10 Ferramentas Indispensáveis no Estudo da Teologia

10 Ferramentas no Estudo da Teologia

2022 será um ano diferente para você e seu ministério… Faça como mais de 25 mil irmãos do Brasil e de outros países que estão participando de um seleto grupo de profundos entendedores da Palavra de Deus e que alcançaram aprovação e reconhecimento ministerial… Você também deseja alcançar estes resultados? Clique aqui e saiba mais!

A- A+

Ferramentas teológicas são um ponto importante a ser definido por todo estudante da Palavra de Deus e da Teologia.

Além disso, é necessário organizar uma rotina de estudos, pois é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer aprendizado. Com pelo menos o mínimo de planejamento do que você pretende estudar ao longo dos dias já é de grande ajuda.

Ao estudar Teologia é necessário não apenas um planejamento dos horários e tudo mais, mas antes de tudo buscar por ferramentas corretas que vão auxiliar todo o processo.

A Teologia abrange um conhecimento muito amplo e portanto se você não tiver o material certo poderá sentir uma dificuldade na hora de estudar. São diversas versões bíblicas, dicionários e outros livros complementares que devem fazer parte do estudo.

Separe um momento do dia de forma disciplinada e estude cada ponto de modo profundo e com bastante concentração.

Não se esqueça de fazer pesquisas em fontes confiáveis e sérias para não cair em conceitos equivocados; o que vai prejudicar o seu estudo teológico. Sendo assim, saiba usar os melhores recursos e da melhor maneira possível.

Estude com um olhar curioso e aberto para compreender as diversas argumentações e os pontos apresentados. Faça portanto um estudo crítico e sistemático aproveitando o que a Teologia tem a oferecer.

Pensando em tudo isso, conheça as 10 ferramentas teológicas indispensáveis para você aplicar e melhorar seus estudos teológicos hoje:

1. Utilizar Bíblias de Várias Versões

Para fazer um estudo correto é necessário o uso de várias versões bíblicas. Cada uma delas tem uma funcionalidade que vai auxiliar no entendimento completo.

Algumas versões tem uma linguagem mais clássica e outras uma linguagem mais contemporânea que facilita a nossa compreensão nos dias atuais.

O que deve levar em conta é o uso correto para cada ponto que você estiver estudando. Sendo assim, antes de escolher quais versões utilizar, veja bem sobre cada uma delas.

Todas podem ser diferentes em muitos aspectos da linguagem e tudo mais, porém o sentido de tudo o que está escrito deve sempre ser o mesmo para todas.

2. Utilizar Comentários Bíblicos

O uso desses comentários é de grande relevância para quem estuda teologia, porque eles encaminham o seu estudo e facilitam bastante o entendimento de muitas questões.

Dessa maneira, eles abrem um caminho para o raciocínio de muitas coisas e sem sombra de dúvidas devem fazer parte da sua rotina.

Ao escolher esses comentários, observe a fonte e pesquise os assuntos de modo minucioso. Assim,você não corre o risco de estudar algo mal interpretado e que compromete o seu entendimento.

Há no mercado diversas obras de comentários bíblicos de escritores renomados à sua disposição.

Então escolha esses livros e estude com afinco que eles são excelentes ferramentas para guiar o seu estudo da melhor forma.

3. Pesquisas em Dicionários Bíblicos

O uso de dicionário bíblico é indispensável se você estuda Teologia. Não há como compreender de forma correta muitas coisas se não fizer uso dele.

Através do dicionário você será capaz de entender muitas questões justamente por conta do significado das palavras e tudo mais.

Ele deve estar sempre ao seu lado no momento de estudo; de prontidão para auxiliar o seu entendimento.

Ao estudar Teologia sem o uso de um dicionário você pode obter uma compreensão errônea a respeito de uma escritura ou passagem. Dessa forma, acaba absorvendo pontos mal interpretados e muitos até reproduzem essas afirmações equivocadas.

Estude de forma correta; analise cada palavra, contexto e faça correlações necessárias.

4. Devocionais Bíblicos (Melhora a Percepção da Prática Cristã)

O devocional é uma prática que deve fazer parte da vida de todo cristão e que estuda a Bíblia. É através dele que você vai manter uma conexão diária com os ensinamentos bíblicos e tudo o que está atrelado a ele.

Para a manutenção diária do devocional você pode escolher o seu melhor horário do dia e tirar um tempo para a leitura e meditação na Bíblia.

Crie uma sequência e um planejamento para isso. Dessa forma, todos os dias você vai fazer o seu devocional de modo organizado e produtivo. Use Bíblias de estudo e cadernos de anotação.

O devocional diário vai aumentar o seu conhecimento da Palavra e melhorar a sua percepção da prática cristã.

5. Conhecimentos (Básicos) das Línguas Bíblicas Originais

Uma determinada língua carrega dentro de si uma linguagem própria, seus significados e sentidos.

Quando estudamos a Bíblia, devemos levar em conta a sua escrita original e as referências de outras línguas ali presentes. É dizer que se você tiver conhecimento sobre essas línguas a sua interpretação das passagens vai melhorar bastante.

Sendo assim é fundamental estudar isso afundo para por fim garantir um entendimento completo das escrituras e dessa maneira evitar conceitos errôneos.

Pesquise sobre cada língua que envolve a Bíblia e estude pelo menos o básico delas e com isso você vai aumentar a sua compreensão geral de muitas coisas da Bíblia, os costumes, como as pessoas da época se expressavam.

É através desse estudo que você vai aprofundar a semântica por trás do que está escrito. Então, isso é parte essencial.

6. Conhecer as Doutrinas Cristãs Fundamentais

É sabido que há diversas doutrinas cristãs e cada uma delas possui um fundamento e uma característica.

É muito importante que você conheça bem sobre cada uma delas; seus pensamentos e visões de vida cristã para que você possa desenvolver um entendimento mais amplo.

Em geral todas elas possuem uma mesma base, mas divergem em alguns aspectos que fazem toda a diferença.

Pensando nisso é fundamental que você estude e aprenda sobre os pontos de cada doutrina para saber como elas pensam sobre Deus e o nosso relacionamento com Ele. Então, se você pretende estudar Teologia precisa ter esse conhecimento bem estruturado.

7. Pesquisar Sobre a Geografia dos Lugares Bíblicos

Estudar a Bíblia é também aprender sobre várias coisas relacionadas a história da humanidade.

Dentro dela podemos encontrar uma série de referências e localizações reais que encontramos nos dias atuais. Isso é sensacional e deve ser explorado.

É preciso estudar afundo a geografia dos lugares bíblicos, porque através disso podemos conhecer ainda mais tudo o que a Bíblia nos revela. É dizer que se você explora um lugar onde nas escrituras aconteceu um marco importante poderá compreender com muito mais facilidade os fatos.

É imprescindível este tipo de análise para quem estuda Teologia. Deve fazer parte importante de todo o estudo.

8. Conhecer a história do texto estudado

Quando fazemos uma leitura bíblica podemos notar muita história nas entrelinhas que não podem passar despercebidas, porque são elas que auxiliam a compreensão do todo.

Dessa maneira, ao ler a Bíblia deve-se considerar o contexto histórico ao qual uma passagem faz referência para não cairmos em interpretações equivocadas e rasas. A história nos mostra muita coisa e devemos aproveitar isso ao máximo.

Muitas vezes é um pequeno detalhe, como por exemplo um costume simples do dia a dia das pessoas da época que vai mostrar com mais clareza o que aconteceu em determinado contexto e tudo mais.

Sem sombras de dúvida o uso da história é uma ferramenta sensacional que não pode faltar no estudo teológico.

9. Entender o Contexto Bíblico da Passagem Estudada

Como já foi mencionado aqui cada parte da Bíblia possui um contexto envolvido e isso deve ser levado em conta na hora dos estudos. Além disso, é somente através dele que podemos fazer as devidas inferências.

Você precisa fazer uma pesquisa profunda sobre as outras passagens dentro ainda da própria Bíblia que se relacionam entre si. Assim, você vai fazer uma abertura para o entendimento do todo.

Dessa forma, não há como compreender o todo das escrituras com leituras soltas simplesmente. Você não consegue entender toda ideia presente com pequenas partes sem fazer as correlações necessárias.

10. Bloco de Anotações Sempre Disponível

Ao estudar qualquer assunto é de suma importância fazer uso das anotações, não verdade? No estudo teológico não seria diferente.

Portanto use o que desejar para fazer as anotações quando for preciso. Marque as principais ideias e conceitos para depois fazer as relações de modo mais correto.

Se possível separe de forma bem organizada cada tipo de anotação para que você não fique com diversas ideias soltas e que depois não vão ajudar em nada.

Crie também se preferir gráficos e mapas mentais. Dessa forma, vai facilitar bastante a sua absorção dos conteúdos estudados.

Estudar Teologia envolve muitos aspectos e contexto, então se você não tiver um estudo organizado poderá se perder nos conceitos e por fim prejudicar o seu conhecimento.

Vimos aqui 10 ferramentas para você melhorar seus estudos teológicos hoje agora é só colocar em prática cada ponto e aproveitar ao máximo.

Saiba que manter uma disciplina não é fácil, mas vale muito à pena, porque é somente dessa maneira que você será capaz de expandir o seu conhecimento.

Então não perca tempo e estude Teologia da forma certa. Faça um planejamento bem organizado e estruturado. Faça uso de cada uma das ferramentas à sua disposição que o resultado vai ser satisfatório.

Não se prenda somente na leitura bíblica, mas faça uso de outras fontes, claro confiáveis, para fazer as correlações e assim garantir um entendimento profundo.

Estudar o contexto que está atrelado ao estudo teológico é fundamental, porque sem isso você fica em um círculo sem fim e não compreende de fato muitas coisas.

Quem estuda Teologia, na verdade estuda muita coisa além da Teologia em si, ou seja, fatos históricos, costumes, culturas, povos, línguas, geografias dentre outros. Realmente é um estudo que aborda vários aspectos e dá abertura para diversas direções.

Tenha foco ao estudar para não se perder nas ideias e estude de forma ampla. Assim você terá um estudo completo em Teologia.

Outro ponto importante também e interessante sobre a Teologia é que ela está sempre caminhando, porque muitas descobertas, por exemplo, na arqueologia podem auxiliar ainda mais o entendimento de um determinado ponto.

Isso sem contar com a evolução de muitos outros estudos que tem relação com a Teologia. Sendo assim, você que estuda Teologia deve manter o seu conhecimento não somente amplo, mas atualizado. Nunca pare de estudar e pesquisar.

Faça leituras em diversas outras fontes para aumentar ainda mais o seu conhecimento em diversas coisas. Quanto mais coisas você souber maior será a sua capacidade em fazer relação entre as ideias que você sabe.

Estabeleça, portanto uma organização disciplinada de estudo em diversas áreas que estiverem ao seu alcance. Estude sempre um pouco de cada coisa e assim você vai ampliando o seu estudo teológico naturalmente.

Através da Teologia você vai estudar sobre Deus e o nosso relacionamento com Ele. Por isso há uma diversidade de estudos que você pode e deve fazer para de fato estudar Teologia, já que está é muito ampla.

Para que você desenvolve suas habilidades intelectuais nesta área de estudo o uso dessas ferramentas aqui apresentadas são de extrema importância. Através delas você vai crescer com um olhar mais aberto e crítico. Será capaz de entender toda a dimensão do estudo teológico.

Você deseja acessar o mais completo Curso Online de Teologia e tornar-se um Obreiro Aprovado?

Você conhecer com muito mais profundidade as doutrinas cristãs e tornar-se um obreiro aprovado com um ministério frutífero e com conhecimento mais aprofundado da Palavra de Deus?

Se você deseja desenvolver ainda mais o seu conhecimento, a sua vocação e estar melhor preparado para atuar na igreja, então escolha e inscreva-se nos mais completos cursos de Teologia à distância que estão disponível hoje para você e em pouco tempo você também receberá seu certificado de Teologia, direto na sua residência.

Básico em Teologia

Avançado em Teologia

Mestrado em Teologia

Doutorado em Teologia

Pacotão de Teologia (com todos os cursos inclusos)

Seja bem-vindo e bons estudos!

Aproveite e compartilhe este conteúdo!

Links Recomendados!

Deixe Seu Comentário!

Participe com sua opinião ou questionamento e vamos crescer juntos.

Você deseja entender a Bíblia mais rápido?

Clique no botão abaixo.
Em 2 minutos você vai receber um Guia de Estudos Bíblicos!

Porque Estudar no Instituto Logos?

Somos uma escola completa de Cursos Bíblicos e Teológicos 100% Online para formação de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Nossa missão é ajudar você aprofundar seu conhecimento para aplicar na pregação, no ensino, no ministério pastoral, no evangelismo, na liderança…!

Temos irmãos e irmãs de todas as igrejas evangélicas estudando a Bíblia conosco!

Porque Somos Reconhecidos?

O Instituto de Teologia Logos tem alcançado Reconhecimento Eclesiástico e Ministerial de todas as igrejas evangélicas no Brasil e em outros países.

Estamos entre os institutos mais lembrados por pastores, líderes e cristãos que desejam aprender da Bíblia e da Teologia.

Nosso compromisso é levar até você o conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e da Teologia.

Quer receber esses Livros Grátis?

Guia da Teologia

Você deseja entender a Bíblia com muito mais profundidade?

Nós temos cursos com conteúdo de alto nível para você alcançar a profundidade da Palavra de Deus!

CURSOS ACEITOS EM TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS!

Pacotão de Teologia

COMBO Pacotão de Teologia Avançada!

A Mais Completa Formação em Teologia com 6 Cursos + Certificados + Históricos + Credencial + BÔNUS exclusivos.

PESQUISA UNGIDA!

Qual é a sua Formação Teológica?

Escolha uma opção abaixo!

Doutor em Teologia - popup
Parabéns!
Você DESBLOQUEOU um Desconto Especial para começar ainda hoje seu curso de Doutor Teologia.