Teólogos da Igreja Moderna – Você conhece?

Teólogos da Igreja Moderna

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Os teólogos da igreja moderna, assim como os Teólogos da igreja primitiva tiveram a sua importância, foram – e são – de grande valor ao desenvolvimento das doutrinas cristãs, porque deixaram e muitos ainda deixam um legado profundo para a Teologia Cristã.

Quando estudamos Teologia devemos considerar seus pensamentos e conceitos acerca da existência de Deus e da fé cristã. Dessa forma, podemos criar um conhecimento mais sólido sobre diversas temáticas relacionadas a evolução da igreja e da crítica teológica.

Não há como pensar em muitos pontos sobre o divino e o Cristianismo sem passar pelas ideias e reflexões de cada um desses teólogos.

Sendo assim, pensar Teologia é também pensar sobre o que eles trouxeram a respeito da igreja Cristã e tudo o que está atrelado ao conhecimento do sobrenatural.

Cada um deles teve a sua maneira de interpretar toda a linguagem de Deus e também do homem enquanto menor que o transcendente.

Interessante notar que apesar de haver divergências bastante significativas entre eles todos trazem uma abertura reflexiva sobre o que entendemos não somente sobre Deus, mas sobre a igreja cristã, sobre tudo o que envolve o cristianismo e a fé.

Por isso ao estudar Teologia devemos ter um olhar disposto a entrar em diversos pensamentos e interpretações sobre o mundo espiritual e sobrenatural.

Esses teólogos da igreja moderna são de suma importância para a Teologia, pois por meio de seus estudos podemos produzir novas argumentações e percepções sobre o papel da igreja de um modo geral.

Somente através desses estudos vamos ser capazes de dialogar cada vez mais sobre a nossa própria fé cristã.

Para que você tenha um panorama geral; veja abaixo os teólogos cristãos que influenciaram a igreja moderna:

Karl Barth

Karl Barth foi um teólogo do século XX de grande importância. Nasceu em 1886 na Suíça. Teve bastante expressão em seu tempo chegando até mesmo a ser mencionado na capa da revista Time, 1962.

Deixou como obra incrível o Comentário à Carta aos Romanos, 1919, a qual sofreu uma reformulação em sua segunda edição em 1922.

Dentro de seu pensamento segundo ele há um distanciamento entre Deus e o homem. O método histórico-crítico para ele precisava ter um limite ao buscar interpretar as Sagradas Escrituras.

João Calvino

Calvino nasceu em 1509 na França e foi um dos maiores teólogos sendo considerado o de maior expressão da Reforma Protestante.

Ele nos deixou uma produção literária muito grande onde há livros sobre o conhecimento do criador, comentários bíblicos, escritos eclesiásticos, tratados, cartas e sermões. Podemos destacar as Institutas, 1536.

Com ele foi fundado o calvinismo com base nas ideias da reforma de Lutero. O maior ponto dessa doutrina é a questão da predestinação e negação ao livre arbítrio. Além disso, João Calvino provocou muitas reformas na igreja.

Philipp Melanchthon

Philipp nasceu em 1497 na Alemanha. Teve Lutero como o seu professor de Teologia. Trouxe muita coisa importante sobre assuntos teológicos.

Escreveu trabalhos em diversas áreas; na Teologia, na Física, Psicologia e Filosofia. Como obras de expressão Teológica escreveu Confissão de Augusburgo, 1530, Comentários Sobre Colossenses, 1537 e Romanos, 1556.

Suas obras são de grande importância para o estudo Teológico e também no que tange a reforma de Lutero.

John Wyclif

Nasceu em 1328 na Inglaterra. É considerado um precursor da reforma protestante. Como pároco ele criticou fortemente a igreja católica e o clero. Para ele as Escrituras deveriam ser protegidas sem a interferência da figura papal.

Jonh publicou Da veracidade nas Sagradas Escrituras em 1378. Foi um tratado de grande relevância.

Difundiu muitos pensamentos teológicos e também filosóficos que influenciaram pensadores modernos.

Martinho Lutero

Martinho Lutero é um dos maiores nomes da Teologia. Ele teve grande destaque em sua época e importância até os dias atuais. Nasceu em 1483, na Alemanha.

Ele foi professor de Teologia e uma figura central no que diz respeito a Reforma Protestante. Publicou as 95 teses que continham uma série de críticas e argumentos contra a igreja católica do século XVI. Ele era totalmente contra ao comércio das indulgências dentre outras doutrinas da igreja.

Também vale dizer que Lutero traduziu o Novo Testamento para o Alemão e produziu escritos de relevância.

Lutero, portanto foi peça principal para a grande reforma da igreja. Muitas transformações ocorreram desde então. Todo esse movimento provocado por ele deu início ao protestantismo. Através de seus estudos teológicos estabeleceu as seguintes solas: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria.

Martin Lloyd-Jones

Martin nasceu em 1899, País de Gales e foi um teólogo de destaque importante para o protestantismo. Ele defendia a busca pelo Espírito Santo pelas pessoas e pelos pregadores em geral.

Como teólogo protestante teve publicações de expressão. Dentre elas podemos mencionar a Exposição sobre Efésios em 1976.

Ele se destacou pela maneira em pregava. Acreditava que na pregação deveria ter uma lógica, mas também o poder dado pelo Espírito Santo.

C. Ryle

Jonh nasceu na Inglaterra em 1816. Foi bispo e se tornou um grande defensor da doutrina evangélica.

Ele escreveu uma série de tratados e livretos. Podemos destacar as publicações Santidade e comentários aos Evangelhos.

Seu objetivo era a produção de material suficiente a fim de expandir para as pessoas um conhecimento básico sobre as doutrinas cristãs evangélicas.

Rudolf Karl Bultmman

Rudolf foi um teólogo Alemão nascido em 1884 e que também merece destaque em relação as contribuições para a Teologia.

Ele publicou muita coisa de grande relevância. Como Jesus,1926, Novo Testamento e Mitologia, 1941, Teologia do Novo Testamento, 1948, e Religião sem Mito, 1954.

Dentre as áreas exploradas por Rudolf está não só a Teologia, mas também a Filologia e a Arqueologia.

Paul Tillich

Paul nasceu em 1886 na Prússia Oriental. Teve destaque na Teologia e na Filosofia da religião. Foi nomeado pastor e lecionou como professor de Teologia.

Suas obras em português de grande relevância que podemos destacar são: A coragem de Ser, 1972, A Dinâmica da Fé, 1985 e Perspectivas da Teologia Protestante nos séculos XIX e XX, 1986.

Através de seus trabalhos podemos ter acesso aos conteúdos de maior impacto de influência protestante do século XX.

Augustus Nicodemus Lopes

Augustus é um teólogo, escritor e pastor brasileiro de grande destaque. Ele nasceu em 1954 e produz trabalhos teológicos importantes.

Podemos citar algumas de suas inúmeras publicações como O Pentecostes e o crescimento da igreja, Polêmicas na Igreja, Culto Espiritual e Calvino o Teólogo do Espírito Santo.

Nicodemus é vice-presidente do Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e seus livros e sermões trazem muitas questões e posicionamentos sobre a Teologia e as igrejas evangélicas.

Russel Shedd

Nascido em 1929, na Bolívia, Russel foi um teólogo evangélico de grande relevância. Também missionário Batista no Brasil.Ele produziu alguns trabalhos importantes.

Autor de A Justiça Social e a Interpretação da Bíblia, A Escatologia do Novo Testamento, Fundamentos Bíblicos da Evangelização dentre outras obras de evidência. Além disso, vale mencionar que ele foi membro da comissão de tradutores da Bíblia NVI em português.

Para ele, como batista conservador a salvação vem através da graça mediante a fé e a predestinação. Defende a autoridade da Bíblia Sagrada e a doutrina de sua denominação.

Norman Geisler

Norman Nasceu em 1932, em Warren e foi um teólogo apologista de grande influência para a Teologia.

Seus trabalhos, artigos e livros são muitos. Mas podemos destacar Introdução geral à Bíblia que serve de grande influência para estudantes evangélicos.

Ele aborda a Teologia por uma perspectiva filosófica. Suas publicações são muito importantes para os estudos teológicos.

John Piper

Piper é um Teólogo batista de relevância. Nasceu em 1946, nos Estados Unidos. Considerado um escritor com abordagem calvinista. Ele publicou artigos e livros de importância para estudos teológicos. Seu livro de maior destaque é Cinco Pontos. É fundador do ministério DesiringGod.

Para ele a justificação é somente pela fé. Acredita também no dom de línguas, profecias e milagres.

Sua Pesquisa Sobre os Teólogos da Igreja Moderna Continua

Foi exposto um pequeno conjunto de pontos mais relevantes sobre eles, mas para que você possa ter um conhecimento mais amplo com certeza é preciso um estudo maior sobre eles.

Há diversas produções que eles trouxeram e que estão disponíveis para pesquisa. Procure sobre suas biografias e analise suas reflexões teológicas.

O interessante de estudar afundo os pensamentos e as visões de cada um dos teólogos é que podemos notar como eles proporcionam um conhecimento amplo para todos os interessados em Teologia.

Além disso, podemos perceber como a igreja se transformou ao longo dos anos por meio de vários estudos sobre Deus e sobre o nosso relacionamento com Ele.

Não podemos dizer que uns estavam corretos e outros errados, mas cada um possuía percepção distinta. Cabe ao estudante de Teologia buscar conhecer tudo o que esses teólogos renomados nos ensinam sobre a fé Cristã e a igreja.

Não deixe de estudar com afinco os teólogos, porque através das contribuições que eles trouxeram para o campo da Teologia você será capaz de criar argumentos profundos sobre não somente o divino, mas também sobre as doutrinas das igrejas, suas características e muito mais.

Nos dias atuais vemos muitas igrejas e diversas denominações. Tudo isso, para quem é leigo, por exemplo, ou melhor dizendo, alguém que não cresceu em um ambiente Cristão pode ter uma enorme dificuldade em saber a diferença delas e o que elas representam.

Sendo assim, estudando os assuntos teológicos em todas as suas etapas e levando em conta diversos pensadores é possível traçar um caminho de conhecimento sólido sobre o Cristianismo.

Ter uma base teológica é fundamental para o crescimento intelectual e também espiritual.

Vale lembrar que o estudante de Teologia deve estudar estas ideias dos teólogos da igreja moderna, mas jamais desconsiderar o trabalho dos teólogos mais primitivos.

É o conjunto de posições que vão auxiliar o estudante a encontrar um ponto central de entendimento sobre Deus, sobre a igreja cristã e as Escrituras.

Estudar Teologia com base nas propostas de cada um desses teólogos é abrir espaço para o diálogo a fim de compreendermos que enquanto humanos somos apenas eternos aprendizes diante de tamanha fonte e questões profundadas a serem exploradas.

Quanto mais estudamos e procuramos acerca do mundo sobrenatural parece que mais precisamos estudar. É um estudo que não há fim e portanto deve ser cada vez mais procurado por todos.

Esses teólogos da Igreja moderna contribuiriam e muito para a Teologia Cristã, mas a igreja cresce, os tempos mudam e novos estudos aparecem. Devemos com isso, manter uma base primária, mas com espaço para novos estudos e argumentações. É um universo muito grande a ser estudado.

É claro que ainda há muitos questionamentos que vão contra o estudo da Teologia, isto é, muitos são contra os assuntos teológicos, como se isso nos afastasse de Deus, mas na verdade é preciso conhecer para pensar, dialogar e também crer.

Pensando em tudo isso, que esta pequena, mas importante apresentação seja fundamental para o seu desenvolvimento como pesquisador ou estudante de Teologia.

Você deseja estudar Teologia e tornar-se um Obreiro aprovado e Teólogo reconhecido?

Você conhecer com muito mais profundidade as doutrinas cristãs e tornar-se um obreiro aprovado com um ministério frutífero e com conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.