A Importância da Teologia na Frutificação Espiritual

A Teologia na Frutificação Espiritual

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

O ser humano é consciente de sua imperfeição e de que sua experiência na Terra deve ser evolutiva. Deus deixou lições que mostram características que devem ser perseguidas para se alcançar este objetivo. Este conteúdo tem como objetivo esclarecer como podemos alcançar e desenvolver a nossa frutificação espiritual.

O Que é o Fruto do Espírito?

O Fruto do Espírito é uma seleção de benesses produzidas na vida do homem que se associa a Cristo.

Foi uma explicação dada primeiramente pelo Apóstolo Paulo em sua carta aos Gálatas. No capítulo 5, versículos 22 e 23 o descreve como:

“…Mas o Fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei…”

Cristo possuía todas essas características. Pode-se entendê-las como a representação de seu caráter, logo, o Fruto do Espírito é a reprodução do caráter de Cristo no homem.

O FRUTO é a ação do Espírito Santo no coração do homem. Desta ação surgem as qualidades mencionadas por Paulo.

É possível desenvolver apenas algumas destas virtudes e se considerar possuidor do Fruto do Espírito Santo?

Sim, é possível desenvolver quais e quantas características se desejar, desde que positivas.Toda evolução sempre agrada ao Senhor, mas para possuir o fruto e representar o caráter do Cristo em si, todas as nove virtudes são necessárias.

O que é Frutificar Espiritualmente?

Fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, mas em termos de alma, imperfeitos, então o cristão consciente sabe que deve buscar desenvolver essas nove virtudes se quiser alcançar a plenitude.

O desenvolvimento dessas virtudes produz frutos por meio de atitudes positivas. Essa frutificação é o resultado do desenvolvimento humano em sua busca pela perfeição divina.

Este processo de frutificação espiritual possui estreita relação com a fé.

Na parábola do semeador, quando Jesus explica aos discípulos as diferenças de desenvolvimento das sementes plantadas nos quatro diferentes solos, faz analogia direta a ela.

A semente que caiu à beira do caminho e foi comida pelos pássaros são as pessoas que ouvem a palavra, mas não a compreendem. Vem o maligno e tira o pouco que havia sido semeado neste coração.

A semente que caiu no campo pedregoso é aquela pessoa que ouve a palavra com alegria, mas na primeira dificuldade perde sua fé, pois assim como o campo pedregoso não permite o desenvolvimento das raízes, é o coração de quem tem uma fé frágil.

O que foi semeado no campo de espinhos representa aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza as sufocam e ela não frutifica.

Agora a semente que finalmente caiu em campo bom, representa aquele que ouve a palavra, a compreende e dela se originam finalmente os frutos de Deus.

Se manter firme na fé é a garantia da abundância do amor de Cristo.

A pessoa que experimenta o amor de Cristo em seu coração, sente uma vontade natural de se desenvolver cada vez mais. Se fortalece na fé, passa a atuar mais ativamente em comunidade e a praticar os ensinos bíblicos.

Então, a frutificação espiritual ocorre como consequência de uma vida em comunhão com Deus.

Como podemos Frutificar Espiritualmente?

Semeando em terreno bom.

Jesus é a semente e o terreno bom é o amor e a fé que vem Dele.

Como vimos acima, quando isso está claro, seguir os ensinamentos e instruções ocorre de forma natural e crescente.

Em João 15:4,5, Jesus diz:

“…Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”

Assim como o ramo cortado não sobrevive, a pessoa sem Deus até pode sobreviver, mas sua vida certamente terá um fardo muito maior.

A comunhão evita o sofrimento, transforma as pessoas no amor, seja para com o próximo ou no auxílio com as atividades da congregação e consequentemente auxilia no desenvolvimento da sociedade.

Veja abaixo algumas dicas sobre como desenvolver as virtudes de Cristo:

  • Levar Deus a sério e amá-lo acima de todas as coisas;
  • Obedecê-lo;
  • Ter frequência nas orações;
  • Frequentar a igreja;
  • Amar e respeitar o próximo;
  • Ser grato;
  • Estudar a palavra;
  • Ser misericordioso e longânimo;
  • Praticar a caridade;
  • Exercitar a paciência;
  • Praticar e se manter fiel a fé, sobretudo em momentos de dificuldades;
  • Ser fiel às pessoas, palavras e compromissos;
  • Controlar pensamentos maldosos ou julgadores;
  • Ser amável.

É claro que seguir esta cartilha não é uma tarefa fácil. Exige alto grau de atenção e treino.

O viver como Jesus viveu é um Orai e Vigiai constante, mas tendo em vista que deste caminho evolutivo resulta em união total e completa com o Pai, faz todo o esforço valer a pena.

Como a Teologia pode ajudar na Frutificação Espiritual?

Vimos acima que reproduzir as virtudes de Cristo não é fácil, mas se Ele mesmo atribuiu a seus filhos esta missão é porque sabe que é possível ser realizada.

Estudar sempre foi uma boa estratégia para sair do ponto A para o B.

Conhecer o caminho a percorrer é o primeiro passo para trilhá-lo.

Planejar é o segundo.

Parte das tarefas listadas para se alcançar a frutificação refere-se à palavra. Afinal não se pode seguir a vontade de Deus ou obedecê-lo tendo um parco conhecimento sobre suas lições.

Conhecê-las superficialmente ou apenas as principais passagens tampouco trazem a base necessária. Pelo contrário, corre-se um grande risco de descontextualização e interpretações equivocadas.

A Teologia, entre muitas de suas frentes, tem em seu currículo matérias que auxiliam no correto planejamento, de modo a oferecer um guia por onde começar, manter-se, concluir e principalmente entender realmente aquilo que foi lido.

No Brasil há um alto índice de analfabetismo funcional, que é capacidade de leitura, mas incapacidade de interpretação.

Como a Bíblia, mesmo as mais atualizadas, ainda possuem um vocabulário rebuscado, sem contar a inerente complexidade de conhecimento impressa em suas páginas, afinal trata-se do livro da vida. E isso contribui para muitas distorções dos ensinamentos.

Você pode pensar que este campo de estudo se destina somente àqueles que pretendem seguir a carreira acadêmico religiosa, o que não está errado, mas limitado.

A tais acadêmicos, o conhecimento aprofundado é certamente uma obrigação.

Entretanto, Deus espera a frutificação de todos os seus filhos e quanto a isso não há exceção.

Rompa a barreira e explore o conhecimento. Veja o quanto a Teologia poderá contribuir para seu renascimento espiritual e frutifique cada vez mais.

Você Deseja Obter Maior Frutificação Espiritual?

Você deseja crescer espiritualmente com muito mais profundidade e tornar-se um melhor cristão a partir do conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.