A Importância da Teologia Para Presbíteros e Diáconos

A Importância da Teologia para os presbíteros e diáconos

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

As igrejas cresceram e com elas, a necessidade de presbíteros e diáconos melhor qualificados para o trabalho. A todos, a Teologia pode contribuir na formação de um ministério forte e sustentado firmemente nas palavras de Deus. Que tal conhecer abaixo como este conhecimento pode melhorar a sua melhor capacidade de atuar e contribuir no crescimento do Reino de Deus?

Quem São os Presbíteros e os Diáconos?

Na Bíblia, o termo presbítero pode ser descrito como pessoas que dedicaram sua vida ao ambiente eclesiástico durante muito tempo, acumulando experiência e sendo muito respeitados por sua idade e consequente sabedoria.

Nos dias de hoje, invariavelmente, houve um acúmulo de funções à definição bíblica, ocupando os presbíteros cargos de influência e autoridade em suas comunidades.

O Pastor é o principal deles, mas não precisa ser o único. Os demais podem atuar como diáconos que neste contexto, assume o significado de auxiliar, mesmo não sendo somente esta sua única atribuição como iremos ver adiante.

Dentro da hierarquia de cada igreja, o trabalho do presbítero pode variar, mas geralmente está incumbido principalmente em estudar a palavra e repassá-la a seu rebanho. Também tem sob sua responsabilidade funções como:

  • Cuidar da igreja;
  • Pregar e ensinar;
  • Tomar decisões difíceis;
  • Orar pelos doentes;
  • Pastorear seu rebanho.

A igreja aumentou de tamanho e com isso precisou se organizar de forma mais profissional, hierarquizando-se.

Em Ato dos Apóstolos, capítulo seis, versículos de dois a cinco, o texto diz:

Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: “Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra”. Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia.

Diante desta necessidade, ficou definido que os presbíteros dedicariam-se majoritariamente ao estudo e disseminação da palavra, cabendo aos diáconos então, o papel de auxílio nas demais funções práticas e de caráter organizacional.

A eles foram atribuídas responsabilidades nos âmbitos administrativos e sociais, recebendo as demandas dos fiéis, filtrando seu repasse aos presbíteros, cuidando da estrutura do espaço e coordenando as doações.

Entre as suas principais atribuições estão:

  • Cuidar da igreja física (zeladoria em geral);
  • Dar assistência aos necessitados;
  • Cuidar das finanças;

Além dos Presbíteros e Diáconos existem os auxiliares, também conhecidos como obreiros.

Sua função varia de igreja para igreja, mas de maneira geral, auxiliam em todos os níveis hierárquicos e contribuem para seu bom funcionamento.

Podem ser confundidos em alguns casos com a função da diaconia? Sim, podem, porém sua atuação é limitada. Dedicam-se principalmente as tarefas relacionadas às secretarias, portarias, tesourarias, limpeza, organização dos espaços, zeladoria, sempre em regime de auxílio, em atividades de cunho operacional.

Essa hierarquia da forma como está constituída pôde ampliar a capacidade de evangelização das igrejas, e por conseguinte, trazer maior capilaridade à palavra de Deus.

Como estão divididos hoje?

  1. Bispo – Pastor e presbítero principal.
  2. Presbíteros – pastores auxiliares;
  3. Diáconos
  4. Demais auxiliares ou obreiros – há outras subdivisões dentro deste item, variando conforme a igreja.

Qualidades Essenciais para os Presbíteros, Diáconos e Auxiliares da Igreja

Entendemos, portanto a importância em se dividir funções e os ganhos que tais divisões trouxeram às igrejas em geral.

A pergunta que se faz agora é como identificar quais características são necessárias para o exercício de cada uma dessas funções e se não for o caso, como fazer para desenvolvê-las.

Aos presbíteros, espera-se:

  • Maturidade;
  • Um espírito curioso procurando sempre o aprofundamento de seus conhecimentos;
  • Uma postura acolhedora, para ouvir e orientar seu rebanho;
  • Força e experiência no exercício da fé;
  • Ser uma pessoa sóbria em suas ações e possuir boa reputação.

Em outras palavras, a boa liderança se dá pelo exemplo, então é requerida coerência entre a vida pessoal com a vida religiosa.

Aos diáconos, é cobrado:

  • Honestidade, pois em algumas congregações poderá vir a administrar os recursos recebidos e como tal, seu correto reemprego em prol da manutenção da igreja.
  • Ser uma pessoa estudiosa, pois poderá eventualmente vir a atuar como ferramenta de aconselhamento aos fiéis na ausência do presbítero.

E possuir também coerência entre sua vida pessoal e religiosa.

Para os auxiliares, como o próprio nome encerra, é necessário possuir o espírito de amor pelo auxílio, voluntariado e pela servidão.

Por que a Teologia é importante para Presbíteros e Diáconos na Igreja?

Conforme dito anteriormente, existe uma hierarquia entre os principais cargos dentro de uma congregação. Ao se observar as características necessárias às funções de cada, podemos compreender que mobilidade entre eles pode se dar de duas formas.

A primeira delas, seria pelo acúmulo de experiências advindas do exercício da própria função.

Cada vez que servimos em atividades variadas, vamos aprendendo com cada uma delas e entendendo melhor sobre o funcionamento da estrutura da igreja como um todo.

Então, a medida em que vamos acumulando experiência, vamos adquirindo maturidade, maturidade esta que pode permitir em algum momento, atividades relacionadas à evangelização. Claro que isso somente ocorrerá, se os responsáveis pela igreja assim entenderem e julgarem necessário.

A segunda forma que, de fato, é indispensável é o Estudo Bíblico.

A experiência auxilia e muito, mas se o interessado não procurar embasamento espiritual, ela apenas não lhe garantirá mudança de função. Quem almeja assumir cargos relacionados à evangelização, como diáconos e principalmente presbíteros, precisa se preparar para isso.

Pois são funções onde o conhecimento aprofundado da palavra é essencial.

Como a carga de evangelização nestas funções sobressai-se às demais atribuições, principalmente aos presbíteros, é impossível almejar pregar, sem o conhecimento sobre o que se esteja pregando.

A Teologia exerce um papel primordial de união entre a experiência e o conhecimento.

A experiência já acumulada na parte prática no dia a dia da igreja, encontra nos estudos bíblicos a parte que faltava.

E não basta apenas ler a Bíblia para conhecê-los. Adquirir a capacidade de interpretação se faz de suma importância.

Saber aplicar os conceitos na realidade da comunidade é o que difere o bom do mau presbítero e é o que verdadeiramente possibilita destaque entre os membros de sua comunidade.

Como adquirir conhecimento Teológico aprofundado mesmo no início dos Estudos Bíblicos?

Sabemos que o estudo da Bíblia é de suma importância ao mesmo tempo em que bastante extenso. No entanto, é possível estruturá-lo de uma forma a torná-lo mais simples.

Através de um mapa de estudos é possível estabelecer divisões, hierarquias de informações e montar metas de leituras pelo tempo que for mais adequado à sua agenda.

O Instituto de Teologia Logos pode te ajudar na confecção deste mapa e o melhor, dentro de sua capacidade personalizada de estudo.

Por ser uma instituição de ensino à distância, é possível estabelecer a quantidade de conteúdo desejada pelo tempo que tiver disponível.

Este mapa servirá como um ótimo ponto de partida em seus estudos. Se, com o passar do tempo sentir a necessidade e principalmente a vontade por aprofundamento, há inclusive uma matéria dentro de todos os níveis de formação em Teologia do Instituto, chamada Bibliologia, que certamente será de grande valia.

Ferramentas Bíblicas e Teológicas essenciais nos Estudos Teológicos

Além da formação específica em Teologia, há ferramentas que podem auxiliar o processo de formação do indivíduo.

Devido à alta complexidade de muitos dos textos antigos e da quantidade de material existente somente na Bíblia, sem contar demais livros recomendados à toda formação intelectual, conhecer formas de memorização poderia ser de grande ajuda, não acha?

O Instituto Logos oferece o curso de memorização com mais de 35 horas de técnicas que o ajudarão a memorizar tudo aquilo que desejar.

Além dos mapas de estudo bíblico, o Instituto está preparado para oferecer ajuda em campos de apoio do conhecimento que complementam e facilitam o entendimento, acelerando sua formação. Veja abaixo como alguns deles poderão te ajudar:

  • Aprenda a estar sempre preparado para oferecer uma palavra de conforto para pessoas que estejam em situações de maior necessidade como hospitais, escolas, quartéis, empresas, presídios ou principalmente momentos de luto.
  • Entender a língua falada originalmente por Jesus, com suas nuances e expressões, contribui enormemente para a melhor interpretação dos textos cristãos.
  • Obtenha uma relação de livros de apoio que ajudarão a complementar seus estudos sobre cada umas das passagens bíblicas, enriquecendo seu repertório.
  • Oratória. Não basta ter o conhecimento, é preciso saber passá-lo adiante. A oratória poderá te ajudar a eliminar o nervosismo e transmitir a palavra de forma clara e objetiva.
  • Concordância Bíblica. Um guia completo que facilita o processo de localização de termos e referências sobre assuntos específicos dentro do livro sagrado.
  • 140 sermões de John Wesley. Aprender com a experiência de grandes pregadores é um ótimo ponto de partida para compor sua própria forma de pregar. John Wesley poderá ser a referência que faltava em seu discurso.

Sabemos que o conteúdo é extenso, assim como os ensinamentos de Deus.

Não podemos esperar por atalhos, mas podemos procurar formas de aprender que estejam adequadas à nossa rotina. Assim evitamos a procrastinação e podemos finalmente realizar o sonho de conhecer a palavra em profundidade e o melhor, como transmiti-la adiante.

E então, já está pronto para montar seu plano de Estudos?

Você Deseja Tornar-se Um Diácono e Presbítero Excelentes?

Você conhecer com muito mais profundidade as doutrinas cristãs e tornar-se um melhor presbítero ou diácono com um ministério frutífero, a partir do conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.