A Importância da Teologia Para os Dons Ministeriais

Importância da Teologia para os Dons Ministeriais

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Deus capacitou a cada um de seus filhos com dons ministeriais, com o propósito de ajudar ao próximo e à igreja. Identificá-lo, portanto, é determinante para que sejamos obedientes e sigamos o propósito definido para cada um de nós. E você, sabe qual é o seu propósito? Como fazer para descobrir?

O Que São os Dons Ministeriais?

Sob o ponto de vista cristão, cada indivíduo aqui na terra possui um propósito de vida que tem profunda relação com Deus.

A religião também possui este propósito. Seu significado etimológico, do substantivo latino Religio significa louvor e reverência aos Deuses.

Algumas linhas de estudos das línguas creditam a origem do significado etimológico da palavra Religião à uma religação entre o homem e o divino. Este possível significado deriva do verbo latino Religare, que em última análise significa religação.

Outras linhas defendem a origem de Religião a outro verbo também em latim, o Relegere que denota recolher-se, reler, revisitar, voltar a um estado anterior.

Sob este ângulo, pode se compreender como um dos aspectos da religião o estudo constante dos Textos Sagrados de modo a compreendê-los com a maior profundidade e fidelidade possível.

Independente de qual seja o correto, em ambos é possível entender que o homem foi dissociado de Deus e somente encontrará refúgio e felicidade se voltar a Ele.

Contudo, esta reunião só se tornará possível ao homem que reconhecer sua imperfeição e buscar o aperfeiçoamento espiritual através do conhecimento da obra e salvação de Deus em favor da humanidade. Para isso, Deus distribuiu aos seus filhos características que pudessem colocar a humanidade neste caminho.

Na epístola aos Efésios está escrito: “… e concedeu dons aos homens”, sendo estes os dons ministeriais, distribuído à Igreja, como está escrito: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos…”.

Os Dons Ministeriais são, portanto, cinco:

  1. Apóstolos
  2. Profetas
  3. Evangelistas
  4. Pastores
  5. Mestres

Conhecendo os Dons Ministeriais

Sabemos que os dons ministeriais foram deixados à humanidade para o desenvolvimento da Igreja de Deus na terra. Cada cristão possui um dom, mesmo que não possua um ministério reconhecido pela instituição “igreja”.

Vamos conhecer a cada um deles e sua importância dentro da igreja.

Apóstolos

Apóstolo significa “Enviado de Deus”, ou “embaixador de Cristo” como o próprio Apóstolo Paulo afirma em 2 Coríntios 5:20: “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio.”

Por apóstolo imediatamente vem à mente os 12 seguidores de Cristo.

Estes foram os apóstolos iniciais e foram escolhidos diretamente pelo Mestre, para serem a fundamentação da Igreja após a sua partida.

Aos apóstolos dos dias de hoje a função é um pouco diferente. Não se espera deles o mesmo que se esperou dos 12 primeiros, aos quais foram e sempre serão únicos.

Destes, é esperado a continuidade da expansão da igreja na terra, por meio do anúncio da boa nova.

Seu papel principal no mundo é ser missionário e levar a palavra e conseqüentemente a salvação aos povos.

Profetas

Profeta significa “Pessoa que anuncia os desígnios divinos”.

Muitos foram os profetas apresentados pela Bíblia, sobretudo pelo Antigo Testamento, como Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e como João Batista, no Novo Testamento.

A eles coube o prenúncio das coisas que haveriam de vir. Aos Profetas de hoje se espera dar o direcionamento para a Igreja.

Pessoas que se reconhecem ungidas por este dom, entendem que são uma ferramenta de Deus e que como tal, estão 100% a disposição para atuar com qualquer pessoa que precise ser edificada pela Palavra.

Evangelistas

Evangelista significa “Aquele que propaga a palavra de Deus para as pessoas”.

Os mais conhecidos na história cristã são os autores dos quatro evangelhos do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João.

A eles coube a materialização para as próximas gerações daquilo que testemunharam sobre o ministério de Jesus Cristo.

Hoje, espera-se a propagação da Palavra, tal qual fez Filipe, o Evangelista no Novo Testamento, explicar de forma clara e direta de modo a trazer às ovelhas desgarradas de volta para o caminho do Senhor.

Quem recebe este dom costuma ser dotado de habilidades especiais como a cura. Assim, existe uma espécie de comprovação de seu estreito relacionamento com Deus aos evangelizados.

Pastores

Pastor em seu significado ecumênico representa um “Guia Espiritual”. No literal,” Aquele que conduz os animais desgarrados ao pasto, os protegendo e guardando”.

Deus capacita seus escolhidos com este dom no cuidado com a manutenção e o desenvolvimento da igreja.
A eles cabe a liderança do rebanho. Cuidar e guiar as pessoas em suas necessidades espirituais.

Mestres

Mestre significa “Indivíduo dotado de excepcional saber”.

Decodificar o conhecimento de Deus e repassá-lo a todos os irmãos caracteriza-se como a atividade principal daquele que foi agraciado com este dom.

Ao possuidor, existe uma grande habilidade de compreender a palavra de Deus em detalhes e transmiti-la adiante.

É importante salientar que, ao contrário dos Evangelistas cujo dever é propagar a palavra de forma clara e objetiva, ao Mestre cabe o papel de ensiná-la de forma detalhada e aprofundada.

Como Descobrir Nossos Dons Ministeriais?

Deus não faz distinção entre nenhum de seus filhos. Tem um plano para cada um dentro do projeto de firmamento de sua igreja.

Infelizmente nem todos ouvem – ou respondem – ao chamado. Isso normalmente ocorre por falta de preparo espiritual, por isso é tão importante o estudo.

Com aprofundamento e constância, o cristão se torna naturalmente mais atento e vigilante.

Veja abaixo algumas dicas para que você possa identificar seu dom e colocá-lo a serviço dos seus e de sua comunidade.

  • Olhe para si. Faça um exame de consciência sobre sua personalidade e veja quais características possui em maior destaque.
  • Relacione suas características com os dons. Verifique em qual dos dons suas características de destaque se relacionam.
  • Converse com seu Pastor. Peça a ele que o ajude nesta análise entre características pessoais x características necessárias aos ministérios.
  • Vivencie cada um dos dons. Se for possível, converse em sua comunidade e passe um tempo em cada uma das funções. Após uma experiência prática, ficará mais fácil se autoavaliar e verificar em qual se saiu melhor.
  • Estude Teologia. Para poder experienciar as funções de Profeta, Evangelista e principalmente Mestre é necessário ter domínio das escrituras sagradas. Um Mestre que não goste de estudar por exemplo, certamente saberá não ser este o seu dom.
  • Ore. Se ainda assim, se sentir inseguro, peça confirmação ao nosso Senhor por meio da oração. Mas lembre-se, a resposta pode não vir no mesmo instante. Deus só fala conosco quando estamos com nossas emoções em repouso.

Após todos estes exercícios, certamente ficará mais claro qual foi o dom concedido por Deus a você.

Tenha em mente apenas que mesmo tendo um de destaque, sempre poderá atuar em outras funções, de acordo com as necessidades da igreja ou da comunidade onde você está inserido.

Atuar em seu dom garante que o faça com maestria, mas nunca se feche para o estudo e a disponibilidade para servir a Deus da forma como for chamado, pois somente o Pai conhece integralmente os planos que possui para nós.

Como Você Está Estudando a Bíblia?

Você deseja conhecer com muito mais profundidade a Palavra de Deus e tornar-se um cristão mais aprofundado nos mistérios de Deus, reconhecendo a sua vontade e andando pelos seus caminhos, como Ele deseja para cada um de nós?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento bíblico e teológico e estar melhor preparado para responder sobre questões da fé e, principalmente, desenvolver a sua espiritualidade cristã, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.