Panorama Histórico da Assembleia de Deus

Assembléia de Deus - Panorama Histórico

2023 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 28 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

A Assembleia de Deus no Brasil surgiu por causa de uma renovação que ocorreu nas igrejas evangélicas do mundo todo por volta de 1990, principalmente na América do Norte. Essa renovação tem base no capítulo 2 do livro de Atos dos Apóstolos, encontrado na Bíblia Sagrada. Devido a isso, eles foram chamados de “pentecostais”.

As igrejas da época ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina do das igrejas evangélicas pentecostais. O clima nas pequenas comunidades ficou tenso ao saber que existiam ali dois homens, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que realizavam reuniões de oração inserindo a nova doutrina pentescostal, fazendo com que o número de crentes curiosos aumentasse cada vez mais, pois eles queriam saber do que se tratava aquele movimento e muitos desses curiosos se rendiam a esse “reavivamento”. Como castigo por tal “rebelião”, Berg e Vingren foram expulsos de sua atual igreja e fundaram, em 1918, a Assembleia de Deus.

Em pouco tempo, a Assembleia de Deus, que nasceu no Belém do Pará, começou a alcançar todas as demais vilas e cidades, foi quando alcançou as grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. Por causa desse crescimento espetacular, os crentes pentecostais começaram a se destacar no âmbito religioso do Brasil.

A Assembleia de Deus é um segmento protestante que segue os princípios da Reforma pregada por Lutero, no século 16. Atualmente, a Assembleia de Deus possui em torno de oito milhões de membros, mas apesar desse “peso”, sua visão é de agir profética e sacerdotalmente.

É comum que alguém frequente uma determinada igreja e não conheça afundo sobre a história da denominação e tudo mais.

É claro e evidente que uma pessoa, ainda mais que não tenha sido criada em meio cristão não vai procurar, pelo menos em primeiro momento saber sobre detalhes históricos da igreja.

Em geral, quando uma pessoa busca uma igreja ela na verdade está a procura de Deus, ou assim deveria ser. As questões que envolvem a Teologia, a doutrina e os costumes em geral não são pontos pesquisados pelos membros.

Mas, isso é de grande importância, pois através disso podemos ter um conhecimento sobre suas doutrinas e práticas. É através desse panorama histórico que você vai ser capaz de compreender como funcionam as igrejas e quais são suas bases teológicas.

Há diversas denominações. Muitas possuem uma base próxima, porém também divergem em vários aspectos que merecem total atenção.

Hoje em dia podemos encontrar uma igreja facilmente. Há uma variedade enorme de congregações, práticas próprias, funcionalidades e administrações.

Por um lado é bom, porque cada pessoa pode procurar um local para prestar culto a Deus que seja agradável, porém se você não conhecer bem sobre as denominações pode permanecer infelizmente em uma igreja com visões deturpadas.

Por isso também que é papel do Cristão estudar cada vez mais as Escrituras e os assuntos teológicos a fim de crescer em entendimento.

Aqui vamos apresentar em especial um panorama histórico da Assembleia de Deus.

Origem da Assembleia de Deus

Em primeiro momento vale dizer que a Assembleia de Deus é uma denominação cristã evangélica pentecostal e protestante do mundo. Há um número muito grande de membros e é uma das maiores denominações cristãs de alcance internacional.

No que diz respeito à origem,pode-se dizer que seu início se deu em um movimento pentecostal conhecido como o avivamento da rua Azusa em 1906 com a pregação de William Seymour.

Nessa ocasião diversas pessoas foram profundamente impactadas pelo Espírito Santo e falavam em línguas estranhas; muitos foram curados e o mover de Deus esteve presente naquele lugar.

A partir de todo esse acontecimento impressionante que mexeu com a vida de muita gente naquele dia,começou a se espalhar um pensamento mais profundo voltado para as questões pentecostais em diversas congregações independentes.

Mas foi em 1914 nos Estados Unidos que surgiu de fato a primeira menção a Assembleia de Deus.

Os Fundados

Desde o movimento pentecostal que se iniciou após o ocorrido em Azusa, muitas congregações pentecostais foram surgindo. Então, alguns líderes fizeram uma convenção em Hot Srpings, Akansas, 1914 e criaram o Concílio Geral das Assembleias de Deus. Depois mais a frente passou a funcionar em Springfield, Missouri.

Essa igreja está ativa até os dias atuais e seus fundadores foram vários pastores e líderes. O seu líder atual é George O. Wood, o qual tomou posse em 2007.

Daniel Berg e Gunnar Vingren

Daniel Berg nasceu em 1884 em Vargon. Filho de batistas conheceu o movimento pentecostal na Suécia.

Gunnar Vingren nasceu em 1879 na Suécia e também foi um missionário evangelista pentecostal como berg. Os dois tem grande relevância e destaque para a igreja.

Berg se converteu e se batizou na Igreja Batista, em 1899. Nos Estados Unidos se formou como fundidor de profissão. Já Vingren trabalhou na área de jardinagem. Logo após ser batizado ensinou na Escola Dominical como seu pai fazia e mais a frente se tornou pastor da Igreja Batista.

Os dois missionários tiveram contato com o movimento pentecostal nos Estados Unidos, onde se conheceram em 1909. Desde então os dois começam a difundir a mensagem pentecostal que tanto fez parte de suas experiências.

A Assembleia de Deus no Brasil

Daniel Berg e Gunnar Vargen fizeram uma viagem para o Brasil chegando em Belém do Pará, em 1910. O que ninguém poderia imaginar era o tamanho da transformação que ia acontecer por conta deles.

Os missionários fizeram uma série de reuniões onde houve um movimento pentecostal muito grande entre as pessoas. Muitos falavam em línguas durante as orações.

A partir de então os irmãos deixaram a Igreja Batista e fundaram em 1911 as Assembleias de Deus, que aos poucos foram se expandindo cada vez mais para outras regiões do Brasil.

Divisões Denominacionais

As igrejas protestantes foram crescendo em grande número por todo o mundo. Podemos ver uma diversidade e quantidade enorme de denominações. De modo geral algumas delas são mais expressivas ou mais conhecidas.

Igrejas de uma determinada denominação precisam ter a mesmas características em relação as principais doutrinas e funcionalidades. É claro que elas não são idênticas, mas devem caminhar de modo semelhante.

Acontece que nos dias atuais há muitas igrejas e pode ocorrer de algumas divergirem em alguns aspectos, o que pode causar até mesmo confusões nos membros.

Aqui no Brasil cada ministério é a igreja sede e suas filiadas ou congregações. Mas os avanços veem ocorrendo é há no Brasil uma série de convenções e ministérios com suas próprias administrações.

Vale ressaltar também que as Assembleias de Deus em outras partes do mundo também podem sofrer sistemas um pouco diferenciados, práticas distintas dentre outras posições.

Personagens Importantes na História da Assembléia de Deus no Brasil

Como já foi mencionado aqui, no que diz respeito a história da Assembleia de Deus no Brasil, as figuras de maior destaque e relevância foram os irmãos Daniel Berg e Gunnar Vingren, uma vez que, influenciaram o Brasil com suas experiências pentecostais adquiridas.

Paulo Leivas Macalão, nascido em 1903, foi um compositor e pastor de grande relevância. Ele fundou o ministério de Madureira, que é um movimento importante das Assembleias de Deus no Brasil. Foi consagrado por Vingren e traduziu inúmeros hinos da harpa Cristã.

Doutrinas Assembleianas

É importante dizer que cada igreja protestante possui suas doutrinas que muitas vezes podem ser diferentes uma das outras em alguns pontos. Essas doutrinas são essenciais para trazer a igreja uma organização mais disciplinada e unificada para todos os membros.

Veja abaixo algumas doutrinas das Assembleias de Deus:

  1. Prática de batismo em água por imersão total;
  2. Entende a Bíblia como inspiração de Deus;
  3. Crê que há apenas um Deus e na trindade Pai, Filho e Espírito Santo;
  4. Que Jesus nasceu de uma virgem, morreu e ressuscitou indo para o céu;
  5. Que todo o ser humano já nasceu em pecado;
  6. Salvação do homem;
  7. Batismo pelo Espírito Santo;
  8. Arrebatamento;
  9. Juízo final;
  10. Um novo céu e nova terra.

Esses são alguns pontos mais centrais de toda a doutrina presente nas igrejas das Assembleias de Deus. Essencialmente a Assembleia de Deus segue o Arminianismo no quesito salvação do homem.

Conceitos Sociais, Éticos, Legais e Teológicos

Em vários momentos, o Conselho Geral das Assembleias de Deus publicou conceitos sobre vários fenômenos sociais e éticos na sociedade. Em tais publicações são refletidas:

  1. O direito do crente de servir no exército e portar armas;
  2. Contracepção abortiva como pecado;
  3. Rejeição completa da homossexualidade;
  4. Reconhecimento da eutanásia como uma forma de suicídio, entre outros.

Perspectivas Futuras da Assembleia de Deus

Em relação a perspectiva futura da Assembleia de Deus, esta crê na volta de Cristo para arrebatar a igreja. Isto com base no Pré-Tribulacionismo, em que que a igreja não passará pela grande tribulação e será poupada de todos os horrores deste período predito na Bíblia.

Acredita-se que tanto os vivos quanto os mortos serão arrebatados e encontraram com Cristo nos ares para serem levados ao céu.

Sendo assim, de acordo com essa visão doutrinária defendida pelas Assembleias de Deus, a igreja espera pela volta de Cristo tendo como base os acontecimentos ao redor do mundo que apontam para a sua vinda.

Um Conselho Para Todos os Cristãos

Vimos um breve panorama histórico da Assembleia de Deus. Isto para que você tenha de modo prático uma ideia sobre o que aconteceu; como a Assembleia de Deus foi fundada e suas origens.

São vários acontecimentos e temáticas teológicas a serem exploradas em relação as denominações protestantes no mundo.

É extremamente importante que você conheça cada uma das denominações, estude suas características e visões doutrinárias.

É preciso dizer aqui, como já disse no início deste artigo, que nos dias de hoje vemos uma variedade muito grande de igrejas e denominações. Muitas seguem uma mesma base, mas há outras que possuem práticas diferentes que podem até mesmo ir contra a Palavra de Deus.

Para quem é cristão deve saber disso e tomar o maior cuidado ao frequentar as igrejas. Observe e procure conhecer a doutrina que acredita e segue, as práticas, costumes dentre outros.

Mantenha também uma rotina de estudos bíblicos e teológicos. Analise a igreja que frequenta com base nas Escrituras.

Vale ressaltar também, que cada um de nós enquanto humanos podemos sim estudar e analisar, mas devemos ter cautela, porque muitos querem defender o que acreditam e se esquecem do amor ao próximo, da obediência a Deus, o tratar as pessoas com respeito e apresentar suas argumentações com mansidão.

Muitas igrejas parecem que querem disputar com os membros e criam argumentos sem fundamento, agem de forma equivocada e administram a igreja de modo frio e sistemático.

A igreja precisa sim de organização, mas tudo isso deve ser feito com amor a Cristo e carinho pelas almas que estão ali para prestarem culto ao Senhor.

As igrejas devem entender que todos nós somos irmãos em Cristo e que sempre vai haver divergências, mas não podemos permitir jamais que isso passe por cima dos ensinamentos de Cristo e de como devemos agir enquanto fiéis a Palavra de Deus.

Não podemos no esquecer também que sim, é verdade que a pessoa deve seguir a Cristo e não seres humanos. Sempre continuaremos a nos decepcionar com as pessoas, mas não podemos nos afastar do relacionamento com nossos irmãos, pois esse é o desejo de Deus, nosso Pai.

Por isso também, é papel das igrejas manterem uma ordem nas práticas e fazer tudo com amor e com verdade. Todos nós somos iguais para Deus; ele ama a todos igualmente então não deve haver entre os irmãos o sentimento de superioridade.

As igrejas precisam, de modo geral pregar a verdade de Cristo com mansidão e levarem a sério as coisas de Deus.  Se acreditamos que Ele é o nosso Senhor, criador e salvador, então essa verdade deve transparecer em nós.

A história da Assembleia de Deus é bastante ampla e há muito a ser estudado. Sem sombra de dúvidas é um tema a ser pesquisado para saber sobre a história das igrejas evangélicas e suas doutrinas.

Que este breve panorama sirva de motivação para que você explore mais sobre o tema durante seus estudos teológicos.

Você Deseja Conhecer Mais Sobre as Doutrinas das Igrejas Protestantes??

Você conhecer com muito mais profundidade as doutrinas cristãs e tornar-se um obreiro aprovado com um ministério frutífero e com conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit

Comece hoje a sua formação teológica!

Deixe seu comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Deixe um comentário

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Guias de estudos rápidos para você descobrir o prazer de estudar e entender a Bíblia e a Teologia com clareza e profundidade.

Porque estudar no Instituto Logos?

Somos uma das maiores escolas de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento e aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança, etc.

Junte-se a milhares de irmãos de todas as denominações evangélicas  do Brasil e outros países que já estudam conosco!

Porque somos Reconhecidos?

Por causa do compromisso com a Palavra de Deus, somos um dos Institutos mais lembrados e reconhecidos nas denominações evangélicas no Brasil e em outros países.

Somos recomendados por pastores, líderes e cristãos que já estudaram conosco e desejam que outros também adquiram o mesmo conhecimento sólido da Bíblia e da Teologia.

Nossa missão é levar até você um conhecimento profundo da Palavra de Deus e da Teologia.

Associados ABED
Associados ABRATE
Professor Online
Videoaulas de Teologia

Quer receber esses Livros agora?

Ebooks de Teologia - Instituto de Teologia Logos

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.