Método Para Planejar Estudos Bíblicos

Método Planejar Estudos Bíblicos

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Este artigo tem como propósito ajudar você planejar seus estudos bíblicos, pois isso é algo fundamental para qualquer cristão, afinal, a Bíblia é o guia da fé e da prática de vida de todos aqueles que se propõem a andar como Cristo andou.

Entretanto, ainda temos grandes dificuldades em estabelecer ritmo e evolução no tempo que dispomos para nossos estudos de tal forma que estejamos totalmente inteirados daquilo que nos é proposto.

Após identificar este problema inicial, vou lhe apresentar algumas orientações práticas que certamente o ajudarão a planejar seus estudos bíblicos e alcançar níveis de estudos cada vez maiores e mais aprofundados, tendo como resultado direto o seu crescimento espiritual e, por conseguinte, daqueles que estão ao seu redor.

“Dele todo corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (Efésios 4.16)

Como Planejar Seus Estudos Bíblicos

Foi feita uma pesquisa entre pessoas que são bem sucedidas e pessoas que não possuem tanto sucesso. O que todas as pessoas bem sucedidas tinham em comum, era uma lista de afazeres diários. “A tinta mais fraca é melhor do que a melhor memória” (ditado chinês).

O que anotar?

  • Não aquilo que é de costume, ou rotineiro, mas aquilo que eu não faria normalmente.
  • Compromissos eventuais.
  • Providências que preciso tomar para planos a longo prazo.

Como anotar?

  • Em pequenos papéis: tenha sempre a mão uma caneta e um papel/agenda.
  • Anote tudo! Quando tiver executado ação, risque-a ou faça uma anotação (OK) ao lado.
  • Se possível, renove a lista todos os dias. É melhor.
  • Uma sugestão: dobre uma folha A4, duas vezes, formando 4 quadrantes.
    • Na primeira face coloque a letra A: o que preciso fazer hoje.
    • No verso coloque a letra B: o que preciso fazer esta semana.
    • Na parte interna coloque a letra C: o que preciso fazer mais tarde.
    • Na outra parte interna coloque um e um :preciso ligar e preciso responder.

Vantagens

  • Possibilidade de anotar tudo (em pouco papel).
  • Visão geral dos compromissos, sabendo o que fica para fazer.
  • Não são perdidas idéias e oportunidades.
  • Trabalho e tempo em vão são evitados.
  • Ajuda a reconhecer prioridades e a alcançar objetivos.

Não temos mais do que 24 horas de tempo por dia, portanto, precisamos aproveitar o tempo que Deus nos dá. “E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?” (Mateus 6.27), sendo assim precisamos estar “Remindo o tempo, porquanto os dias são maus.” (Efésios 5.16).

Como Planejar Seus Estudos Bíblicos Sem Perder Tempo

Uma certa empresa (Bethlehem-Stell) contratou um agente para organizar a empresa. Este preparou uma lista de tarefas por ordem de importância, para o funcionamento da empresa. No contrato, o agente (Ivy Lee) tratou que após o trabalho, a empresa lhe pagasse o que achava ser um preço justo pelo seu trabalho. Depois de uma semana de trabalho, Ivy Lee foi chamado para receber um cheque de 25.000 dólares.

Importante versus Urgente nos Estudos Bíblicos

Geralmente as coisas urgentes não são importantes e as coisas importantes não são urgentes. Portanto, tome cuidado para que as coisas urgentes não ditem a sua agenda. Tome cuidado também com pensamentos do tipo: “Eu vou fazer o que eu gosto e o que eu não gosto, deixo para depois (ou não faço).”

Onde está o problema? Simples! Talvez o que você goste é apenas urgente e não importante; e o que não gostas, é o que fará a diferença em sua vida. Sendo assim, reveja seus conceitos sobre o que você gosta ou não, pois pode ser apenas uma questão de falta de dedicação, ou simples aversão a uma determinada atividade.

É importante também que seja feita sempre uma coisa de cada vez. Sempre termine de resolver a primeira tarefa antes de ir para a seguinte. Tenha sempre atenção total no seu afazer.

Conta-se que Thomas Edson, em seus primeiros anos de escola foi enviado para sua casa com um bilhete em suas costas, dirigido para a sua mãe. No bilhete dizia: “Segure este menino em casa, ele é muito burro para a escola”. Após alguns anos e centenas de patentes registradas com seu nome, foi lhe questionado como conseguira fazer todas estas coisas. Sua resposta foi: “O principal é concentração total em uma coisa”.

Um outro erro é começar com o trabalho mais simples e depois ir para o mais difícil. Melhor é fazer o mais difícil quando ainda estiveres com mais forças e ânimo e deixar as mais fáceis para depois.

Regra 80/20 Para Planejar Seus Estudos Bíblicos

Quando tudo é ordenado por prioridades os 20% mais importantes garantem 80% do resultado, e os outros 20% do resultado vêm dos outros 80% das tarefas mais fáceis.

  • 20% das tarefas mais importantes = 80% dos resultados
  • 80% das tarefas menos importantes = 20% dos resultados

Se numa lista de 10 coisas, você fizer as duas mais importantes, você já terá 80% de sucesso. Portanto, descubra-as e faça-as. Mas cuidado com a sua lista de importância, pois se você fizer as 8 coisas menos importantes, só alcançará 20% do que realmente deveria alcançar.

VEJA ESTE EXEMPLO! Quem se propõe a estudar a Bíblia sem um conhecimento do panorama histórico e teológico do texto selecionado, levará muito mais tempo do que aquele que já tem este conhecimento. O preocupante é que, muitas vezes, sem estes conhecimentos, além do muito tempo investido, há uma grande chance de não alcançar nenhum resultado satisfatório.

Faça um quadro de anotações de todos os seus objetivos e comece planejar seus estudos da Bíblia. Coloque em uma tabela seus objetivos longo, médio e curto prazo.

Exemplo:

  • Longo prazo (5 anos): Escrever um livro.
  • Médio prazo (3 a 4 anos): Estudar Teologia e alcançar o nível de Mestre.
  • Curto prazo (6 meses): Se eu morresse amanhã, o que poderia fazer hoje de importante e que deixaria como legado para as pessoas?

Agora é sua hora de praticar. Elabora sua planilha e não se preocupe em ser perfeito ou 100% seguro do que está fazendo. Posteriormente, você fará suas devidas alterações tornando-as alcançáveis.

*** Aproveite para planejar outras áreas da sua vida, pois todas elas contribuem, de alguma forma, para você tornar-se um exímio estudioso e praticante das verdades bíblicas.

Você percebeu que no final das contas, não é tanto uma questão de trabalhar, trabalhar e trabalhar, mas, principalmente, de planejar. “O que interessa não é como vem o vento, mas como a gente coloca as velas”.

  • Coloque todos os seus planos nas mãos do Senhor. “Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.” (Provérbios 16.3).
  • Faça um planejamento mais detalhado possível.
  • Gaste mais tempo planejando, pois você gastará menos tempo trabalhando.
  • Planeje algum tempo extra para os imprevistos que possam aparecer, ou seja, sempre faça um plano flexível em dias ou horas, dependendo da ação a ser executada.

Você tem alguma dica adicional ou alguma experiência para compartilhar? Fique à vontade e deixe seus comentários logo abaixo.

Matricule-se hoje e embarque em uma jornada de revelação dos preciosos ensinos das palavras da Bíblia e da Teologia.

Aproveite e compartilhe este conteúdo!

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.