A Teologia e o Professor da Escola Dominical

A Importância da Teologia Para o Professor da Escola Dominical

2023 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 28 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

O professor da Escola Dominical tem como principal objetivo transmitir a Palavra de Deus às crianças e adolescentes, para que todos conheçam melhor o Senhor e fortaleçam a sua fé cristã tornando-se adultos conhecedores das doutrinas cristãs e capacitados para trabalharem no Reino de Deus.

“Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.” (Mateus 19:14).

As palavras de Jesus não poderiam ser mais cristalinas e orientadoras. Nós, igreja e corpo de Cristo, não devemos esconder das crianças a presença e o tesouro de nosso Salvador, mas, muito pelo contrário, devemos fazer como estes homens na multidão que encaminharam seus filhos a Jesus, para que ele os tocasse, afinal, o toque de Cristo é milagroso e abençoador.

Em outra passagem, narrada nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, Jesus exorta o povo: “Todo aquele que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar.” As palavras do Mestre são duras, mas claras: não devemos ser pedra de tropeço para nossos filhos, mas, pelo contrário, devemos encaminha-los em direção do único que os pode salvar e educar no bom caminho.

Dentro da comunidade cristã – em outras palavras, dentro da Igreja – os pequeninos devem também ter seu lugar, ter quem os ensine, em linguagem acessível, simples e verdadeira, sobre a palavra de Deus, o amor de Cristo e sobre como o Pai se revelou ao seu povo durante todos os séculos (da criação à consumação que está por vir). Se as crianças não tiverem quem os auxilie a entender a mensagem do evangelho, é muito provável que, em meio ao culto compartilhado com os adultos, elas fiquem alheias ao ensinamento da Palavra.

Graças ao bom Deus, há quem ensine estas crianças através de louvores, alusões, histórias didáticas, brincadeiras e canções, os olhares dos pequenos à mensagem da cruz. Estes é os professor da Escola Dominical, chamado para fazer a obra de Cristo através do ensino infantil.

Estes homens e mulheres são abençoadores na vida da igreja e tem papel fundamental no meio cristão, pois, como pastores, educam o pequeno rebanho do Senhor. Contudo, se engana aquele que pensa que o trabalho do professor da Escola Dominical é fácil e não exige preparo. Este é, inclusive, um preconceito muito comum no meio das igrejas, muito se valoriza o grupo de louvor, os pastores, diáconos e presbíteros – e com todo o mérito o fazem-, mas pouco se fala dos professores, que exercem um papel tão essencial e necessário.

A Importância da Teologia Para Ensinar as Crianças

Aquele que pensa que o ofício de ensinar na Escola Dominical é um ato simples e secundário, em muito se engana. O trabalho destes professores tem duas nuances centrais: traduzir em uma linguagem acessível e amável a palavra de Deus; e ensinar esta palavra segundo a correta doutrina cristã.

Para ambos os desafios é necessário um elemento crucial: conhecimento profundo da Teologia Bíblica e Cristã. Em uma definição simplória, a Teologia em sua essência é o estudo da pessoa de Deus. No Cristianismo, a Teologia é o estudo profundo da revelação de Deus ao seu povo, principalmente por meio da análise do cânon bíblico.

O conhecimento bíblico e teológico é essencial para o professor da Escola Dominical por um simples motivo: não fosse a Teologia haveriam grandes chances de que estes professores, por em sua maioria não terem uma formação religiosa avançada, cometerem equívocos e ensinarem falsas doutrinas aos pequeninos. Assim, estes professores tornar-se-iam pedras de tropeço e não um corredor aberto que direciona a Deus. E nada é mais prejudicial à árvore que o apodrecimento das raízes, e é na infância que as crianças desenvolvem as raízes da fé e do conhecimento bíblico. Por mais que estes erros não sejam, obviamente, propositais, é necessário que os evitemos ao máximo; sendo a melhor forma de evita-los o estudo da Teologia.

Todos desejamos que os pequenos na fé cresçam em estrutura, sabedoria e graça, mas como isso seria possível sem um bom ensino da Palavra – da revelação especial de Deus? É preciso que tenhamos professores preparados em nossas igrejas, que possam exercer esta função com excelência bíblica, teológica e ministerial.

É claro que não podemos lançar às costas dos professores toda a responsabilidade da educação cristã dos pequeninos. Os pais exercem um papel fundamental e, sem sua colaboração, é impossível que as sementes plantadas pelos professores germinem nos corações das crianças. É preciso que haja contato com a verdade cristã diariamente – não apenas aos domingos – e são os pais quem irão através do exemplo, correção e amor, regar esta semente do evangelho no coração de seus filhos.

Contudo, também não podemos isentar os professores de Educação Cristã de alguma responsabilidade. O conhecimento teológico, então, os ajudará a passar às crianças a verdadeira mensagem da cruz, de uma forma didática e simples, exercendo a paciência e o amor. É preciso que haja doutrina na igreja, é preciso haver Teologia, não apenas no púlpito, mas também no ensinar das crianças, afinal, elas são o futuro bem como o presente da igreja cristã.

Porque Muitos Professores Não se Qualificam?

O que impede então o professor da Escola Dominical de buscar um ensino diferente? Como Gagliardi comenta “no ensino, é o amor que impede acomodação, o desleixo, a improvisação a preguiça.” Este amor é um dos princípios básicos que o professor deve ter em sua vida. Wilkinson comenta que “o professor é o elo vivo entre o conteúdo e a classe, e a forma como realiza esta tarefa constitui o cerne do ensino.” Este elo deve permitir a construção do conhecimento em conjunto com as crianças.

Todo professor tem sonhos, pois “a obra de arte do professor é um aluno que sabe pensar.” Encontrar a realização destes sonhos passa por vários desafios. Muitos são então os desafios do educador cristão. O professor cristão, “precisa entre outras qualidades ser um pesquisador, formulador de proposta própria, ou seja, precisa saber elaborar com autonomia, buscar uma trajetória prática para a reconstrução do conhecimento, atualização permanente, interdisciplinaridade.”

Pensar nestas qualidades mostra que o professor cristão precisa de tempo de oração, estudo bíblico, ser perseverante, intercessor. Necessita também, de convicção para a chamada do que está realizando, convicção esta que vem de uma intimidade com Deus. Com esta intimidade o professor conseguirá ter então uma visão correta da obra de Deus e todos os desafios da atualidade. Portanto, o desafio da atualização constante é pertinente ao professor que quer desenvolver um ensino relevante.

Encerro o presente artigo com um incentivo que retiro dos ensinamentos de Salomão no livro de provérbios: “Ensina a criança no caminho que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Que estes pequenos continuem a trazer alegria e sorrisos à igreja, renovando nossa esperança.

Você Deseja Tornar-se Um Professor da Escola Dominical Excelente?

Você conhecer com muito mais profundidade as doutrinas cristãs e tornar-se um melhor professor da Escola Dominical e com um ministério frutífero, a partir do conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit

Comece hoje a sua formação teológica!

Deixe seu comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Deixe um comentário

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Guias de estudos rápidos para você descobrir o prazer de estudar e entender a Bíblia e a Teologia com clareza e profundidade.

Porque estudar no Instituto Logos?

Somos uma das maiores escolas de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento e aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança, etc.

Junte-se a milhares de irmãos de todas as denominações evangélicas  do Brasil e outros países que já estudam conosco!

Porque somos Reconhecidos?

Por causa do compromisso com a Palavra de Deus, somos um dos Institutos mais lembrados e reconhecidos nas denominações evangélicas no Brasil e em outros países.

Somos recomendados por pastores, líderes e cristãos que já estudaram conosco e desejam que outros também adquiram o mesmo conhecimento sólido da Bíblia e da Teologia.

Nossa missão é levar até você um conhecimento profundo da Palavra de Deus e da Teologia.

Associados ABED
Associados ABRATE
Professor Online
Videoaulas de Teologia

Quer receber esses Livros agora?

Ebooks de Teologia - Instituto de Teologia Logos

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.