e cristão deve ler.

Suma Teológica, de Tomás de Aquino

Escrita entre os anos de 1265 e 1273, esta obra de Tomás de Aquino merece grande destaque, porque foi uma das principais obras de âmbito filosófico em sua época.

Aquino trouxe uma proposta profunda onde tratou da natureza divina, da moral e do ser humano. A obra se divide em 3 etapas com 512 perguntas. É realmente um livro fundamental para a Teologia.

É uma obra filosófica bastante detalhada e que apresenta questões pontuais sobre a existência de Deus, sobre a verdade da vida e o homem na perspectiva de sua natureza.

Confissões, de Santo Agostinho

Esta obra é considerada uma das mais relevantes de Santo Agostinho. É vista com grande apreço para a literatura ocidental. O idioma original é em latim e foi lançado em 400.Foi considerada a primeira obra autobiográfica ocidental.

Nela, agostinho escreve sobre sua vida antes de se tornar um cristão e expressa com profundidade uma confissão e adoração a Deus.

Ele fala sobre arrependimentos, vida pecaminosa e tudo mais em sua obra. Os assuntos tratados são de grande valor teológico.

Apresenta o pecado humano frente a grandeza de Deus. Em como não é nada bom que o ser humano se perca e se afaste do amor divino.

Nesta obra, Agostinho revela profunda tristeza por ter cometido pecamos de imoralidade e por se entregar aos prazeres deste mundo.  A forma escrita teve influência dos salmos de Davi. São como orações a Deus.

Ele relata sua própria vida desde a infância em que diz que a criança já possui o pecado original. Agostinho faz uma reflexão sobre o corpo e a alma.

Defende a existência de Cristo e a Trindade. Além de diversos pensamentos teológicos de interesse.

Institutas, de Calvino

Essa obra é a de maior importância teológica escrita por Calvino. Merece grande destaque pelo grau de profundidade em que aborda o tema da salvação e serve como manual para a formação do cristão.

Nesta obra Calvino inclui uma espécie de ensinos doutrinários. Sua primeira publicação foi em latim em 1536, mas depois passou por revisão sendo publicada em 1559.

É mais uma obra que trabalha questões primárias acerca do Cristianismo e que de forma alguma pode ficar fora de sua estante.

Pregação e Pregadores, de Martin Lloyd-Jones

Este livro também tem a sua relevância, uma vez que, fala sobre um tema importantíssimo que é a pregação. O que é pregação, o seu objetivo e mais.

Neste livro você vai compreender de modo prático tudo sobre a atividade de pregar e tudo o que está atrelado a ela. Sua primeira publicação foi em 1971.

É um assunto de grande interesse, porque a pregação faz parte central de um culto a Deus e deve ser estudada afundo a fim de compreender qual é o seu papel enquanto mensagem do evangelho para as pessoas. Como ela deve ser realizada para que atinja a sua finalidade principal.

É um trabalho que merece total atenção, já que é através da pregação que as pessoas podem se aproximar de Deus e aprender como deve ser o relacionamento com Ele. Tudo é apresentado em uma linguagem prática e direta; o que facilita a absorção dos conteúdos.

Uma pregação deve transmitir toda a verdade das Escrituras e trazer as boas novas para seus ouvintes.

Aproveite este livro, porque ele vai ser muito importante para o seu estudo. Ele fala também sobre a Teologia e que como ela deve ser entendida. Através deste livro você vai ter um esclarecimento sobre diversas questões teológicas que muitas vezes podem causar dúvidas. Vale muito à pena.

Em Guarda, de William Lane Craig

A proposta de Willian Lane Craig neste livro é trazer questões sobre a fé cristã de modo bastante acessível e didático. Para ele a fé pode ser defendida com o uso da razão, mas que devemos tomar cuidado com o nosso próprio intelecto.

O livro aborda questões sobre a existência de Deus, sobre a moral, a divindade de Jesus Cristo e sua ressurreição.

É uma proposta bastante interessante e que traz uma contribuição excelente e enorme para a Teologia cristã.

É um livro completo no que diz respeito ao pensamento racional importante para que a fé possa ser compreendida. Sendo assim, é um livro super interessante que trata a relação entre fé e razão.

Recomendações aos Jovens Teólogos e Pastores, de Helmut Thielick

Este é mais um livro clássico que precisa ser lido pelos estudantes de Teologia, pois é extremamente importante e contribui bastante para a formação dos teólogos.

Ele trata de muitas coisas relacionadas ao universo da Teologia, de seus estudantes dentre outras questões fundamentais da área. São inúmeros conselhos de grande valor.

Helmunt Thielick é considerado um dos maiores pensadores do século XX. Neste livro ele apresenta uma série de pontuações essenciais para Jovens teólogos e pastores.

Se você é estudante de Teologia ou também está estudando para pastorear precisa ler este livro.

Acabaram-se os Bons Livros de Teologia?

Há uma quantidade de livros, trabalhos, obras e artigos de excelente qualidade e relevância para a área da Teologia Cristã. Todos eles merecem a devida atenção para os estudos sobre a existência de Deus, nossa comunhão com Ele, doutrinas, igrejas, a fé e o Cristianismo.

Aqui você teve acesso a 6 livros que todo o teólogo deve ler. Isso para que você saiba quais são as obras de maior destaque para a Teologia. Eles não podem faltar nas suas fontes de pesquisa; são clássicos e essenciais.

Agora, pensando um pouco mais afundo sobre estudar Teologia, é importante salientar que mesmo com todo o avanço teológico ainda há uma certa trava com relação a essa área, por se tratar de assuntos divinos e subjetivos.

Muitos acreditam que o estudo teológico não pode ter relação com a fé em Deus e sua vontade, como se deturpasse a crença das pessoas. Isso acontece por falta de conhecimento sobre a Teologia.

Por isso ao estudar sobre Deus, sobre o Cristianismo e tudo o que envolve a questão humana em relação ao sentido da vida e para onde vamos é preciso que isso passe pela nossa mente através do uso da razão e de um estudo sistemático.

Mesmo que esses assuntos sejam totalmente sobrenaturais eles tem ligação total com todos nós. Estudar a Bíblia é fundamental, mas é preciso fazer isto em conjunto com outros estudos que auxiliam a nossa compreensão.

Ao estudar Teologia deve-se levar em consideração muitas outras áreas de estudo e pensamentos diversificados acerca de Deus, e isto é possível por meio de livros renomados e trabalhos sérios.

É fundamental que se conheça cada vez mais sobre todos os aspectos que permeiam a nossa vida e a existência de Deus a fim de criarmos uma abertura para diversas argumentações e debates sobre assuntos voltados para o sentido da vida.

Nos dias atuais é bastante comum a presença de muitas igrejas e doutrinas utilizadas, mas a maioria dos membros sequer tem o conhecimento mínimo sobre muitas temáticas teológicas.

Pensando dessa forma é preciso saber que a busca por conhecimento em relação ao divino pode ser e deve ser feita por meio de instrumentos fundamentais como é o caso dos livros.

Não há como ser um estudante de Teologia e avançar em conhecimento sem ler essas obras de maior valor e destaque. Eles são portanto, a base sólida para o pensamento teológico.

Se você pretende estudar Teologia ou já é um estudante, não deixe de procurar saber cada vez mais. Procure por esses livros importantes aqui citados e inclua essas obras nos seus estudos teológicos que serão de grande valor.

Sendo assim busque por conhecimento sempre e estude as sagradas escrituras. Como podemos verificar na própria Palavra:

“Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem todo a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o ministério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.” (Colossenses 2:2-3)

De fato, a Bíblia Sagrada nos apresenta uma série de coisas que precisam ser estudadas para que possamos adquirir conhecimentos e garantir os tesouros da sabedoria. Há muito o que estudar e aprender.

Não vamos conseguir alcançar tudo isso se não fizermos indagações sobre as coisas, se não buscarmos o posicionamento, ou a visão de outros estudiosos em relação a determinados assuntos.

Não podemos fechar os olhos para o entendimento. As Sagradas Escrituras precisam ser estudadas afundo com base em outros estudos porque elas abrangem muita coisa. Há uma diversidade enorme de temas.

Você precisa entender pelo menos um pouco sobre história, geografia, língua, cultura, e mais para com isso ser capaz de fazer correlações com várias outras áreas de estudo.

Tendo tudo isso em vista, é possível portanto compreender como realmente é de grande importância a leitura de várias fontes sobre o que diz respeito a Deus. Sendo assim, que estas sugestões de livros de Teologia sejam úteis para o seu estudo teológico.

Você Deseja Conhecer Melhor Sobre a Teologia e Seus Fundamentos Doutrinários?

Você deseja conhecer com muito mais profundidade as doutrinas cristãs e tornar-se um obreiro aprovado com um ministério frutífero e com conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit

Comece hoje a sua formação teológica!

Deixe seu comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Deixe um comentário

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Guias de estudos rápidos para você descobrir o prazer de estudar e entender a Bíblia e a Teologia com clareza e profundidade.

Porque estudar no Instituto Logos?

Somos uma das maiores escolas de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento e aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança, etc.

Junte-se a milhares de irmãos de todas as denominações evangélicas  do Brasil e outros países que já estudam conosco!

Porque somos Reconhecidos?

Por causa do compromisso com a Palavra de Deus, somos um dos Institutos mais lembrados e reconhecidos nas denominações evangélicas no Brasil e em outros países.

Somos recomendados por pastores, líderes e cristãos que já estudaram conosco e desejam que outros também adquiram o mesmo conhecimento sólido da Bíblia e da Teologia.

Nossa missão é levar até você um conhecimento profundo da Palavra de Deus e da Teologia.

Associados ABED
Associados ABRATE
Professor Online
Videoaulas de Teologia

Quer receber esses Livros agora?

Ebooks de Teologia - Instituto de Teologia Logos

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.