Apolo, Um Exemplo de Mestre na Bíblia

Apolo, um Mestre Bíblico em Corinto

2023 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 28 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Segundo consta no dicionário bíblico, mestre é chamado de professor; instrutor, que possui autoridade para ensinar (Sl 119.99; Mt 10.24). Pode ser ainda considerado como alguém perito em alguma ciência ou arte (Êx 35.35). Tomaremos como referência Apolo, este grande exemplo de mestre e ensinador que manejava bem a Palavra da Verdade e que possuía um zelo que serve de inspiração para nós, cristãos.

Quando olhamos para a Bíblia, encontramos poucas referências sobre Apolo. Mas, sabemos que ele foi um dedicado obreiro da igreja primitiva. Apesar de trazer sete referências sobre seu precioso nome, já é suficiente para traçarmos um perfil desse homem que Deus levantou. O livro dos Atos faz menção a ele como obreiro, e esse será o tema do nosso precioso estudo.

Apolo, Um Grande Professor

Natural de Alexandria (At 18.24), cidade considerada o centro educacional da época, por serem formadas em sua universidade as melhores mentes pensantes no Egito antigo. Por ter crescido nesta cidade, alguns estudiosos dizem que Apolo “recebeu formação de nível universitário em retórica na grandemente valorizada educação grega”. A Bíblia Sagrada, versão NVI em Atos 18.24, o qualifica como um professor culto e com grande conhecimento.

Sendo instruído nos “caminhos do Senhor”, conforme relatado em Atos 18.25 com um grande nível de conhecimento, considerado “eloquente” e hábil orador. Penso que aprender sobre ele é na verdade um grande exemplo a ser seguido por nós obreiros (2 Tm 2.15).

Apolo, Um Ensinador com Autoridade

O ensino de Apolo estava alicerçada na pessoa bendita de Jesus Cristo ao qual fazia diligentemente (At 18:25). Conhecendo somente o batismo de João batista, ministrava com poder e autoridade dada pelo Espírito Santo. Por este motivo, Priscila e Áquila, ao ouvirem sua mensagem, lhe convidaram para sua casa. O propósito desta visita era lhe ensinar sobre tudo que havia acontecido com Jesus, passando pela Sua vida, morte e ressureição (At 18.26). Quando Apolo compreendeu sobre os desígnios de Cristo e “o caminho de Deus”, foi muito sucedido em seu ministério.

Em Corinto, capital de Acaia, Apolo dá continuidade em seu ministério e, conforme é descrito no livro de Atos, foi um grande obreiro útil à igreja. Sua paixão e eficiência é lembrada por Paulo em sua Primeira Epístola aos Coríntios.

“Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.” (1Co 3:6)

Apolo, Um Ensinador com Dom de Deus

Didaskalos, é uma palavra que no grego significa instruir. Tomando Jesus como grande mestre do ensino, vemos em Apolo esse precioso dom ao qual seguiu fielmente. Quando se trata de um dom espiritual, podemos dizer que é dado por Deus para exercer algo dentro do Reino, para que o corpo de Cristo (a Igreja) seja edificada através desse ministério. Penso que não é algo que possa ser conquistado, mas segundo a bíblia é dado por Deus gratuitamente para aqueles que o Senhor escolhe e capacita.

A Bíblia diz em Romanos 12 e 1 Coríntios 12, que ensinar é um dos dons do Espírito Santo, com o propósito de transmitir, ou seja, repassar ou ministrar verdades bíblicas com eficácia. A responsabilidade daquele que é escolhido por Deus deve ser a de desenvolver a capacidade de transmitir claramente e comunicar o conhecimento, através do amor, da meditação e do desenvolvimento de habilidades que possibilitem o professor transmitir a Palavra de Deus aos corações e praticá-la diariamente.

Conclusão

Apolo dá um grande exemplo de mestre para nós cristãos que fomos chamados para exercer esse precioso dom. É o próprio Deus quem elege e capacita para que assim possamos produzir muitos frutos. Precisamos seguir o exemplo do grande mestre Apolo: obreiro humilde e dedicado ao ensino. Ter uma vida de devoção ao Senhor, perseverar no jejum e nas orações, não esquecendo de buscar o Espírito Santo diariamente… Esse é o papel de todos que foram vocacionados para esta nobre tarefa.

Você Deseja Estudar Teologia e Tornar-se um Grande Mestre?

Você deseja conhecer com muito mais profundidade a Palavra de Deus e tornar-se um teólogo cristão mais aprofundado nos mistérios de Deus, compreendendo sobre as doutrinas cristãs e as verdades espirituais que afligem a humanidade?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento bíblico e teológico e estar melhor preparado para responder sobre questões da fé e, principalmente, desenvolver a sua espiritualidade cristã, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

 

* Cláudio Néris B. Fernandes

Referências:

https://www.casadosenhor.com.br/dicionario

https://estudos.gospelmais.com.br/mestre.html

Aproveite e compartilhe este conteúdo!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Reddit

Comece hoje a sua formação teológica!

Deixe seu comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Deixe um comentário

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Guias de estudos rápidos para você descobrir o prazer de estudar e entender a Bíblia e a Teologia com clareza e profundidade.

Porque estudar no Instituto Logos?

Somos uma das maiores escolas de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento e aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança, etc.

Junte-se a milhares de irmãos de todas as denominações evangélicas  do Brasil e outros países que já estudam conosco!

Porque somos Reconhecidos?

Por causa do compromisso com a Palavra de Deus, somos um dos Institutos mais lembrados e reconhecidos nas denominações evangélicas no Brasil e em outros países.

Somos recomendados por pastores, líderes e cristãos que já estudaram conosco e desejam que outros também adquiram o mesmo conhecimento sólido da Bíblia e da Teologia.

Nossa missão é levar até você um conhecimento profundo da Palavra de Deus e da Teologia.

Associados ABED
Associados ABRATE
Professor Online
Videoaulas de Teologia

Quer receber esses Livros agora?

Ebooks de Teologia - Instituto de Teologia Logos

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.
Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.