Compromissos de Ano Novo – Como Manter?

6 Etapas Para Manter Compromissos em 2022

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Compromissos de ano novo são feitos todos os anos por bilhões de pessoas: cristãs ou não. Ou seja, todos têm uma expectativa de que agora é a hora da mudança. Essa é, sem dúvida, uma das melhores sensações de um novo começo. Mas, talvez, você seja pessimista no que diz respeito aos compromissos de ano novo.

Por isso, pode ser que você tenha feito alguns e não os tenha guardado, então você pensa: “Por que se preocupar?”

Para que servem os compromissos de ano novo?

Um professor da Scranton University, chamado Dr. Norcross, certa vez realizou um estudo sobre compromissos. Em sua pesquisa, ele criou e acompanhou dois grupos de pessoas por vários anos.

Grupo 1: O primeiro grupo era formado por pessoas que queriam fazer uma mudança e iniciaram sua transformação em datas aleatórias. O resultado foi:

  • 50% ainda viviam a mudança duas semanas depois de terem começado.
  • 4% viviam a mudança seis meses depois.

Grupo 2: O segundo grupo também queria fazer uma mudança, mas eles começaram a transformação coletivamente no mesmo dia. O resultado foi:

  • 71% ainda viviam a mudança duas semanas depois de terem começado.
  • 46% viviam a mudança seis meses depois.

Quais são seus compromissos de ano novo?

Talvez haja algo atraente em fazer mudanças e compromissos, especialmente no início de um novo ano.

Por isso, a grande pergunta é o que você precisa para ter sucesso com seus compromissos de ano novo. Qual mudança você sabe que precisa fazer em sua vida?

  • Você quer ser mais saudável?
  • Deseja controlar melhor suas finanças?
  • Você tem um problema de caráter que deseja melhorar?
  • Quer fortalecer o seu relacionamento conjugal e familiar?
  • Deseja ter uma família mais abençoada na presença de Deus e diante da sociedade?
  • Você quer se aproximar de Deus?
  • Você quer ler a Bíblia de forma consistente este ano?
  • Ou passe mais tempo orando?
  • Você quer começar a se voluntariar?
  • Você quer começar estudar Teologia?

Os compromissos de ano novo exigem um passo de cada vez

Primeiramente, precisamos entender que o problema não é fazer uma resolução de ano novo; o problema é sua dedicação em tomar medidas que o ajudem a manter sua resolução de ano novo.

Inevitavelmente, as pessoas se transformam quando se comprometem a fazer uma mudança. Todavia, essa mudança deve ser executada em passos alcançáveis, sejam eles largos ou curtos.

Um dos grandes problemas das pessoas que colocam seus compromissos de ano novo no caderno é que, às vezes, são muito grandes e geram desistência; ou são muito pequenos e não geram a motivação necessária para mantê-los ativos.

O importante é estabelecer os seus compromissos e também os passos necessários para alcançá-los.

Para lhe ajudar no cumprimento dos seus compromissos de ano novo, seguem seis etapas fundamentais que podem ajudá-lo a manter seus compromissos de ano novo e aconteçam mudanças duradouras.

6 etapas para manter os compromissos de ano novo

1 – Entenda que você não pode. Mas Deus pode.

Temos a tendência de basear nossa capacidade de fazer mudanças com sucesso em nossa força de vontade. Isso não representa a vida cristã. A vida cristã é: “Estou crucificado com Cristo e não vivo mais, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20). No entanto, pessoas mortas não têm muito poder.

Fazer mudanças positivas em nossas vidas honra a Deus. Procurar fazer essas mudanças em nosso próprio poder desonra a Deus. Ele nos diz: “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito” (Zacarias 4:6). Sua estratégia para manter sua resolução precisa ser total dependência de Deus, acessando seu poder por meio da oração.

2 – Entregue sua vida à vontade de Deus.

A questão mais importante sobre nossos compromissos de ano novo é por quê . Às vezes oramos, pedindo a Deus que nos ajude a fazer uma mudança que queremos fazer, porém, não entendemos por que nossas orações ficam sem resposta.

Surpreendentemente, o próprio Deus nos diz: “Quando você pede, você não entende porque seus motivos estão todos errados. Você só quer o que lhe agrada. ” (Tiago 4:3).

Cristão é alguém que decidiu viver de uma maneira que, “quer coma, quer beba, ou faça o que fizer, faça tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Dessa forma, precisamos decidir comer mais vegetais, beber mais água, ou seja o que for, nós o buscamos para a glória de Deus.

3 – Assuma a responsabilidade pelo seu passado.

Muitas vezes o que nos impede de viver no futuro, inegavelmente, é a maneira como vivemos olhando o passado.

Nesse sentido, o que você está fazendo e não quer fazer, ou não está fazendo o que deseja? Por que você come demais ou se exercita muito pouco, grita com os filhos ou se ressente com seus pais? Para mudar, você precisa pedir a Deus que o ajude a assumir e liberar seu passado.

4 – Perdoe e peça para ser perdoado.

Quando começamos a pensar sobre o passado, muitas vezes descobrimos um problema de falta de perdão. Pode ser culpa por nossas ações ou cinismo sobre o pecado de outra pessoa que está nos mantendo presos. E, surpreendentemente, não percebemos como a culpa e o ressentimento podem manchar nossas vidas e infectar tudo.

Posso te encorajar? Se você se sente culpado por suas transgressões ou amargura por causa do pecado cometido contra você, faça do perdão sua prioridade. Em outras palavras, receber ou dar perdão irá ajudá-lo em todas as outras áreas de sua vida.

5 – Conecte-se a Deus e aos seus irmãos e amigos.

Acho que é sábio incluir Deus e alguns amigos próximos para decidir quais resoluções de ano novo você precisa fazer. Por isso, é necessário envolver Deus e alguns amigos próximos para manter essas resoluções.

Por exemplo, uma das suas estratégias para viver fielmente o novo você é a conexão. Como você se manterá conectado a Deus diariamente? Qual é o seu plano para acessar o poder dele? Quem são os amigos pelos quais você vai pedir para orar por você e responsabilizá-lo?

6 – Ajude os outros se conectarem com Deus.

Há uma frase interessante no ditado no movimento de recuperação: “Não há cura sem ajuda”. Pode haver algo de egoísta em tentar se desvencilhar quando nosso foco está apenas em nós. Desse modo, quando nos concentramos nos outros, sem dúvida, isso pode ter um impacto surpreendentemente positivo sobre nós. Então, e se, em vez de tentar manter sua resolução de ano novo, você decidir ajudar outros a manter a deles?

Sendo assim, ao pensar em seus compromissos de ano novo, considere viver a maior prioridade que Deus lhe deu. Surpreendentemente, esta foi a última ordem de Jesus para seus seguidores foi: “Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:20).

Finalmente, sua missão é ajudar outras pessoas a se conectarem com Deus. Se você não está ativamente engajado em sua missão, considere isso como uma de suas principais resoluções de ano novo.

Você deseja aprender mais para preparar-se melhor para os projetos de Deus em sua vida?

Em conclusão, você deseja conhecer com muito mais profundidade as doutrinas cristãs, em outras palavras, tornar-se um obreiro aprovado com um ministério frutífero e com conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Se você deseja, antes de tudo, desenvolver o seu conhecimento bíblico e teológico preparando-se para responder sobre questões da fé e desenvolver a sua espiritualidade cristã, inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia disponíveis em nosso site.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.