{"id":8934,"date":"2022-06-10T14:31:08","date_gmt":"2022-06-10T17:31:08","guid":{"rendered":"https:\/\/institutodeteologialogos.com.br\/?p=8934"},"modified":"2022-09-15T05:28:12","modified_gmt":"2022-09-15T08:28:12","slug":"necessario-estudar-teologia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/institutodeteologialogos.com.br\/necessario-estudar-teologia\/","title":{"rendered":"Porque \u00e9 necess\u00e1rio estudar Teologia?"},"content":{"rendered":"

A vida crist\u00e3 \u00e9 um caminho que deve ser percorrido tendo com base os fundamentos da Palavra de Deus. Por isso, \u00e9 necess\u00e1rio estudar Teologia. \u00c9 urgente a necessidade que temos \u2013 mesmo que n\u00e3o admitamos \u2013 de saber mais e melhor sobre o Deus que servimos. De conhecermos com mais profundidade a sua vontade para nossas vidas. De compreendermos com mais clareza os segredos que nos foram revelados na Palavra.<\/p>\n

Sem conhecimento, o crist\u00e3o continuar\u00e1 aqu\u00e9m de tudo aquilo que Deus preparou para ele. Independente do chamado ou do minist\u00e9rio que o crist\u00e3o desenvolva dentro do contexto do Reino de Deus, sem conhecimento, ele nunca poder\u00e1 avan\u00e7ar o suficiente na sua excel\u00eancia e nos resultados que ele poderia obter com conhecimento.<\/p>\n

Infelizmente, por isso, muitos de n\u00f3s reclamamos do que colhemos, pois esper\u00e1vamos uma colheita maior. Mas, faltou-nos o conhecimento suficiente e necess\u00e1rio durante a planta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Diante disso, muitos crist\u00e3os t\u00eam desenvolvido algumas justificativas \u2013 at\u00e9 mesmo injustas com sua pr\u00f3pria realidade \u2013 que s\u00e3o consideradas como razo\u00e1veis, para se eximirem da import\u00e2ncia e da necessidade dos estudos teol\u00f3gicos.<\/p>\n

Justificativas Para N\u00c3O Estudar Teologia<\/h2>\n

O Paradoxo da Teologia<\/h2>\n

Muitos crist\u00e3os estabeleceram uma id\u00e9ia paradoxal de que estudar Teologia \u00e9 questionar a pessoa de Deus e a sua Palavra, simplesmente, porque a Teologia como \u201cci\u00eancia\u201d tem a proposi\u00e7\u00e3o em si mesma de perguntar, questionar, analisar.<\/p>\n

E, sim! A Teologia questiona sobre Deus e sobre as suas obras, por\u00e9m, n\u00e3o no sentido de \u201cduvidar, de lan\u00e7ar em descr\u00e9dito\u201d os temas relacionados a Deus e \u00e0 sua Palavra.<\/p>\n

O questionamento da Teologia \u00e9 com o fim \u00faltimo de compreend\u00ea-lo e perceb\u00ea-lo com mais clareza a partir das nossas capacidades limitantes.<\/p>\n

Por exemplo, Tom\u00e9 creu apenas quando viu Jesus. E Jesus retruca a sua posi\u00e7\u00e3o de f\u00e9 como algo que n\u00e3o condiz com o que Deus procura em seus seguidores. Exatamente por isso, Jesus fala que \u201cmais aben\u00e7oados\u201d s\u00e3o os que n\u00e3o viram e creram, pois os tais tem o objetivo de fortalecer a sua f\u00e9 atrav\u00e9s da busca constante de compreender sobre Deus.<\/p>\n

A Controv\u00e9rsia da Finalidade da Teologia<\/h2>\n

Outra raz\u00e3o recorrente para muitos n\u00e3o estudarem Deus \u00e9 que alegam ser a Teologia uma tentativa de dissecar Deus e compreend\u00ea-lo estruturalmente.<\/p>\n

Por\u00e9m a B\u00edblia nos afirma objetivamente que Deus \u00e9 esp\u00edrito, ou seja, n\u00e3o \u00e9 uma pessoa humana. Embora ele tenha personalidade e, por ter personalidade, ele tem pessoalidade. E tendo pessoalidade, possui atributos.<\/p>\n

Dessa forma, \u00e9 necess\u00e1rio entendermos que a Teologia, n\u00e3o busca conhecer Deus em sua composi\u00e7\u00e3o \u2013 pois isso \u00e9 imposs\u00edvel \u2013 mas em seus atributos, pois os tais est\u00e3o dispon\u00edveis ao nosso conhecimento \u2013 e definem e demonstram a personalidade e pessoalidade de qualquer ser.<\/p>\n

Por exemplo, como podemos saber que Deus \u00e9 amoroso ou verdadeiro? Simples! Por existir nEle tanto a bondade quanto a verdade.<\/p>\n

O Esfriamento da F\u00e9<\/h2>\n

Essa \u00e9 uma afirma\u00e7\u00e3o corriqueira no meio crist\u00e3o. At\u00e9, parece, em determinadas situa\u00e7\u00f5es, estarmos vivendo no contexto da Idade M\u00e9dia, onde a lideran\u00e7a da Igreja estabelecia os textos e livros que podiam ser lidos, pois alguns eram o estopim para o abandono da f\u00e9, a exemplo da pr\u00f3pria B\u00edblia.<\/p>\n

O interessante \u00e9 que tanto na Idade M\u00e9dia \u2013 quanto hoje \u2013 a bem da verdade, \u00e9 que os estudos teol\u00f3gicos s\u00e3o prejudiciais \u00e1 alguns ensinamentos inseridos na igreja, com o objetivo de ludibriar a f\u00e9 dos seguidores de Cristo. Para evitar essa contraposi\u00e7\u00e3o, estabelecem que o problema n\u00e3o s\u00e3o os falsos ensinos, mas o aprofundamento da f\u00e9.<\/p>\n

Conex\u00e3o Entre Teologia e Filosofia<\/h2>\n

Muitos crist\u00e3os associam os ben\u00e9ficos estudos da Teologia com os, em parte, mal\u00e9ficos estudos da Filosofia. E \u00e9 verdade que fil\u00f3sofos de todas as \u00e9pocas e lugares, tentaram denegrir e desacreditar a F\u00e9 Crist\u00e3, mas em detrimento disso, temos uma recorr\u00eancia de fil\u00f3sofos que contribu\u00edram muit\u00edssimo para o desenvolvimento e sistematiza\u00e7\u00e3o da Teologia.<\/p>\n

Devemos, claro ter o cuidado de analisarmos tudo, mas sempre retendo o bem.<\/p>\n

Como j\u00e1 foi dito: \u201cA verdade de Deus \u00e9 verdade em qualquer lugar.\u201d<\/p>\n

O Ritmo da Vida Moderna<\/h2>\n

\u00c9 not\u00f3ria a correria que a modernidade imp\u00f4s a toda a humanidade. E os crist\u00e3os n\u00e3o est\u00e3o fora dessa corrida contra o tempo. Por\u00e9m, mesmo com todo o frenesi da vida atualidade, \u00e9 claramente poss\u00edvel nos determos nos estudos e medita\u00e7\u00e3o cont\u00ednua da Palavra de Deus.<\/p>\n

Na verdade, nosso grande problema na maioria das vezes \u00e9 FOCO. N\u00f3s focamos no que \u00e9 urgente e esquecemos-nos do que \u00e9 importante.<\/p>\n

Quando invertermos essa posi\u00e7\u00e3o das prioridades, certamente teremos o tempo e o resultado que tanto desejamos e n\u00e3o continuaremos reclamando da aparente indisponibilidade para os estudos.<\/p>\n

A Utopia da Pr\u00e1tica Teol\u00f3gica<\/h2>\n

A utopia da pr\u00e1tica teol\u00f3gica \u00e9 desenvolvida quando nosso ponto de partida n\u00e3o \u00e9 o nosso pr\u00f3prio desenvolvimento, mas o padr\u00e3o de desenvolvimento do pr\u00f3ximo.<\/p>\n

Isso pode ser um olhar aben\u00e7oador quando, ao olharmos para a pr\u00e1tica teol\u00f3gica e ministerial do outro, nos incentiva a iniciarmos tamb\u00e9m a nossa jornada, almejando alcan\u00e7armos o n\u00edvel j\u00e1 alcan\u00e7ado por aquele que observamos.<\/p>\n

Todos n\u00f3s temos os nossos exemplos crist\u00e3os que seguimos e desejamos imit\u00e1-los. S\u00e3o pastores, l\u00edderes, escritores, te\u00f3logos, professores, etc. N\u00e3o que se igualem ao n\u00edvel do exemplo de Cristo, mas que igualam-se ao n\u00edvel da nossa realidade existencial e, por isso os tomamos como exemplo de vida crist\u00e3, ou ministerial, a serem imitados.<\/p>\n

Por\u00e9m, tudo isso, cai por terra, quando olhamos tais exemplos, n\u00e3o por desejo de acompanh\u00e1-los, mas de forma passiva, tornando-nos inertes e bloqueados por nossos pr\u00f3prios pensamentos de que nunca conseguiremos alcan\u00e7ar o n\u00edvel deles. Por isso a melhor decis\u00e3o seria desistir antes de come\u00e7ar.<\/p>\n

A pergunta que fica \u00e9: ser\u00e1 se aqueles que n\u00f3s olhamos e os admiramos, n\u00e3o admiraram algu\u00e9m um dia e desejaram alcan\u00e7ar tal desenvolvimento, mas nunca alcan\u00e7aram \u2013 ou nunca alcan\u00e7ar\u00e3o?<\/p>\n

Pensemos nisso. Da mesma forma que desejamos um n\u00edvel de desenvolvimento e resultados, aqueles que observamos tamb\u00e9m desejam. E pode ser que eles ainda n\u00e3o tenham alcan\u00e7ado e nem alcan\u00e7ar\u00e3o.<\/p>\n

Todos t\u00eam limita\u00e7\u00f5es que lhes s\u00e3o pr\u00f3prias e \u2013 algumas vezes \u2013 as escondem para n\u00e3o parecerem mais limitados do que realmente aparentam ser.<\/p>\n

O Desafio da Aprendizagem Acelerada<\/h2>\n

Ningu\u00e9m aprende no mesmo ritmo que o outro. Cada pessoa tem suas pr\u00f3prias limita\u00e7\u00f5es. Por isso, o ap\u00f3stolo Paulo, nos aconselha n\u00e3o pensarmos de n\u00f3s mesmos al\u00e9m da gra\u00e7a que Deus nos concedeu, pois s\u00f3 podemos ir at\u00e9 onde nosso ritmo e limita\u00e7\u00e3o nos possibilita.<\/p>\n

Sejam quais forem essas limita\u00e7\u00f5es, estamos sob essa imposi\u00e7\u00e3o e n\u00e3o temos como ultrapass\u00e1-las \u2013 salvo se ampliarmos o nosso limite.<\/p>\n

Dessa forma, \u00e9 interessante observarmos que essa limita\u00e7\u00e3o somente \u00e9 reajustada a partir de uma maior quantidade de conhecimento adquirido. Ou seja, quanto mais conhecimento e habilidades adquiridas, menos limita\u00e7\u00f5es n\u00f3s teremos.<\/p>\n

Quanto mais aprendemos, menos dificuldades de aprendizado n\u00f3s teremos. E a pr\u00e1tica cont\u00ednua e obstinada desse aprendizado, pode nos levar at\u00e9 mais distante do que aqueles que admiramos. \u00c9 fato.<\/p>\n

Finalmente, chegamos a uma das maiores dificuldades no estudo teol\u00f3gico \u2013 e sempre utilizada como justificativa para n\u00e3o estudar.<\/p>\n

A Falsa Compreens\u00e3o da A\u00e7\u00e3o do Esp\u00edrito no Homem<\/h2>\n

Muitos acreditam piamente \u2013 ou porque foram ludibriados por negociantes da f\u00e9 ou amantes de si mesmos \u2013 que a a\u00e7\u00e3o de esclarecimento que o Esp\u00edrito Santo exerce sobre o homem e a mulher de Deus \u00e9 totalmente \u00e0 revelia da a\u00e7\u00e3o de estudo e medita\u00e7\u00e3o imposta ao homem.<\/p>\n

E isso \u00e9 uma \u201carmadilha espiritual\u201d coloca em nossa frente dia ap\u00f3s dia. Todos que acreditam desta forma, mais cedo ou mais tarde, terminam em preju\u00edzos nos resultados que almejavam alcan\u00e7ar.<\/p>\n

Como \u00e9 claramente exposto nas p\u00e1ginas da B\u00edblia Sagrada, a busca por conhecimento claro e aprofundado sobre parte do homem \u00e9 um imperativo \u2013 e uma necessidade \u2013 dada pelo pr\u00f3prio Deus ao homem, logo na sua concep\u00e7\u00e3o. E isso e delineado logo nos primeiros cap\u00edtulos do livro do G\u00eanesis.<\/p>\n

No in\u00edcio da atividade intelectual do homem, ocorreram a\u00e7\u00f5es que demandaram muito estudo, an\u00e1lise, desenvolvimento de habilidades. Em todo o decorrer do Texto Sagrado, o homem \u00e9 levado a buscar conhecimento cont\u00ednuo, prof\u00edcuo e que gere resultados para ele e para a sociedade onde ele est\u00e1 inserido.<\/p>\n

Com o crist\u00e3o n\u00e3o \u00e9 diferente. N\u00f3s temos um imperativo sobre nossas vidas de busca constante de conhecimento do Senhor, como forma de contribuirmos ativamente no crescimento do Reino de Deus.<\/p>\n

Ent\u00e3o, como o Esp\u00edrito Santo atua no homem?<\/h3>\n

Agora, vejamos, porque \u00e9 um erro cr\u00ea que o Esp\u00edrito Santo \u00e9 o \u00fanico respons\u00e1vel por nos esclarecer a Palavra de Deus, nos eximindo da responsabilidade dos estudos, medita\u00e7\u00e3o, an\u00e1lise e sistematiza\u00e7\u00e3o daquilo que depreendemos do texto.<\/p>\n

    \n
  1. O Esp\u00edrito atua na mente do homem quando o mesmo j\u00e1 conhece sobre o assunto.<\/li>\n
  2. O fato de Cristo nos informar que o Esp\u00edrito nos lembraria daquilo que precis\u00e1vamos saber, deixa claro que essa lembran\u00e7a refere-se a algo que j\u00e1 conhec\u00edamos, mas que estava indispon\u00edvel \u00e0 clareza da nossa mente em algum momento necess\u00e1rio, sob determinadas circunst\u00e2ncias de esquecimento.<\/li>\n
  3. O Esp\u00edrito Santo nos d\u00e1 a palavra que precisamos, quando n\u00e3o a temos de forma oportuna.<\/li>\n<\/ol>\n

    Essa \u00e9 uma verdade, mas que n\u00e3o coaduna com a verdade que muitos alegam. O Esp\u00edrito Santo trabalharia na mente daqueles que j\u00e1 haviam tido contato com Cristo, com a mensagem de Cristo, com os ensinamentos de Cristo. Com aqueles que j\u00e1 haviam sido ensinados por Cristo sobre as coisas do Reino de Deus.<\/p>\n

    A despeito do Esp\u00edrito nos d\u00e1 a palavra no momento oportuno, n\u00e3o nos induz ao pensamento de que os disc\u00edpulos n\u00e3o tinham qualquer palavra para aquele determinado momento, mas, que o Esp\u00edrito lhes concederia uma palavra mais oportuna para o momento.<\/p>\n

    O Esp\u00edrito Santo e a responsabilidade do estudante da B\u00edblia<\/h3>\n

    \u00c9 comum enfrentarmos situa\u00e7\u00f5es das quais depois n\u00f3s pensamos: \u201cPorque eu n\u00e3o falei de forma diferente, pois teria sido melhor?\u201d<\/p>\n

    A palavra foi dita, mas poderia ter sido melhor dita, ou at\u00e9 mesmo poderia ser outra palavra. Mas, n\u00e3o t\u00ednhamos nada para mudar tal situa\u00e7\u00e3o. Somente depois, por entender melhor a situa\u00e7\u00e3o, \u00e9 que analisamos que poder\u00edamos ter feito diferente. Essa \u00e9 a a\u00e7\u00e3o do Esp\u00edrito em nossas vidas.<\/p>\n

    Ou Ele nos d\u00e1 uma palavra melhor, mas tendo como base o que j\u00e1 temos. Ou Ele nos esclarece a situa\u00e7\u00e3o em que estamos, e n\u00f3s conseguimos entregar uma melhor palavra naquela oportunidade.<\/p>\n

    Como j\u00e1 disse em nossa LIVE: \u201cO Esp\u00edrito Santo n\u00e3o usa da nossa irresponsabilidade com os estudos para nos aben\u00e7oar\u201d. Por conta da sua santidade e justi\u00e7a, \u00e9 mais justo para ele, mudar de vaso do que manchar o seu nome com a nossa irresponsabilidade, acreditando que tornando-nos relapsos com a sua Palavra Ele continuar\u00e1 nos ajudando em nossas fraquezas ministeriais.<\/p>\n

    Os segredos da Palavra que j\u00e1 foram revelados a n\u00f3s necessitam ser compreendidos com clareza atrav\u00e9s da nossa medita\u00e7\u00e3o. Atrav\u00e9s de uma mente perfeita. A mente de Cristo em n\u00f3s. E esta mente de Cristo em n\u00f3s, nada mais \u00e9 do que a Palavra de Cristo em n\u00f3s, dominando todo o nosso ser.<\/p>\n

    Raz\u00f5es da Necessidade de Estudar Teologia<\/h2>\n

    Diante de motivos aparentemente justos para os que decidem guiar-se por eles, temos o contradit\u00f3rio da Palavra do pr\u00f3prio Deus, nos orientando na contram\u00e3o dessas justificativas que s\u00e3o infrut\u00edferas e prejudiciais ao bom desenvolvimento e amadurecimento do crist\u00e3o.<\/p>\n

    O Princ\u00edpio do Conhecer ao Senhor<\/h2>\n

    H\u00e1 uma diferen\u00e7a entre conhecer sobre o Senhor e conhecer ao Senhor. Os que conhecem sobre o Senhor s\u00e3o aqueles que j\u00e1 ouviram falar, ouviram algumas prega\u00e7\u00f5es, assistiram alguns v\u00eddeos no Youtube, leram alguns livros evang\u00e9licos, ou at\u00e9 mesmo leram a B\u00edblia. Mas, apenas isso.<\/p>\n

    Ouviram relatos sobre o Senhor. E essa \u00e9 uma posi\u00e7\u00e3o espiritual muito aqu\u00e9m daqueles que realmente conhecem ao Senhor.<\/p>\n

    O profeta Os\u00e9ias diz que precisamos conhecer ao Senhor e continuarmos crescendo neste conhecimento, pois somente o conhecimento cont\u00ednuo e um relacionamento mais pr\u00f3ximo \u2013 fundamentado no conhecimento \u2013 \u00e9 capaz de produzir em n\u00f3s b\u00ean\u00e7\u00e3os como a chuva ser\u00f4dia, ou seja, mesmo quando menos esperarmos, o conhecimento do Senhor em n\u00f3s produzir\u00e1 b\u00ean\u00e7\u00e3os inef\u00e1veis.<\/p>\n

    O Princ\u00edpio da Revela\u00e7\u00e3o Divina<\/h2>\n

    A principal e mais segura revela\u00e7\u00e3o de Deus \u00e9 pela sua Palavra. Deus revela-se atrav\u00e9s da sua Palavra em toda a intensidade poss\u00edvel e compreens\u00edvel ao homem.<\/p>\n

    SPROUL diz que<\/p>\n

    \u201cA teologia sistem\u00e1tica est\u00e1 baseada em algumas premissas. A primeira \u00e9 a de que Deus revelou-se a si mesmo n\u00e3o somente na natureza, mas tamb\u00e9m por meio dos escritos dos profetas e dos ap\u00f3stolos e que a B\u00edblia \u00e9 a Palavra de Deus. \u00c9 teologia par excellence. \u00c9 o completo logos de theos.\u201d<\/p><\/blockquote>\n

    Deus se revela e deseja que n\u00f3s o \u201cachemos\u201d atrav\u00e9s desta revela\u00e7\u00e3o, pois \u00e9 a partir do nosso \u201cachado\u201d de Deus que passamos a compreend\u00ea-lo. Nenhum crist\u00e3o pode dizer que conhecer a Deus, sem antes t\u00ea-lo encontrado.<\/p>\n

    A bem da verdade, por exemplo, s\u00f3 podemos dizer que conhecemos determinadas personalidades que foram importantes durante a hist\u00f3ria do Cristianismo \u2013 Spurgeon, Wesley, Knox, Billy Graham, Agostinho, Tom\u00e1s de Aquino, Lutero e muitos outros \u2013 quando conhecemos as suas obras, as suas palavras, os seus pensamentos.<\/p>\n

    Da mesma forma em rela\u00e7\u00e3o a Deus. Precisamos conhecer a sua completa revela\u00e7\u00e3o para afirmarmos que conhecemos o Senhor.<\/p>\n

    O Princ\u00edpio da Seguran\u00e7a da Revela\u00e7\u00e3o<\/h2>\n

    O ap\u00f3stolo Paulo nos afirma categoricamente que Deus se revela ao homem atrav\u00e9s da sua mente, da natureza e da sua Palavra, ou do seu Evangelho. S\u00e3o elementos importantes no processo de conhecer a Deus.<\/p>\n

    Entretanto, temos 2 problemas substanciais e de primeira grandeza nesse processo da revela\u00e7\u00e3o divina.<\/p>\n

      \n
    1. Primeiro, a natureza \u00e9 subjugada pelo homem pecador, distante de Deus, e ela responde \u00e0s a\u00e7\u00f5es do homem de formas variadas. Ela reage \u00e0 atua\u00e7\u00e3o arbitr\u00e1ria do homem sobre os seus elementos. E muitas vezes as respostas, n\u00e3o s\u00e3o exatamente uma resposta divina ao homem, mas apenas uma rea\u00e7\u00e3o natural \u00e0 uma \u201ca\u00e7\u00e3o delet\u00e9ria\u201d do homem contra natureza.\n