Porque e Quando Estudar Teologia?

Porque e Quando Estudar Teologia

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Quando devemos iniciar nossos estudos na Teologia é sempre uma questão frequente para muitos cristãos. Qual o momento ideal para iniciar nos estudos teológicos? Porque devemos estudar Teologia?

Neste artigo, nós iremos apresentar algumas razões pelas quais você deve pensar em começar seus estudos teológicos ainda hoje, para aperfeiçoar o seu conhecimento e as suas habilidades de contribuição no Reino de Deus.

O filósofo Davi Hume, no seu livro Diálogos Sobre a Religião Natura, mostra um debate entre três filósofos diferentes sobre os assuntos de Deus: a evidência de sua existência, e se podemos ou não compreender a sua natureza.

Primeiro Devemos Entender Porque Estudar Teologia

O filósofo místico Démea argumenta que o estudo teológico deve começar após termos concluído todo os nossos estudos seculares com bom aproveitamento, pois o estudo da Teologia só pode ser confiada com segurança para pessoas capazes de exercer julgamento maduro, cujas mentes foram enriquecidas com o estudo de outras ciências. Ele também argumenta que as pessoas antes de terem sido totalmente expostas aos limites da filosofia e da razão, são arrogantes e pensam que a razão pode derrubar crenças religiosas.

O filósofo cético Philo, mostra a preocupação de que quando as pessoas alcançam a capacidade de pensarem com qualidade, passam a rejeitar as opiniões da Teologia, pois acreditam que os outros assuntos são muito mais interessantes.

O filósofo Cleanthes, vai tentar provar para Philo e Démea que não se pode construir a crença em Deus, baseada no ceticismo. Ao invés de focalizar nossa pouca capacidade de conhecer o divino, ele argumenta que devemos dar o nosso melhor para alcançarmos o máximo de conhecimento, pois não pode haver fé sem razão.

Porque Estudar Teologia Sempre Foi a Grande Questão dos Cristãos

Este debate foi escrito há mais de duzentos anos, mas a questão de se é possível e quando devemos estudar Teologia continua atual e em grande parte sem resposta. Porém, como a iniciativa de estudar Teologia deve ser nossa, a questão de quando devemos começar também é nossa.

Na verdade, a definição de Teologia não é totalmente compreendida e a importância de estudar Teologia raramente é discutida. Exatamente por isso o estudo teológico é deixado em segundo plano pela grande maioria dos cristãos.

A palavra Teologia é composta de duas partes: THEOS, que significa Deus e LOGOS, que significa palavra.

As culturas antigas compreendiam Teologia em seu sentido literal e abrangia qualquer estudo, debate ou conversa sobre Deus. Qualquer um que procurasse saber sobre Deus estava envolvido com a Teologia.

Em nossa realidade, a definição ocidental de Teologia, parece estar mais concentrada em mostrar estes estudo sobre Deus e sua natureza como um processo de estudos prolongado e enfadonho. É tão verdade, que a definição atual do Dicionário de Teologia começa com “o estudo da fé religiosa”, e é complementado com um elemento comum “de um curso de formação religiosa especializada em quatro anos.”

Teologia deve ser considerado como mais profundo do que simplesmente falar de Deus em uma conversa informal com amigos, mas também, não precisa significar um curso completo de Teologia ou Ciências Religiosas, dedicando anos à investigação exclusivamente religiosa.

Estudar Teologia é acessível para todos em qualquer nível educacional, por isso é necessário que todos se preocupem com seu desenvolvimento espiritual, engajando-se em algum nível no estudo da Teologia.

Teologia Gera Confiança e Convicção

A Teologia pode nos ajuda a sermos mais confiante em nossas próprias crenças, pois mesmo em seu nível mais básico, você estará lidando com uma tentativa de descobrir se as crenças de uma determinada religião são verdadeiras.

Quando somos mais jovens, o ensino teológico chega até nós através dos nossos pais, professores, líderes, pastores e outras figuras de autoridade. Porém, à medida que começamos a ampliar nossa visão bíblica e teológico, nos deparamos com pessoas de diferentes ideologias que querem argumentar conosco sobre o que é verdade.

Se entendermos completamente os ensinos bíblicos e teológicos que nos foram transmitidos, então estaremos preparados para argumentarmos com outras pessoas. Também teremos uma maior capacidade de analisar porque nossa Teologia é verdade e por que as outras são falsas. Quando debatermos com pessoas que têm visões teológicas diferentes, não seremos abalados pelos argumentos que trazem contra nós; e ficaremos em situação confortável o suficiente para um diálogo equilibrado.

A Teologia Ajuda Identificar a Verdadeira Religião

O estudo teológico nos ajuda identificar por nós mesmos se os ensinamentos de nenhuma religião são realmente verdade. As religiões apresentam respostas muito diferentes para perguntas como “qual é o nosso propósito de vida” e “o que acontece após a nossa morte”. Quanto mais estudamos Teologia e nos envolvermos com outras pessoas que trabalham através das dúvidas e questões que temos, tanto mais informações teremos sobre as diferentes religiões do mundo e o que elas ensinam.

A partir desta posição é que estaremos em melhor condição de tomar a decisão certa sobre o que é verdade. Nós não podemos confiar apenas na palavra dos outros. Temos de compreender plenamente não só a religião em si, mas também como ela nos influencia e como se encaixa em nossa visão de mundo.

C. S. Lewis, um filósofo e escritor cristão do século XX, afirmou: “Eu acredito na cristandade da mesma forma que acredito que o sol nasceu, não porque posso vê-lo, mas porque por ele eu vejo todo o resto.”

Se uma religião é verdadeira, seu ensinamento deve se encaixar com tudo o mais que sabemos e sobre o que estamos aprendendo sobre o mundo que nos rodeia. Mas, como podemos saber se este é o caso, sem entender plenamente os ensinamentos de tal religião?

Então, por que esperarmos até mais tarde para embarcar em uma jornada tão importante? Não há melhor momento do que agora para começar esta exploração bíblica e teológica. Se rejeitamos as religiões com base nas opiniões ou perspectivas dos outros, ou mesmo em nossa própria opinião incompleta, então agora é a hora de corrigir, enquanto nós temos a oportunidade e as ferramentas.

Nunca sabemos quando vamos nos encontrar numa situação em que nossa fé seja desafiada e teremos de defendê-la, tanto pelos outros como por nós mesmos. Nunca sabemos quando algo vai acontecer no cenário político global e que poderá afetar negativamente a religião.

A verdade é que estamos propensos a encontrar ambas as situações, mas também temos extraordinários recursos disponíveis para nós. É certo que nunca foi (e nem vai ser) mais fácil de se envolver com a Teologia do que agora, quando temos aulas, livros, professores e colegas estudantes, tudo online e ao alcance de todos.

O Problema do Conhecimento Teológico

Pode parecer uma tarefa difícil, especialmente se o seu objetivo é aprender todo o conhecimento bíblico e teológico. No debate do início deste artigo, o filósofo Démea argumenta repetidamente que com nossas capacidades mentais limitadas, nunca pode realmente saber a natureza de Deus. Isso é verdade! E para saber ou entender Deus precisa-se percorrer uma jornada eterna. Ele tem perfeito conhecimento, nós não. Mas, podemos esperar que, com o esforço contínuo para o conhecimento perfeito, nós crescemos cada vez mais e começamos a nos assemelharmos com o conhecimento perfeito, tanto quanto possível.

Talvez nunca venhamos a saber tudo, mas nós não precisamos, e quanto mais cedo começarmos estudar, mais seremos capazes de entendermos Deus, de entendermos questões complexas da espiritualidade e respondermos a todos que perguntarem sobre a nossa fé à medida que continuamos a estudar e aprender.

O estudo teológico equilibrado e saudável nos permite crescer e chegar a níveis mais profundos de pensamento e compreensão sobre a Bíblia, sobre Deus, sobre a Igreja, sobre o Ministério, etc. Então, por que esperar até mais tarde para embarcar em uma viagem tão incrível?

E agora? Qual será o seu posicionamento sobre a questão do estudo teológico? Estudar e avançar cada vez mais, adquirindo habilidades para defender a sua fé e debater em um nível mais profundo sobre os assuntos da Bíblia?

Ou vai ficar sempre procurando uma desculpa para não estudar Teologia – e depois continuar reclamando que não tem oportunidade?

Eu convido você a tomar uma decisão de mudança ao invés de procurar uma desculpa para continuar acomodado. Estudar Teologia é a saída para as questões que sempre passam pela sua cabeça e você tem vergonha de perguntar para qualquer pessoa.

Matricule-se hoje e embarque em uma jornada de revelação dos preciosos ensinos das palavras da Bíblia e da Teologia.

Aproveite e compartilhe este conteúdo!

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.