Como Estudar a Bíblia Sozinho: 6 Métodos Fáceis

Como estudar a Bíblia sozinho fácil

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Você deseja saber como estudar a Bíblia sozinho? Se você está procurando métodos diferentes para estudar a Bíblia e enriquecer sua leitura das Escrituras, nós organizamos alguns métodos fáceis a fim de que você possa dar o pontapé inicial para você adquirir o conhecimento bíblico que deseja.

Neste artigo você vai ter acesso a 6 maneiras fáceis de como estudar a Bíblia sozinho e, principalmente, entender  a Palavra de Deus com mais facilidade.

Antes de tudo, porém, independente dos métodos a seguir você pode escolher aquele que se adapta à sua época de crescimento espiritual, à passagem da Bíblia que lhe interessa e ao tempo que tem disponível. Dessa forma, você vai despertar ideias que você pode buscar em seu estudo da Bíblia.

Contudo, nós entendemos que independente do método que você utiliza, ou passará a utilizar a partir de agora, muitos assuntos, textos e mensagens da Bíblia ainda podem ser difíceis de compreender. Todavia, isso é normal.

Por isso, no final deste conteúdo, nós preparamos uma oportunidade para você dar um passo a mais e aprofundar seu conhecimento bíblico e teológico com mais segurança e rapidez.

Então, vamos aos métodos de como estudar a Bíblia sozinho e encontrar as respostas que você deseja.

Método de Estudo das 3 Perguntas

O Método das 3 Perguntas de Estudo Bíblico é uma maneira simples, mas poderosa de como estudar a Bíblia sozinho. Você simplesmente faz 3 perguntas que cobrem os 3 pontos mais importantes. Em resumo, pode ser aplicado a um único versículo ou a vários versículos (por exemplo, a história de Jesus e Zaqueu em Lucas 19:1-10).

  • A primeira pergunta é “o que aprendo sobre Deus nesta passagem?”
  • A segunda pergunta é “o que aprendo sobre as pessoas nesta passagem?”
  • A terceira pergunta é como aplicamos o que aprendemos : “O que Deus quer que eu faça?”

Entretanto, o ideal é você não se distrair com as ferramentas. Marcadores, gráficos, siglas são úteis se ajudarem você a se envolver com a Bíblia e aplicá-la à sua vida. Inegavelmente, é melhor usar um método simples e reprodutível, como o Método das 3 Perguntas.

Este é um método simples e reprodutível , por isso pode ser usado e ensinado por adultos e crianças, bem como, pode ser usado para liderar um pequeno grupo de estudo bíblico ou discussão.

Aqui estão algumas perguntas relacionadas nas quais você pode se ramificar. Dessa forma, você pode ter uma ideia de quão úteis são as 3 perguntas principais.

  1. O que esta passagem me ensina sobre Deus, Jesus ou o Espírito Santo?
  2. Como aprendo sobre a humanidade em geral – Como e por que as pessoas agem, pensam e sentem da maneira que agem? Quais aprendizados são sobre mim pessoalmente e por que ajo, penso e sinto da maneira que faço? Eu me identifico com alguém na história e por quê?
  3. Existe alguma coisa que Deus quer que eu faça de acordo com esta passagem? Um pecado a evitar ? Uma promessa para reivindicar ? Um exemplo a seguir ? Ou um Comando para obedecer?

Método de Escrever Versículos Bíblicos

Escrever um versículo ou vários versículos faz você desacelerar e pensar sobre as Escrituras. Como resultado, isso pode lhe dar uma perspectiva diferente sobre o versículo, do que apenas lê-lo sozinho.

Escreva com sua própria letra. Pode ser em uma folha de papel pautada. Você também pode ser criativo e escrevê-lo em um padrão diferente. Pode ficar colorido se quiser, bem como pode rabiscar um pouco e desenhar pequenas figuras, com o propósito de ajudar a processar o verso.

Dessa forma, ao escrever o versículo, pergunte a si mesmo:

  • Para quais palavras meus olhos são atraídos?
  • Qual é o assunto principal?
  • Qual é o verbo principal?

Leia a passagem em voz alta várias vezes. Tente lê-lo lentamente. Mas, também, leia-o rapidamente para ter uma noção da estrutura. Em resumo, leia novamente quantas vezes quiser.

Contudo, não incluí o uso do diário como um método separado de como estudar a Bíblia sozinho porque isso pode se aplicar a qualquer uma dessas maneiras diferentes de estudar a Bíblia. Mas, sem dúvida, um diário seria um ótimo lugar para mantê-los.

Dessa forma, pegue o diário ou papel em que escreveu as Escrituras e olhe para ele ao longo do dia. Você pode tirar uma foto com seu telefone e definir um lembrete durante o horário de almoço para vê-la. Em resumo, pense no versículo e como você pode aplicá-lo à sua vida.

Para dar um passo adiante, você pode parafrasear ou resumir o versículo ou passagem com suas próprias palavras. Isso faz você processar e perguntar o que o versículo significa ainda mais.

Você também pode criar um título para o versículo ou passagem e escrevê-lo no topo. Pode ser uma frase que resuma o assunto do versículo, o que você aprendeu ou como pode aplicá-lo à sua vida.

Método de Ler a Bíblia Inteira

Ler a Bíblia inteira é uma ótima maneira de estudá-la. Cada página da Bíblia revela o caráter, emoções, pensamentos e ações de Deus.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17)

Quando você lê a Bíblia inteira ou grandes porções dela, você pode obter uma visão geral da Bíblia. Sempre que você ler a Bíblia, você saberá em que parte do quadro geral ela está.

Como ler a Bíblia sozinho

  • Opção 1: Leia a Bíblia inteira de capa a capa.
  • Opção 2: Leia livros específicos primeiro para obter uma visão geral eficaz da Bíblia

Livros para uma visão geral eficaz ao ler a Bíblia sozinho

Esses 15 livros da Bíblia o ajudarão a cobrir todos os principais temas e o enredo principal da Bíblia, tornando-se muito útil na forma de como ler a Bíblia sozinho.

  1. Gênesis
  2. Êxodo
  3. Josué
  4. 1 Samuel
  5. 2 Samuel
  6. 1 Reis
  7. 2 Reis
  8. Esdras
  9. Neemias
  10. Habacuque
  11. Provérbios
  12. Lucas
  13. Atos
  14. Efésios
  15. Revelação

Os livros da Bíblia são organizados por categoria, não cronologicamente. Essa é uma das razões pelas quais ler a Bíblia de capa a capa é um desafio para muitas pessoas.

Por exemplo, há 4 registros dos Evangelhos, a vida de Jesus, no Novo Testamento. Você pode ler um dos Evangelhos pela primeira vez e depois ler os outros depois de ter uma visão geral da Bíblia.

Quando você estiver lendo a Bíblia inteira de capa a capa, pode usar um marcador que o motive. Eu simplesmente uso uma pequena nota adesiva. Não é necessário ler gráficos! Não é elegante, mas funciona. Dessa forma, meu marcador nunca cai e perde o lugar.

Os aplicativos da Bíblia também ajudam na leitura e compreensão

Existem também muitos tipos diferentes de planos de leitura para quem deseja saber como ler a Bíblia sozinho. E você pode encontrar online. Alguns aplicativos e programas bíblicos também possuem planos de leitura com lembretes. Um plano de leitura com marcas de verificação pode ser motivador para continuar lendo. Isso é especialmente verdade quando a vida fica ocupada e você se atrasa.

Outra maneira de cobrir a Bíblia é ouvir uma Bíblia em áudio. Surpreendentemente, as Bíblias em áudio podem lhe dar uma nova perspectiva sobre o fluxo de um livro. Você pode ouvir quando não é capaz de ler.

Muitos aplicativos da Bíblia oferecem áudio junto com o texto. Além disso, alguns aplicativos oferecem uma opção de versões dramatizadas ou não dramatizadas do áudio. Ademais, os dramatizados podem incluir música de fundo, efeitos sonoros e diferentes atores lendo diferentes partes da Bíblia.

Se você ficar preso em seu plano de leitura da Bíblia, sinta-se à vontade para pular quaisquer livros ao longo do caminho e voltar a eles mais tarde. Lembre-se, o objetivo é encontrar Deus e Seu coração para você. Desta forma, você mantêm o principal como o principal, encontrará grande benefício e encorajamento na Palavra de Deus.

Método do Estudo Prático

Um Estudo Prático é como um estudo tópico da Bíblia, mas com um foco mais amplo em aplicá-lo à sua vida. Surpreendentemente, estes são tópicos sobre os quais livros inteiros podem ser escritos. Por exemplo, estudos práticos podem mergulhar em tópicos como oração, discipulado, criação de filhos, relacionamentos, como viver sua fé no local de trabalho e como compartilhar sua fé com os outros.

A singularidade de um estudo prático é a aplicação da verdade da Bíblia à nossa vida moderna. É incrível ver que, surpreendentemente, a Bíblia escrita há cerca de 2.000 anos atrás pode se aplicar à nossa vida moderna. Diante disso, incontáveis pessoas receberam a sabedoria de Deus e aplicaram as verdades da Bíblia em suas vidas.

Método da Memorização das Escrituras

Memorizar as escrituras é uma ótima maneira de como ler a Bíblia sozinho e esconder a Palavra de Deus em seu coração. Entretanto, memorizar partes da Bíblia permite que você pense no versículo da Bíblia a qualquer hora do dia ou da noite. E, principalmente, você pode começar com versículos que são especialmente significativos para você.

Além disso, pode combinar a memorização das Escrituras com muitos dos diferentes Métodos de Estudo da Bíblia, como escrever versículos em sua própria escrita e meditar na Palavra. Desse modo, esses métodos fluem bem juntos.

Você também pode memorizar vários versículos ou até mesmo capítulos da Bíblia. Sendo assim, este seria um objetivo mais desafiador, mas também muito gratificante.

Em resumo, há um grande valor em ter a Bíblia sempre em mente e pronta para pensar por si mesmo ou para compartilhar com os outros (João 14:26).

Método da Meditação Contínua

Para meditar na Palavra de Deus é necessário ponderação e permanência na Escritura. É uma maneira de fazer com que a Palavra de Deus “habite ricamente em vocês” (Cl 3:16).

“Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês, ensinando e admoestando uns aos outros com toda a sabedoria, cantando salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão em seus corações a Deus.” (Colossenses 3:16)

A Bíblia fala mais sobre meditar na Palavra do que estudá-la (Gn 24:63; Js. 1:8; Salmos 1:2; 119:23,97). Ou seja, estudar é observar e reunir fatos, analisá-los e chegar a conclusões.

A meditação é uma forma de ficar propositalmente focado em uma frase ou versículo curto e ponderá-lo profundamente. Nesse sentido, meditar na Palavra é mais como cozinhar um ensopado por muitas horas do que um refogado rápido em uma panela.

A meditação bíblica não é obter mais informações da Bíblia, mas, principalmente, deixar que uma palavra ou frase da Bíblia tome conta do seu coração e mente.

Há muitas maneiras de como estudar a Bíblia sozinho e meditar na Palavra, por isso, já examinamos vários deles anteriormente, pois essas maneiras diferentes se sobrepõem e estão relacionadas umas às outras.

Como ler e meditar na Palavra de Deus

  • Leia a Palavra Lentamente. Leia o versículo da Bíblia várias vezes. Descubra frases ou palavras-chave.
  • Escreva a Palavra. Escreva o versículo inteiro pelo menos uma vez.
  • Memorize a Palavra. Ter o versículo em sua mente e coração libera você para não ter que procurar seu lugar na página.
  • Fale a Palavra. Gentilmente fale em voz alta várias vezes. Pode ajudá-lo a se concentrar e processar o versículo.
  • Cante a Palavra. Cantar a Bíblia? Sim! (Col 3:16) Cantar pode abrir o coração e as emoções. Esta tem sido uma parte importante de muitas tradições nos mosteiros ao longo da história. Acrescenta outra dimensão à meditação na Palavra de Deus.
  • Ore a Bíblia. Transforme a Bíblia em um diálogo com Deus. Agradeça a Deus pela verdade para a qual o versículo está apontando. Comprometa-se a obedecer e peça a Deus para capacitar seu coração para seguir adiante.
  • Imagine a Bíblia. Por exemplo, quando Jesus diz que o Reino de Deus é como um semeador que vai ao campo semear, imagine a cena em sua mente. O que Deus está pensando, sentindo e dizendo?

Todas essas são maneiras de meditar na Palavra de Deus e permanecer na presença de Deus. Certifique-se de anotar quaisquer idéias e pensamentos que você teve e peça a Deus para lhe dar mais.

Você deseja aprender a Palavra de Deus com profundidade e extrair grandiosas revelações?

Finalmente, dê o primeiro passo hoje e descubra como estudar a Bíblia sozinho e se envolver com Deus e Sua Palavra.

Você deseja conhecer com muito mais profundidade a Palavra de Deus, compreendendo sobre as doutrinas cristãs e as verdades espirituais que afligem a humanidade?

Então, esta é, inegavelmente, a principal oportunidade de desenvolver o seu conhecimento bíblico e teológico. Você estará preparado para responder sobre questões da fé e desenvolver a sua espiritualidade cristã. Então, inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia disponíveis em nosso site.

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.