Como Estudar a Bíblia Sozinho: 5 Métodos Avançados

Como estudar a Bíblia sozinho avançado

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Como estudar a Bíblia sozinho e compreender a sua mensagem com profundidade é um anseio comum entre os cristãos. No entanto, muitos cristãos não sabem por onde começar ou que método deve ser utilizado para conhecer a Bíblia Sagrada em profundidade.

Porém, de acordo com Rick Warren, a chave de como estudar a Bíblia sozinho é saber como fazer as perguntas certas. Dessa forma, uma vez que você sabe o que perguntar, estudar a Bíblia passa a ser simples!

Em síntese, você vai conhecer 5 maneiras avançadas de compreender com profundidade os textos bíblicos, principalmente, por conta própria. Milhares de pessoas, grupos pequenos, igrejas e classes de seminários usam estes mesmos métodos e agora você também vai descobrir as verdades maravilhosas e eternas da Palavra de Deus!

Por isso, no final deste conteúdo, nós preparamos uma oportunidade para você dar um passo a mais e aprofundar seu conhecimento bíblico e teológico de tal forma que você adquira mais segurança e rapidez.

Então, vamos aos métodos de como estudar a Bíblia sozinho e encontrar as respostas que você deseja.

Método de Estudo Bíblico dos Personagens

Em um Estudo de Personagem ou Estudo Biográfico, você olha para um personagem na Bíblia e extrai lições de sua vida.

Há muitos para escolher – personagens principais como Abraão, José, Débora, Moisés, Rute, Davi, Salomão, Ester, Paulo e Pedro. Contudo, existem centenas de outros personagens na Bíblia com os quais você pode aprender.

Em um estudo de caráter, você está vendo como Deus se relaciona com as pessoas e como as pessoas respondem a Deus. Dessa forma, você pode observar e aprender com os procedimentos de Deus na vida de uma pessoa.

Você pode aprender com as experiências positivas e negativas na vida de uma pessoa, principalmente, com perguntas objetivas. Existem lições de vida interessantes? Houve algum desafio que a pessoa enfrentou? Quais foram os seus maiores defeitos? Eles os superaram? Como?

Por exemplo, a vida do rei Davi, o segundo rei de Israel, é um estudo fascinante. Ele começa como um menino pastor que é fiel nas coisas mundanas desta vida, como cuidar de algumas ovelhas. Deus o vê como um homem segundo o Seu coração e o escolhe para ser rei sobre todo o Israel. No entanto, leva muitas décadas até que a promessa completa seja cumprida. Ao longo do caminho, David tem muitos triunfos e alguns grandes tropeços.

A Bíblia é uma combinação de biografias, poemas, canções, visões e sonhos, cartas e história. A Bíblia não é escrita como um livro teológico. É sobre como Deus se relaciona com as pessoas na vida cotidiana.

Quando você faz um estudo de caráter, com o propósito de mergulhar na vida de uma pessoa na Bíblia, com toda a certeza, você encontra lições valiosas para aplicar em sua própria vida. Você pode se encontrar na história.

Como fazer um Estudo Bíblico de Personagem ou Biográfico

  1. Escolha um personagem na Bíblia.
  2. Descubra todas as passagens da Bíblia onde a pessoa é mencionada. Tenha cuidado com pessoas diferentes com o mesmo nome. Uma rápida pesquisa na internet ou um dicionário bíblico será útil. Bíblias de estudo podem ter uma concordância ou índice que pode ser útil.
  3. Faça uma linha do tempo de sua vida, se for útil. Quais são os principais eventos na vida dessa pessoa? Que tipo de provações ou tentações eles enfrentaram? Por exemplo, para o rei Davi, pode ser bom mapear as diferentes estações de sua vida e as diferentes cidades onde essas estações ocorreram: Belém, Gibeá, Adulão, Hebrom e Jerusalém. Estes podem ser encontrados nos livros de Samuel e Crônicas.
  4. Que traços de caráter você percebe? Que pontos fortes ou fracos da pessoa são destacados na Bíblia? Eles lutam com o mesmo problema ao longo da vida? Você percebe algum padrão? Como eles superaram essas provações ou tentações?
  5. Que lições você pode tirar da vida deles? Você consegue se encontrar nessa história? Como você pode se identificar com o personagem? O que você pode aplicar à sua própria vida? O que Deus quer que você faça? Comprometa-se a obedecer. Peça a Deus para capacitar seu coração a obedecer.

Método de Estudo Bíblico por Livros

Você já tentou outras maneiras de como estudar a Bíblia sozinho e quer ir mais fundo? Gosta de ser desafiado? Estudar um livro da Bíblia, ou fazer um estudo livro por livro, é um ótimo caminho a percorrer.

Estudar um livro da Bíblia é uma das formas mais desafiadoras de estudar a Bíblia porque envolve um pouco de cada método de Estudo da Bíblia. Assim, também, nesse processo de estudos, pode-se envolver o estudo de temas, tópicos, personagens, palavras individuais e referências cruzadas.

Um estudo de livro leva tempo e dedicação, mas também pode ser o mais gratificante! É uma maneira interessante de como estudar a Bíblia sozinho, pois nos leva mais fundo no texto por um longo período de tempo.

Surpreendentemente, você pode ver muitos versículos da Bíblia sob uma luz totalmente nova quando os lê em seu contexto. Ou, inesperadamente, descobrir que alguns de seus versos favoritos significam algo diferente do que você pode ter ouvido no passado.

Se você tirar um versículo de seu contexto, ele pode parecer significar algo diferente do que o autor pretendia. A vantagem de um estudo de livro é que ele ajuda você a manter os versículos da Bíblia em seu contexto. Você quer saber o que Deus está dizendo e não mudar seu significado.

O que eu amo em fazer um estudo de livro da Bíblia é que geralmente acabo onde não esperava. Começo com uma ideia geral do que acho que o livro significa. Então eu acabo em um lugar surpreendentemente diferente no final.

Estudar a Bíblia um livro de cada vez requer algum compromisso de tempo. Pode levar de algumas semanas a muitos meses para estudar um livro da Bíblia, dependendo da extensão e complexidade do livro.

Como estudar os livros da Bíblia

  1. Faça um esboço do livro.
  2. Procure por palavras-chave ou frases.
  3. Identifique os principais temas, ideias e versículos-chave.
  4. Procure as principais aplicações.
  5. Estude o pano de fundo do livro.

Essas etapas não precisam ser seguidas na ordem exata. Você pode voltar a qualquer uma das etapas à medida que sua compreensão do livro se desenvolve. Como acontece com qualquer um dos métodos para estudar a Bíblia, aproveite a jornada e o processo de aprendizado.

As lições que você aprende no Estudo Bíblico, e também na vida, muitas vezes vêm em momentos inesperados e de maneiras inesperadas. Mantenha-se consistente e no caminho certo e você descobrirá muitas jóias na Palavra de Deus ao longo do caminho.

Se for sua primeira vez fazendo um estudo de livro, minha recomendação seria escolher um livro do Novo Testamento que não seja muito longo, como o livro de Filipenses.

Método de Estudo Bíblico por Temas ou Tópicos

À medida que você lê a Bíblia, pode haver alguns tópicos ou temas que você está interessado em aprofundar. Um Estudo Bíblico Tópico ou Temático é um tipo de estudo que explora um tema ou tópico por toda a Bíblia.

Como fazer um estudo bíblico tópico

  1. Escolha um tópico.
  2. Procure cada exemplo desse tópico na Bíblia.
  3. Categorize e resuma suas descobertas. Explore as diferenças, nuances e conexões nos versos.

Há muitos temas teológicos ou doutrinários na Bíblia. Por exemplo, como Jesus é totalmente Deus e totalmente homem. Os teólogos chamariam isso de doutrina da Encarnação. Há também tópicos como salvação, anjos ou a natureza da igreja.

O tópico também pode ser orientado a aplicativos. Quais são os frutos do Espírito? Como você desenvolve a paixão por Deus? Como posso perdoar as pessoas que me magoaram e deixar o passado para trás? O que a Bíblia diz sobre o batismo nas águas? Qual é o propósito da oração e do jejum?

Há um número incontável de tópicos e temas na Bíblia que você pode buscar. Como a cor roxa é usada na Bíblia? O que o número “12” geralmente significa?

Dependendo do tópico, pode ser um estudo que leve uma hora, ou se for um tema importante como o Fim dos Tempos, pode levar meses.

Porque o estudo por tópico ou temas é importante?

A ideia de um Estudo Tópico ou Temático é estudar o que a Bíblia diz sobre um tópico ou tema em toda a Bíblia e não apenas em um versículo.

Para fazer isso, você pode usar ferramentas como uma Concordância Bíblica. Muitas Bíblias, especialmente Bíblias de Estudo, têm pelo menos um pequeno índice no verso.

Diante disso, como você procura cada instância de um tópico ou palavra? Uma concordância é uma ótima ferramenta para isso. Uma Concordância é como um índice na parte de trás de um livro. Por exemplo, você pode procurar todos os versículos onde a palavra “céu” ocorre na Bíblia. A fim de que os leitores tenham esse recurso disponível, algumas Bíblias têm uma concordância na parte de trás, mas geralmente são muito limitadas.

Você pode procurar cada versículo para estudar e comparar (referência cruzada) com outros versículos.

Sendo assim, se com a concordância tópica não tiver muitos resultados, ou você quiser estudar os versículos por conta própria antes de procurar em uma concordância tópica, você pode usar uma concordância padrão que procura palavras, não tópicos.

A concordância mais usada é alguma variação da Concordância Exaustiva de Strong, mas a maioria dos aplicativos ou sites da Bíblia pode fazer isso facilmente usando o recurso de pesquisa.

Enfim, em nossos Cursos de Teologia, disponibilizamos como Bônus tanto a Bíblia Digital quanto a Concordância Bíblia Exaustiva, que são recursos de extrema importância para o estudo por temas, tendo em vista que você pode pesquisar por assuntos, com muita facilidade.

Método de Estudo Bíblico das Referências Cruzadas

Estudar referências cruzadas é procurar outros lugares na Bíblia que mencionam as mesmas ideias ou ideias semelhantes. Inegavelmente, esse método não requer tanto comprometimento de tempo quanto alguns dos métodos que vimos até agora, mas você pode aplicá-lo a qualquer versículo ou passagem das Escrituras em que esteja interessado.

Por exemplo, há quatro relatos do Evangelho, ou Boas Novas da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ou seja, os escritores dos Evangelhos cobrem muitos dos mesmos eventos. Sendo assim, cada referência pode revelar um detalhe diferente ou dizê-lo de uma maneira ligeiramente diferente, com o intuito de ajudar você a entender a passagem que está estudando.

Essas referências cruzadas indicarão a palavra, frase ou ideia em diferentes partes da Bíblia. Você verá que a Bíblia muitas vezes interpreta a si mesma. Por exemplo, se você estiver lendo um versículo em Efésios, encontrará muitas passagens paralelas no livro de Colossenses. Se você estiver no livro de Apocalipse , encontrará muitas referências ao livro de Gênesis.

Essas referências cruzadas geralmente estão na coluna central. Entretanto, algumas Bíblias têm títulos para seções adicionados e podem listar passagens paralelas. Além disso, Bíblias de referência, algumas Bíblias de leitura e quase todas as Bíblias de Estudo terão referências cruzadas ao lado do texto da Escritura.

Como as referências cruzadas podem contribuir nos seus estudos?

Se um versículo da Bíblia não faz sentido, olhar para o contexto imediato ao redor do versículo ou procurar referências cruzadas pode trazer muita clareza. Ou, pelo contrário, se você não entender o versículo imediatamente, coloque-o “na prateleira” e use um dos outros métodos onde mostramos como estudar a Bíblia sozinho.

Memorize a Escritura para que você possa pensar sobre ela. Você pode tentar meditar na Palavra de Deus e deixar o insight surgir lentamente.

Além disso, escreva suas perguntas em um diário, não apenas os insights e aplicações. Peça a Deus para abrir Sua Palavra para você. Você descobrirá que muitas dessas perguntas são respondidas eventualmente.

Dessa forma, descobrir como estudar a Bíblia sozinho é um grande incentivo para todo cristão, possibilitando o  seu desenvolvimento bíblico e teológico, ainda mais que você estuda de acordo com o seu ritmo de estudos.

Método de Estudo Bíblico das Palavras

Um estudo de palavras analisa as palavras e traduções individuais do texto bíblico.

Por exemplo, existem várias palavras diferentes nos idiomas originais da Bíblia que geralmente são traduzidas apenas em uma palavra, amor, nas traduções em inglês. Do mesmo modo, existem mais de 7 palavras hebraicas diferentes para louvor no Antigo Testamento. Há muitas oportunidades para um estudo frutífero se você souber onde procurar.

Em síntese, aprender a fazer um estudo de palavras corretamente leva muito tempo para aprender pelo menos o básico dos idiomas originais em que a Bíblia foi escrita. Os insights de estudos de palavras a partir desses recursos. A menos que você esteja fazendo uma pesquisa original em teologia ou estudos bíblicos, esses recursos lhe servirão bem.

Para que você possa adquirir a habilidade de ler o Antigo Testamento na sua língua original, nós disponibilizamos um Treinamento Rápido de Hebraico Bíblico para que você possa iniciar sua melhor compreensão da Palavra de Deus. Este treinamento é liberado para todos os irmãos e irmãos que se inscrevem a partir do Curso Bacharel Avançado em Teologia.

3 maneiras para você se beneficiar do estudos das palavras

  1. Compare versões e traduções diferentes da Bíblia. Por exemplo, Atualizada, Corrigida Fiel, King James e Linguagem de Hoje, etc.
  2. Use um recurso de estudo de palavras como o Dicionário Conciso de Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine para procurar palavras específicas.
  3. Aprenda a usar softwares da Bíblia ou ferramentas online.

Em nossos Cursos de Teologia, também disponibilizamos a Bíblia Digital com vários comentários e versões disponíveis para seus estudos, pesquisas e meditações. É um material enriquecedor para todos que desejam aprender mais da Palavra de Deus.

Você deseja aprender a Palavra de Deus com profundidade e extrair grandiosas revelações?

Finalmente, dê o primeiro passo hoje e descubra como estudar a Bíblia sozinho e se envolver com Deus e Sua Palavra, ao mesmo tempo em que adquire segurança na interpretação da Palavra de Deus e nunca mais ficar refém de pessoas mal intencionadas, ensinando heresias no meio da igreja.

Você deseja conhecer com muito mais profundidade a Palavra de Deus, principalmente, compreendendo sobre as doutrinas cristãs e as verdades espirituais que afligem a humanidade?

Então, esta é, inegavelmente, a principal oportunidade de desenvolver o seu conhecimento bíblico e teológico. Você estará preparado para responder sobre questões da fé e desenvolver a sua espiritualidade cristã. Então, inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia e receba, em seguida, seu acesso ao conteúdo disponível na Área do Aluno.

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.