O Cristão Pode Comemorar o Natal?

Cristão Pode Comemorar o Natal?

2023 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 28 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Posso passar um tempo com minha família, ouvir música de Natal, comer uma boa comida e comemorar o nascimento de Jesus Cristo? Por que comemorar o Natal? Como cristão, você já se perguntou se o Natal é bíblico?

Os cristãos devem comemorar o Natal? A Bíblia não nos diz se devemos comemorar o Natal ou não. O Natal não é encontrado em nenhum lugar da Bíblia porque ele passou a ser comemorado no início da história da Igreja. Embora, muitas das tradições que cercam o Natal têm raízes pagãs, os cristãos podem redimir muitas dessas celebrações celebrando intencionalmente o nascimento de Jesus e o significado de Sua primeira vinda. Comemorar o Natal é, também, uma convicção pessoal que deve ser decidida entre você e o Senhor.

Nossa proposta aqui é descobrimos se o Natal é bíblico ou não e se os cristãos devem comemorar o Natal.

Comemorar o Natal é Bíblico?

Manjedoura de Jesus

Tanto a palavra Natal como a prática de reservar um dia específico para celebrar o nascimento de Jesus Cristo não é encontrada em nenhum lugar da Bíblia. Não existe um mandamento bíblico que diga se você deve ou não celebrar o nascimento de Cristo.

No entanto, existem muitos cristãos que comemoram o Natal. O motivo da celebração é encontrado na Bíblia em Mateus 1:18-25 e Lucas 1:26-38, 2:1-21.

Esta história conta como o anjo Gabriel disse a Maria que o Espírito Santo viria sobre ela e ela conceberia e daria à luz um filho e o chamaria de Jesus. O Senhor também revela essa mensagem a José, o homem de quem Maria estava noiva. Eles então viajam para Belém devido a um censo mundial e Maria dá à luz em um estábulo. Logo após, o Senhor envia um anjo para dizer a alguns pastores que o Salvador do mundo nasceu, e uma multidão de anjos começa a louvar a Deus. Como resultado dessa mensagem, os pastores então encontram Jesus deitado em uma manjedoura e depois contam a todos ao seu redor sobre esta grande notícia.

Outra parte da história é de homens que viajam do Oriente, vindo com presentes preciosos para Jesus, dois anos depois de Seu nascimento. Isso é encontrado em Mateus 2: 1-12.

As Verdades Natalinas Presentes na Bíblia

Esta é a história que os cristãos celebram durante a época do Natal, porque eles reconhecem as incríveis verdades que estão neste nascimento especial.

Embora o Natal não esteja na Bíblia, vemos diferentes personagens nos eventos do nascimento de Cristo, louvando a Deus e celebrando o nascimento do Rei recém-nascido:

  • Um anjo do Senhor aparece diante dos pastores à noite e anuncia o nascimento de Jesus para eles.
  • Uma multidão de anjos aparece no céu após o anúncio do anjo louvando a Deus e dando-lhe glória.
  • Os pastores deixam suas ovelhas para ir ver Jesus deitado em uma manjedoura, e depois correm para contar às pessoas que o Messias havia nascido.
  • Os pastores glorificaram a Deus por todas as coisas que ouviram e viram, conforme lhes foi dito pelo anjo do Senhor.
  • Dois anos depois, homens sábios do Oriente vêm com presentes para celebrar o nascimento do Rei dos Reis.

Embora este não seja o “Natal” como o conhecemos, a Bíblia nos mostra que o nascimento de Cristo foi reconhecido como um evento importante e que tanto os anjos quanto os homens celebraram o fato de Deus ter enviado Seu único Filho na forma de um bebê. Dessa forma, não deveria ser verdade para nós, como cristãos, celebrar a verdade de que Deus veio morar entre nós?

A Comemoração Natalina na Igreja Primitiva e Hoje

Quando você lê o Novo Testamento, você não vê nenhum dos apóstolos ou líderes da igreja primitiva na Bíblia celebrando o nascimento de Cristo. Em vez disso, você os vê celebrando a Ceia do Senhor e a morte e ressurreição de Jesus. Isso porque histórica e culturalmente, comemorar mortes era muito mais comum do que nascimentos.

Embora o Natal não seja mencionado na Bíblia, é bíblico celebrar a primeira vinda de Cristo e Seu nascimento. Quando os pastores descobriram sobre o nascimento de Jesus, eles adoraram a Deus e disseram a todos ao seu redor que o Salvador do mundo havia chegado. Devemos fazer o mesmo.

Muitas das tradições que cercam o Natal são, de fato, de origens pagãs, no entanto, muitas das tradições de Natal que os cristãos têm usado foram resgatadas por meio da celebração do significado do nascimento de Cristo.
Como cristãos, devemos estar atentos ao quanto participamos na época do Natal, mas isso não significa que não possa ser celebrado.

“Uma pessoa considera um dia mais sagrado do que outro; outro considera todos os dias iguais. Cada um deles deve estar totalmente convencido em sua própria mente.” (Romanos 14:5).

Como Paulo escreveu em Romanos 14: 5, é a convicção pessoal de uma pessoa tornar um dia mais especial, enquanto outra acredita que todos os dias são especiais. Isso implica que celebrar o Natal é uma preferência pessoal.

A História da Comemoração Natalina

Se o Natal não está na Bíblia, de onde ele veio?

Na época romana, as pessoas costumavam celebrar o solstício de inverno com uma festa e muito vinho. Este festival celebrava o ressurgimento do sol após os longos dias de inverno. O feriado também simbolizava nascimento e luz.

Mais tarde, os cristãos relataram o nascimento de Cristo, o Filho de Deus, a ser celebrado nessa época. As igrejas agora realizam cultos à luz de velas para ajudar os seguidores de Jesus a se lembrarem de que Ele é a Luz que veio a um mundo de trevas.

A Comemoração Natalina Entre os Romanos

Em Roma, os romanos também tinham um festival chamado Saturnália durante o mês de dezembro, que celebrava o deus romano Saturno, que era o deus da agricultura. Durante esse tempo, negócios e escolas fechavam e a sociedade romana virava de cabeça para baixo, pois aqueles em posições sociais mais baixas eram honrados e tratados com respeito e bondade pelos ricos.

Durante a Saturnália, famílias, amigos e vizinhos davam presentes uns aos outros e a seus deuses. Os ricos também davam generosamente aos pobres e faziam boas ações para desfazer todas as suas más ações ao longo do ano. Foi supostamente chamado de “o melhor dos tempos” por um poeta romano, que Charles Dickens mais tarde usou em sua história chamada “The Christmas Carol” para descrever o Natal e apresentar o Papai Noel como um personagem alegre.

Os romanos também celebravam outra festa nos meses de inverno, que caía em 25 de dezembro, chamada Juvenalia. Este festival celebrava o deus persa Mitra, o deus do sol, que costumava ser um deus hindu. Foi considerado o dia mais sagrado do ano pelos romanos. Muitos judeus e cristãos helenísticos também participariam dos feriados e tradições romanas.

A Comemoração Natalina Entre os Cristãos

O Natal não era um feriado conhecido até o século III, quando o Papa Júlio I escolheu 25 de dezembro como a data anual para celebrar o nascimento de Cristo no calendário georgiano. Supostamente, o aniversário de Jesus em 25 de dezembro permitiria que os cristãos ainda participassem dos festivais romanos de Saturnália e Mitra e ajudaria a convencer os romanos a aceitar o cristianismo.

Embora a Bíblia não nos diga exatamente quando Jesus nasceu, sabemos que não pode ter sido nos meses de inverno porque os pastores estavam nos campos cuidando de suas ovelhas. 25 de dezembro, no entanto, se tornou a data amplamente aceita para comemorar o aniversário de Jesus.

Árvore de Natal

A Comemoração Natalina Entre os Europeus

Após o período romano, os europeus começaram a queimar toras de yule no fogo durante os meses de inverno para manter suas famílias aquecidas. As toras de yule queimam três vezes mais do que as regulares e, portanto, são muito baratas para famílias de baixa renda. Dessa forma, essa se tornou uma tradição que perdurou por cerca de 12 dias do ano, entre 21 de dezembro e 1º de janeiro. Mais tarde, essa tradição foi introduzida no Natal, onde as famílias queimavam uma pequena tora de yule na véspera de Natal.

As pessoas também acreditavam que queimar as toras do yule purifica o ar e que as cinzas podem proteger contra os espíritos malignos. Hoje, embora ninguém na América mantenha esses itens perfumados em sua casa para afastar os maus espíritos, lojas de varejo em toda a América vendem pinhas perfumadas, azevinho e guirlandas de hera para ajudar as pessoas a entrar no espírito de Natal.

No final do século VI, o feriado e suas tradições se espalharam pela Inglaterra. No entanto, quando os peregrinos puritanos vieram para a Nova Inglaterra, eles tornaram o Natal ilegal porque muitas das tradições eram das culturas romana e celta que homenageavam outros deuses. Posteriormente, em 1870 o Natal foi declarado feriado federal nos Estados Unidos e muitas pessoas começaram a associá-lo ao nascimento de Cristo.

Como a Comemoração Natalina é Visto Hoje

Visto que o Natal se tornou feriado nacional, ele se tornou um dos dias mais importantes do ano para os cristãos, especificamente os americanos, em todo o mundo.

Curiosamente, o Natal é considerado por pessoas de outras culturas como um feriado cristão. Na Índia e no Nepal, os hindus têm um festival chamado Tihar ou Deepawali, que é chamado de Festival das Luzes. Celebrar este festival faz parte de ser hindu. Os cristãos não celebram festivais hindus por causa do significado por trás das práticas. Da mesma forma, os hindus também não celebram o Natal porque é para o Deus cristão e parte de ser cristão.

Em muitas outras culturas, ser cristão é comemorar o Natal. No entanto, hoje, a mensagem do Evangelho que deve ser apresentada na época do Natal em muitos países, incluindo a América, foi trocada por presentes, meias e Papai Noel, resultando em consumismo, materialismo, individualismo e nacionalismo.

Como cristãos, devemos ter cuidado para não mudarmos a mensagem do Evangelho ou encorajar novos crentes em outros países a seguir nossas tradições de Natal, alegando fazer parte de ser cristão. Você também deve ter cuidado para não perder a mensagem do Evangelho enquanto apresenta Cristo a outros em sua própria cultura, pois nossa cultura criou muitas tradições para se encaixarem no contexto do que queremos comemorar.

Se você perguntasse a uma pessoa o que ela acha que é o Natal, a resposta dela pode incluir comida deliciosa, reuniões familiares, neve, árvores de Natal, presentes e canções de natal, em vez de Jesus vir à terra em carne humana para viver entre Sua criação, morrer na cruz por seus pecados e ressuscitar para que eles possam viver em um relacionamento correto com Deus, o Pai.

A Comemoração Natalina e as Boas Obras Cristãs

Muitos cristãos podem não perceber isso, mas durante a época do Natal, eles também tendem a comprar mais, dar mais, ser voluntários mais e fazer atos de bondade pelas pessoas que normalmente nunca fariam. Isso é muito semelhante à mentalidade e às práticas dos romanos, que doavam generosamente e exaltavam os pobres.

Embora nós, como cristãos, devamos dar generosamente às pessoas e compartilhar o que temos (Deuteronômio 15:10-12), não seremos abençoados por Deus ou teremos nossas más ações compensadas pelas boas ações para com os outros no final do ano. Adotar essa mentalidade como cristão pode ser perigoso, pois podemos começar a acreditar que fazer boas obras nos renderá o favor de Deus, principalmente a salvação e a entrada no céu.

No entanto, a verdadeira mensagem do Evangelho é que não somos salvos por meio de nossas obras, mas pela obra consumada de Cristo na cruz e Sua graça (Efésios 2:8-9).

Ao compartilhar tudo isso com vocês, quero enfatizar que comemorar o Natal não é ruim. Como cristão, você é livre em Cristo para celebrar o Natal – ou não – se quiser. Mas, você precisa ter certeza de que celebrar o Natal não é o ápice de sua fé.

Preocupações Cristãs Sobre Como Comemorar o Natal

Depois de ler sobre a história do Natal e como ele é comemorado hoje, você pode se perguntar: está certo para um cristão participar da celebração do Natal?

Existem razões válidas para nos preocuparmos em celebrar o Natal da maneira que o mundo o faz.

Participar de Tradições Pagãs

Alguns cristãos se preocupam em participar de tradições de raízes pagãs.

“Cuide para que ninguém te leve cativo pela filosofia e engano vazio, de acordo com a tradição humana, de acordo com os espíritos elementares do mundo, e não de acordo com Cristo.” (Colossenses 2:8).

Na verdade, muitas das maneiras como celebramos o Natal não vêm da Bíblia, mas, como cristãos que foram libertados para seguir a Cristo, podemos encontrar maneiras criativas de celebrar o que Deus fez por nós, colocando lembretes em nossas casas e em nossos corações.

Como cristão, você deve ter cuidado para não celebrar a tradição em vez de celebrar Jesus Cristo. Não devemos fazer parte do mundo, mas antes ser uma luz no mundo para Cristo. Você deve fixar seus olhos nas coisas do alto e não nas coisas deste mundo.

Alguns cristãos podem ficar tão envolvidos em celebrar as tradições do Natal, comprar presentes e planejar as férias que se esquecem de comemorar o milagre do nascimento de Cristo. Como cristão, você é uma testemunha de Cristo e, portanto, suas ações e comportamentos devem refletir o desejo de que Cristo seja conhecido nesta época.

Participando na Comercialização

Compras de Natal

Como cristão, você deve ter cuidado para não se envolver no consumismo e no materialismo.

O Natal se tornou amplamente comercializado na América e em partes da Europa. O significado do nascimento de Cristo se perdeu à medida que as pessoas celebram a temporada em vez de celebrar a vinda de Cristo ao mundo.

Satanás distorceu nosso mundo e, claro, não quer que celebremos a primeira vinda de Cristo. No entanto, embora não haja um mandamento para celebrar o nascimento de Cristo, ainda podemos agradecer a Deus pelo presente de Seu Filho por nós.

Se você estiver dando presentes na época do Natal, deve ser uma representação do presente que Deus nos deu.

Portanto, comprar presentes para alguém que você ama porque quer mostrar o quanto você o aprecia pelo que ele é não é errado. Em vez disso, você deve ter a mentalidade de que dar presentes representa o amor que Deus Pai tem por você e a lembrança de que Ele enviou Seu único Filho à terra para viver e morrer para que você possa receber o presente gratuito da salvação.

Árvores de Natal e Idolatria

Outra preocupação é que as árvores de Natal não são bíblicas. As pessoas lêem a passagem em Jeremias 10: 1-16 onde o profeta escreve sobre não cortar uma árvore e depois esculpi-la como um ídolo, decorá-la com prata e ouro e se prostrar para adorar diante dela. Isaías 44: 9-18 também fala sobre o mesmo assunto.

As pessoas podem se deliciar em olhar para as árvores de Natal, mas os cristãos não se curvam diante de suas árvores para adorá-las. Adoramos apenas Jesus. Colocar uma árvore de Natal em sua casa e colocar enfeites nela e colocar presentes debaixo da árvore não é idolatria. Não é nisso que gira sua vida. Esta passagem não é um argumento lógico contra as árvores de Natal. Devemos ter cuidado para não pegar uma passagem fora do contexto da Bíblia.

Comemorar o Natal Não é Bíblico

Outra preocupação que alguns cristãos têm é que, no Antigo Testamento, Deus deu ordens muito específicas sobre como celebrar festivais e não participar de outras culturas. No Antigo Testamento, Deus realmente ordenou que eles guardassem certos festivais e se abstivessem de outros cultos culturais.

No entanto, as festas que Deus ordenou aos israelitas que guardassem não precisam mais ser mantidas porque eram uma sombra da vinda de Jesus Cristo. Se continuamos mantendo esses festivais na espera da primeira vinda do Messias, então o perdemos. Agora vamos celebrar a vinda de Cristo, lembrando de Seu nascimento, morte e ressurreição.

Alguns cristãos também citam Colossenses 2: 16-17 para provar que, como cristãos, não devemos celebrar um festival que não seja bíblico.

“Portanto, ninguém vos julgue na comida ou na bebida, ou quanto a uma festa, ou lua nova, ou sábados, que são sombras das coisas que estão por vir, mas a substância é de Cristo.” (Colossenses 2:16-17).

No entanto, esta passagem da escritura não ordena aos crentes que celebrem o nascimento de Cristo se isso for feito de uma forma que honre a Deus. Celebrar o Natal não é um dever que você deve cumprir como cristão, mas é um momento em que você pode celebrar a primeira vinda de Cristo com alegria e esperança, ansioso por Sua segunda vinda, quando estaremos todos com Ele para sempre.

Jesus não Nasceu em 25 de Dezembro

Outra preocupação é que provavelmente Cristo não nasceu em dezembro. Portanto, por que devemos celebrar Seu nascimento em 25 de dezembro?

A resposta é que é importante reservar um dia para intencionalmente e propositalmente focar na celebração do nascimento de Jesus Cristo. O Natal pode ser um dia em que você se lembra de honrar o nascimento de Cristo e louvar a Deus por enviar Seu único Filho à terra na forma de um bebê.

Razões Para o Cristão Comemorar o Natal

Como cristãos, não estamos mais sob a lei do pecado e da morte e, portanto, somos livres para viver em Cristo. Podemos celebrar o Natal com nossos olhos em Jesus e nosso olhar nas coisas eternas, em vez das coisas materiais deste mundo.

Estas são algumas das razões pelas quais os cristãos podem celebrar o Natal.

Lembrando a Promessa de Deus

Desde o início, quando o pecado entrou no mundo e o homem foi separado de Deus, em seguida Deus prometeu salvar e redimir aqueles que confiam Nele. Esta tem sido Sua promessa repetidas vezes até que Jesus nasceu em Belém e, por certo, Sua promessa foi cumprida quando Jesus morreu na cruz e ressuscitou.

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; Ele deve machucar sua cabeça, e você deve machucar Seu calcanhar.” (Gênesis 3:15).

Isso é algo que nós, como cristãos, podemos celebrar! Sem a morte e ressurreição de Jesus Cristo, estaríamos perdidos para o pecado e a morte para sempre. Mas, porque Jesus veio, viveu, morreu, ressuscitou e ascendeu de volta para Seu Pai, nós que colocamos nossa confiança Nele seremos salvos e poderemos viver para sempre com Ele!

O Milagre do Nascimento Virginal

Durante o Natal, podemos nos lembrar do milagre do nascimento virginal (Lucas 1:26-38), ou seja, Jesus Cristo é Deus encarnado, totalmente Deus e totalmente homem ao mesmo tempo. Por meio do Espírito Santo, uma jovem virgem chamada Maria concebeu e teve um filho, que é o Filho de Deus.

Ao vir à terra, Ele deixou Sua glória e seu trono para que um dia pudéssemos ser reconciliados com o Pai. Por meio de Sua morte, ressurreição e ascensão, agora somos restaurados a um relacionamento perfeito com Deus, o Pai.

Esta é uma notícia incrível! Este foi um mover milagroso de Deus que foi prometido gerações antes, mas agora aconteceu. Este é um motivo de grande comemoração! Esta é uma das razões pelas quais nós, como cristãos, podemos celebrar o Natal.

Jesus é Senhor dos senhores, Rei dos reis e Salvador do mundo

Durante o Natal, também podemos celebrar Jesus como nosso Senhor dos senhores e Rei dos reis. Sua primeira vinda foi a promessa que Deus deu às gerações antes de nós, e Ele nasceu para reinar e governar este mundo e nossos corações.

Jesus não é apenas Senhor dos senhores e Rei dos reis, mas é o Salvador do mundo, ou seja, o nome de Jesus significa Salvador. No Natal, podemos celebrar esta grande verdade, que Jesus veio para nos salvar de nossos pecados para que possamos viver para sempre com Ele e escapar da pena do pecado, que é a morte.

Jesus é a Luz do Mundo

Como cristãos, também podemos celebrar durante o Natal que Jesus é a luz do mundo. Nele não há trevas em absoluto, e Nele está a luz da vida (1 João 1:5-2:2). Quando acendemos velas ou colocamos luzes com fios durante a época do Natal, podemos lembrar que Cristo é a luz que penetra as trevas.

Como Podemos Comemorar o Natal

Podemos celebrar o Natal com nossas famílias. Sendo assim, a cada Natal, devemos priorizar a leitura da história do nascimento de Cristo antes de abrirmos qualquer presente. Desa forma, essa tradição nos ajuda a concentrar nossos corações e mentes em Jesus e nos lembrar da razão pela qual celebramos o Natal.

Aqui estão algumas maneiras de celebrar o Natal como cristão, honrando a Deus:

  • Agradeça a Deus pelo presente de Seu Filho!
  • Louve e adore Jesus por quem Ele é.
  • Glorifique a Deus celebrando as tradições de Natal que se concentram em Jesus Cristo.
  • Leia a história do nascimento de Jesus sozinho ou com sua família antes de começar o dia.
  • Compartilhe a história do nascimento de Jesus com um descrente. Lembre-se de que Deus não lhe deu um espírito de medo. Não tenha medo de compartilhar sua fé com as pessoas ao seu redor durante a época do Natal. As pessoas estão mais abertas para ouvir o Evangelho durante esta temporada.
  • Encontre oportunidades para servir a sua comunidade próxima. Isso poderia ser voluntariado em um acampamento, com um ministério de sem-teto, ajudando em um evento ou servindo em sua igreja.
  • Dê seu tempo e/ou dinheiro. O maior presente de Deus que Ele nos deu é Seu Filho, que comprou o presente gratuito da salvação por meio de Sua morte e ressurreição. Devolva o que Deus providenciou para você em agradecimento pelo que Ele fez por você.
  • Em vez de dizer “Boas Festas”, diga “Feliz Natal”, o que reconhece que neste único dia do ano focamos nossos corações e mentes na pessoa de Jesus Cristo.

Comemorar o Natal é Convicção Pessoal

Por fim, comemorar o Natal é uma convicção pessoal. Você pode escolher se deseja ou não comemorar o Natal. Lembre-se de que, embora o Natal não esteja na Bíblia, ainda existem inúmeras razões para celebrar o nascimento de Jesus Cristo e Sua primeira vinda a este mundo!

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou Seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo por Ele fosse salvo.” (João 3:16-17).

Se você deseja conhecer com mais profundidade sobre assuntos como este e obter excelente conhecimento bíblico e teológico, pode considerar estudar conosco nos mais completos cursos de Teologia, clicando aqui.

por Just Disciple

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit

Comece hoje a sua formação teológica!

Deixe seu comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Deixe um comentário

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Guias de estudos rápidos para você descobrir o prazer de estudar e entender a Bíblia e a Teologia com clareza e profundidade.

Porque estudar no Instituto Logos?

Somos uma das maiores escolas de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento e aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança, etc.

Junte-se a milhares de irmãos de todas as denominações evangélicas  do Brasil e outros países que já estudam conosco!

Porque somos Reconhecidos?

Por causa do compromisso com a Palavra de Deus, somos um dos Institutos mais lembrados e reconhecidos nas denominações evangélicas no Brasil e em outros países.

Somos recomendados por pastores, líderes e cristãos que já estudaram conosco e desejam que outros também adquiram o mesmo conhecimento sólido da Bíblia e da Teologia.

Nossa missão é levar até você um conhecimento profundo da Palavra de Deus e da Teologia.

Associados ABED
Associados ABRATE
Professor Online
Videoaulas de Teologia

Quer receber esses Livros agora?

Ebooks de Teologia - Instituto de Teologia Logos

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.