Escatologia Brasileira – Como Interpretamos o Fim dos Tempos?

Escatologia Brasileira

2023 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 28 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

A Escatologia brasileira é muito interessante, pois encontramos vários posicionamentos que tentam explicar o fim dos tempos. Isso é importante para o estudante da Bíblia e da Teologia conhecê-los pois fortalece o seu próprio posicionamento sobre o fim dos tempos.

O mundo se tornou extremamente imediatista e a maioria não tem paciência para o estudo, para a leitura de livros e tudo mais. Muitos passam a maior parte do tempo no celular ou em atividades sem sentido.

Atitude como essas levam as pessoas a consumirem coisas que não trazem nenhum conhecimento de relevância para as suas vidas.

Mas, você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com Escatologia e tudo mais, não é mesmo?

Bem, entenda o seguinte:

No caso da leitura bíblica, está por muitas vezes relacionada basicamente a uma prática cristã, o que de certo modo afasta ainda mais algumas pessoas do interesse em conhecer este livro. O que é muito triste, porque deixam de estudar e crescer em entendimento.

Sendo assim, podemos pensar que se as pessoas não se importam em conhecer assuntos mínimos de coisas que estão em suas vidas, imagina alguém querer se aprofundar em questões que muitos acreditam como meras histórias fantasiosas.

Isso acontece, pois pouco buscam a leitura bíblica. Até mesmo no meio cristão, não mantem uma prática de estudo bíblico e devocionais em sua casa.

A Escatologia na Teologia Sistemática

A Escatologia é uma subdivisão da Teologia sistemática que estuda as profecias bíblicas para o fim dos tempos e podemos dizer que tem como base o que se entende por doutrina das últimas coisas.

Para quem é cristão e crê na Palavra de Deus revelada na Bíblia Sagrada precisa estudar de modo profundo o que ela pretende nos dizer.

Na Bíblia podemos encontrar respostas e esclarecimentos a respeito da nossa existência e sobre os tempos futuros. Mas, também é preciso deixar claro que sempre vai haver divergências entre as denominações; o que não pode e não deve ser sinônimo de confusão e conflitos entre irmãos.

A Escatologia brasileira está aí para tratar desses assuntos relacionados a vida após a morte, para onde vamos, sobre questões sobrenaturais que estão fora do nosso alcance dentre outros fatores sobre o mundo de Deus.

Como em qualquer outro estudo, há dentro da própria Escatologia brasileira divisões e linhas de raciocínio, mas cada uma delas de grande importância como ramo da Teologia cristã.

Com certeza é um tema onde há muita polêmica por conta das variadas visões sobre os últimos dias e tem como base o livro de Apocalipse que apresenta uma complexidade de entendimento maior quando comparado com outros livros da Bíblia Sagrada.

Porém, não é por exigir maior esforço interpretativo que ele deve ser deixado de lado como se não fosse importante; muito pelo contrário nele estão presentes coisas profundas sobre o propósito de Deus para a humanidade e, principalmente, para o fim dos tempos..

Vamos aprender um pouco sobre cada uma delas, suas características e visões a respeito do que se entende como o fim dos tempos.

Escatologia Pentecostal sobre o fim dos tempos

No meio pentecostal do Cristianismo considera-se a relação entre Deus e o homem através do batismo pelo Espírito Santo. Acredita-se nos dons espirituais, nos milagres, na cura e nas manifestações do Espírito.

Quando se trata das questões sobre a volta de Cristo e sobre os finais dos tempos, a Escatologia Pentecostal adota de modo geral o conceito do pré-milenismo que vamos entender aqui logo mais.

Escatologia Reformada sobre o fim dos tempos

A Escatologia Reformada está baseada em diversas passagens das Escrituras Sagradas e apresenta argumentos claros à respeito do que se compreende por finais dos tempos.

Está estruturada da seguinte maneira: o evento da segunda vinda de Cristo será único e visível a todos, com ela se encerra a história humana, não há mais a possibilidade de alguém ser salvo.

A ressurreição de justos e ímpios é única e vai acontecer no último dia e os homens serão julgados em um único evento.

Escatologia Batista sobre o fim dos tempos

No ambiente das igrejas batistas crê-se na salvação do indivíduo através da fé e acreditam nas ordenanças da santa ceia do Senhor como também no batismo único e consciente.

Em relação a Escatologia entendida pela concepção das igrejas Batistas podemos dizer que está pautada na ideia do pré-milenismo futurista.

Escatologia Pré-Milenista

Neste estudo escatológico é entendido que a igreja será arrebatada antes dos mil anos por Jesus Cristo e depois disso a terra vai passar pelo período da grande tribulação e haverá também a perseguição aos judeus.

Este pensamento foi dominado pelos pais da igreja Tertuliano, Cipriano, Ireneu Lion e Justino de Roma. Podemos dizer que o pré-milenismo é uma interpretação da Escatologia mais antiga que há.

Vale dizer que esta Escatologia tem base bíblica, histórica e teológica. Em relação as Sagradas Escrituras, algumas fontes servem de argumentos sobre o pré-milenismo e se encontram em apocalipse 20:4 e 5, em Atos 3:21 e muitas outras passagens.

A ideia é que a interpretação das Escrituras deve levar em conta todo o contexto, em que o Antigo Testamento deve ser entendido juntamente com o Novo Testamento.

Escatologia Pós-Milenista

Acredita-se que Jesus Cristo voltará pela segunda vez assim que terminar o tempo do milênio. Assim todos no mundo devem se converter antes que Jesus Cristo volte em glória.

Dos teólogos antigos podemos destacar Calvino que possui este posicionamento pós-milenista. Mas até os dias de hoje muitos pregadores e teólogos seguem esta interpretação escatológica.

Antes da volta de Cristo o pecado neste mundo não será totalmente abolido, mas acredita-se que ele vai ser bastante reduzido.

Algumas passagens bíblicas que sustentam tais posicionamentos podem ser encontrados em Mateus 28;18-20, João 3:16-17, Apocalipse 11:15 Mateus 16: 18 dentre outros versículos.

Escatologia Amilenista

Os amilenistas não acreditam que o reino milenar seja algo para futuro, mas que o Apocalipse 20 já está em curso. Por outro lado não haverá um milênio aqui nesta terra, mas ele é de natureza espiritual.

Dessa forma para eles a interpretação de Apocalipse 20 está relacionada aos mortos em Cristo.

Na efetivação do aprisionamento de satanás entre a primeira e segunda volta de Jesus. Contudo, o reino de Deus já está presente aqui, pois Ele já governa o seu povo través da Palavra e do Espírito.

Os amilenistas defendem o posicionamento a respeito do tempo de apostasia e o surgimento do anti-cristo antes da segunda vinda de Cristo. Eles situam a volta de Jesus depois do milênio.

Todo Cristão Precisa Entender a Escatologia

Você viu aqui um breve estudo sobre os tipos de Escatologia. Cada uma delas possui um aprofundamento grande sobre diversos posicionamentos sobre a volta de Cristo, sobre as interpretações em relação ao Apocalipse, o que a Bíblia nos revela sobre o fim dos tempos e muito mais.

Para que você tenha um conhecimento mais amplo sobre essas questões aqui expostas, primeiramente, é preciso buscar estudá-las em toda a extensão possível para que, dessa forma, possa compreender cada linha de raciocínio.

O estudo da Escatologia brasileira, como já foi falado aqui é de extrema importância para você que deseja entender diversas interpretações sobre as Sagradas Escrituras.

Através do estudo escatológico você será capaz de interpretar e fazer inferências sobre as relações proféticas que estão descritas na Bíblia Sagrada e compreender o que elas dizem da segunda vinda de Jesus Cristo.

Para você que é cristão vale muito à pena estudar a Escatologia brasileira, para manejar bem a Palavra de Deus, porque há muitas informações e doutrinas sem fundamentos a respeito do final dos tempos.

É preciso lembrar que cada estudo tem sua maneira própria de interpretação do que vai acontecer nos tempos do fim. O importante é que, através dos argumentos e das fontes você possa ter um panorama sobre o significado de cada ponto.

A Escatologia não se aprende com estudo superficial

Não podemos fazer uma leitura Bíblia superficial e dela tirarmos nossas próprias conclusões, ou seja, um estudo correto é buscar compreender o motivo dos diversos pontos de vista sobre um determinado assunto.

Muitos fecham os olhos para o estudo da Escatologia como se fosse uma parte complexa e que não precisamos saber sobre as questões do futuro; mas, esse é um pensamento limitante.

Quando Deus revelou para o homem acerca do final dos tempos, o desejo dele é que todos nós soubéssemos o que realmente aconteceria. E nós precisamos saber sobre essas coisas.

O interessante é pensar e refletir sobre o que as Escrituras nos revelam. Apesar de que não estou dizendo que você vai ficar estudando e contestando tudo e todos o tempo inteiro, mas procurar com humildade, entender os porquês dessas revelações.

Com o estudo da Escatologia, além de adquirirmos conhecimento sobre o que há de vir, podemos compreender um pouco mais a mente Deus e o seu agir. Isso nos dá esperança e consolo diante das aflições deste mundo.

Somos capazes de entender que não estamos vivendo por viver, mas que para tudo tem um propósito, um objetivo e intenção.

Deus não nos criou e criou o mundo com toda a sua complexidade e inteligência se não houvesse um sentido por trás de tudo o que vemos e vivemos.

A Escatologia não pode ser deixada de lado como se não precisássemos saber o que vai acontecer. É por ela que entender o presente e o que Deus espera de nós enquanto humanos aqui nesta terra.

Você Deseja a Escatologia Brasileira Com Muito Mais Profundidade?

Você deseja conhecer com muito mais profundidade a Escatologia brasileira e todas doutrinas cristãs e tornar-se um obreiro aprovado com um ministério frutífero e com conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Para desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit

Comece hoje a sua formação teológica!

Deixe seu comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Deixe um comentário

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Guias de estudos rápidos para você descobrir o prazer de estudar e entender a Bíblia e a Teologia com clareza e profundidade.

Porque estudar no Instituto Logos?

Somos uma das maiores escolas de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento e aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança, etc.

Junte-se a milhares de irmãos de todas as denominações evangélicas  do Brasil e outros países que já estudam conosco!

Porque somos Reconhecidos?

Por causa do compromisso com a Palavra de Deus, somos um dos Institutos mais lembrados e reconhecidos nas denominações evangélicas no Brasil e em outros países.

Somos recomendados por pastores, líderes e cristãos que já estudaram conosco e desejam que outros também adquiram o mesmo conhecimento sólido da Bíblia e da Teologia.

Nossa missão é levar até você um conhecimento profundo da Palavra de Deus e da Teologia.

Associados ABED
Associados ABRATE
Professor Online
Videoaulas de Teologia

Quer receber esses Livros agora?

Ebooks de Teologia - Instituto de Teologia Logos

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.